Comportamento

O que realmente é moda plus size?

By  | 

Moda plus size

Qual numeração é considerada moda plus size?

A moda plus size vem crescendo gradualmente nos últimos anos. Com mais modelos com esse tipo de numeração e mais anúncios em revistas, o segmento ganha cada vez mais destaque, mas será que ele realmente engloba um tamanho que foge do padrão?

Inicialmente o objetivo de fazer roupas plus size era de suprir a necessidade por peças que fossem além da numeração 44. Isso, pois a produção em grande escala para tamanhos fora do padrão praticamente não existia. Ao longo dos anos essa demanda foi sendo suprida pela indústria que arranjou soluções para as novas numerações.

O que realmente é moda plus size? - 1

Qual a função da mídia diante essa estética?

Até este ponto parece ter ocorrido uma evolução um tanto rápida da moda plus size. Entretanto, a mídia (revistas de moda) raramente expõe as modelos e as roupas desse nicho. Acredito que isso acontece, pois as mídias no geral ainda estão apegadas ao padrão magro para fazer anúncios e promover a revista.

Apesar de já terem produzido editoriais e exposto um pouco da moda plus size, acredita-se que tenham sido abordagens rasas. Usar apenas as menores numerações do padrão considerado plus size só colabora para manter a chamada “ditadura da magreza”. É necessário alternar os tamanhos e mostrar a realidade de cada corpo.

Se desprender de qualquer tipo de padrão e colocar essas modelos em destaque nas revistas de moda a cada edição é primordial para consolidar o plus size. A diversidade existe, soluções formais de peças também, o que falta é a mídia abrir seu espaço para que haja modelos que realmente representam este nicho.

O que realmente é moda plus size? - 2

Moda plus size X padrões de gênero

Claramente este é um processo lento, pois quebrar padrões de beleza nunca foi tarefa fácil. Entretanto, é um segmento que ganha grande visibilidade em meio as discussões que envolvem gênero.

Todos sabem que a maioria dos padrões estéticos são exigidos e impostos apenas para as mulheres. São elas (nós) que precisam ser magras, usar maquiagem, estarem o tempo todo arrumadas e fazer de tudo para agradar visualmente todos que estão a sua volta. A ascensão da moda plus size, neste contexto, é vantajosa por conta da quebra da necessidade de ser magra.

As outras questões são discutidas em diferentes esferas, claro. No entanto, perceber que existe um segmento que está colaborando para a desmistificação de falsas necessidades estéticas é um grande passo rumo ao respeito a diversidade.

O que realmente é moda plus size? - 3

No geral a moda plus size é a prova de que cada corpo é único e que todos tem sua beleza. Dessa forma, cabe a mídia quebrar suas certezas e expor todas as variações existentes para englobar todos em uma única esfera e mostrar que a moda é inclusiva.

Gostou? Deixe seu comentário!