Faculdade

Curso de Moda no Exterior

By  | 

Apesar da variedade de cursos de Moda que o Brasil oferece, muitas pessoas desejam fazer algum no exterior, muitas vezes pelo fato da instituição de ensino ser bastante conhecida e renomada. Os preços, é claro, acabam sendo mais altos, contudo a longo prazo pode valer muito a pena. Fazer curso de moda na Europa, por exemplo, é um excelente diferencial na hora de conseguir um trabalho na área. 

Apenas o fato de estudar moda a nível de bacharelado ou tecnólogo já faz diferença. Fazer isso em instituições do exterior e renomadas, então, significa sair na frente de muitas pessoas. Nunca se esqueça de que a área da Moda é muito abrangente. Ou seja, um profissional formado não é responsável somente por desenhar e produzir roupas e acessórios. 

Na verdade, essa é apenas uma das opções de quem possui formação em Moda. Estudar Moda significa, acima de tudo, aprender desde a criação até a venda. Além disso, existe a possibilidade de se especializar em algum setor em específico também como, por exemplo, vitrinismo. 

Independente se houver ou não uma especialização, um profissional de Moda trabalha em torno de cinco elementos básicos: harmonia, caimento, silhueta, texturas e cores. O restante vai variar muito dependendo da grade curricular de cada curso. 

curso de moda, moda no exterior

Com base em tudo isso, quais são os principais cursos de Moda na Europa e no exterior? Descubra ao longo do artigo. 

Profissões ligadas à Moda

Já foi falado a respeito da abrangência do mercado de trabalho relacionado à área de Moda. Contudo, para que seja possível entender isso de fato, confira abaixo alguns dos inúmeros caminhos profissionais da Moda:

  • Modelista: responsável por criar a ideia e a forma de como desenvolver a peça;
  • Estilista: além de criar as peças, também pensa em todo o conceito por trás delas, para que assim seja possível formar uma coleção coerente;
  • Costureira: o profissional que executa, ou seja, que coloca em prática os projetos desenvolvidos pela modelista e pela estilista;
  • Consultora de imagem: responsável por orientar, cuidar e ajudar a melhorar o visual – no que se refere às roupas – dos seus clientes;
  • Personal stylist: um pouco parecida com a consultora de imagem, a personal stylist ajuda os clientes a comprarem novas peças de roupas e, por consequência, a se vestirem melhor;
  • Vitrinista: profissional que cuida da aparência e do conceito das vitrines das lojas, sempre valorizando as melhores peças de uma determinada coleção;
  • Modelo: pode ser de ensaios publicitários, de ensaios fotográficos, de passarelas, entre outras opções;
  • Compradora de varejo: essa é uma profissão que requer que a pessoa faça muitas pesquisas e tenha contatos, já que é necessário escolher os fornecedores e quais produtos serão vendidos na loja;
  • Desenvolvedora de produtos: profissional responsável por desenvolver o produto, além de colocá-lo no mercado.

Conseguiu perceber como o setor de Moda é muito complexo e abrangente? Mesmo que você não goste muito de desenhar, mas ainda assim gosta de outras áreas da Moda, fique sabendo que é sim possível investir em um curso e entrar o quanto antes nesse mercado de trabalho que é tão promissor. 

Capitais mundiais da Moda

Quer saber mais um motivo para fazer um curso de Moda na Europa ou no exterior? É simples: as capitais mundiais da Moda são Nova York, Londres, Milão e Paris, ou seja, nenhuma cidade brasileira. Sendo assim, quer algo melhor para a sua carreira do que fazer um curso em alguma dessas capitais? Com certeza não tem. 

Para se ter uma ideia, essas capitais da Moda possuem uma influência internacional muito grande quando o assunto é lançar tendências e estilos. Além disso, é nesses locais também que se concentram a maioria dos negócios e empresas do setor. Então, quem sabe você não faz um curso e não consegue uma oportunidade por lá mesmo? 

Outras cidades que também são referências em Moda são: Los Angeles, Tóquio, Barcelona, Berlim, Roma, Seoul e São Paulo. 

Curso de Moda na Europa e no exterior

Ao fazer uma pesquisa sobre quais são os cursos de Moda na Europa e no exterior, você vai encontrar várias opções. É claro que algumas são melhores, enquanto outras não são tão recomendadas. Por isso é fundamental saber escolher corretamente.

curso de moda no exterior

No geral, é possível se deparar com cerca de 400 instituições de ensino estrangeiras que oferecem graduações de moda, 90 que oferecem pós graduação na área e em torno de 70 que oferecem cursos vocacionais de Moda. 

A melhor faculdade com toda a certeza é a Universidade das Artes de Londres (University of the Arts London), ou UAL, de acordo com a lista mais recente do Business of Fashion (BoF). 

O Reino Unido, no geral, oferece ótimas opções de formações acadêmicas na área como, por exemplo, a Middlesex University, com cursos de Comunicação da Moda e Estilo, Design da Moda e Bacharelado de Arte em Moda.

Outras universidades no exterior que oferecem graduações de Moda:

University of Hertfordshire, Reino Unido;

faculdade de moda no exterior, University of Hertfordshire, Reino Unido

University of Westminster, Reino Unido;

Faculdade de moda, curso de moda, University of Westminster, Reino Unido

University of Lincoln, Reino Unido;

Curso de moda no exterior, faculdade de moda no exterior, University of Lincoln, Reino Unido

Ohio University, Estados Unidos;

Faculdade de moda no exterior, curso de moda no exterior, curso de moda, Ohio University, Estados Unidos

Columbia College Chicago, Estados Unidos;

Curso de moda no exterior, faculdade de moda no exterior, faculdade no exterior, Columbia College Chicago, Estados Unidos

Otago Polytechnic, Nova Zelândia;

Curso de moda, curso de moda no exterior, Otago Polytechnic, Nova Zelândia

Centennial College, Canadá;

curso de moda no exterior Centennial College Canadá

The Hong Kong Polytechnic University, Hong Kong;

Curso de moda

Saxion University of Applied Sciences, Holanda;

Curso de moda, faculdade de moda no exterior

University of Technology Sydney, Austrália;

curso de moda no exterior university sydney

Humber College, Canadá.

Curso de moda, curso de moda no exterior, faculdade de moda, faculdade de moda no exterior

Uma das vantagens de estudar Moda no exterior, que ainda não foi mencionada, é a possibilidade de ter um contato direto com profissionais internacionais e com as principais tendências e estilos, ainda mais se você escolher um curso que seja necessário fazer um estágio. 

Se for para países como Itália ou Inglaterra para estudar, as chances de conseguir assistir a desfiles de famosos estilistas realmente são grandes. Além disso, estará sempre por perto de lojas renomadas, como: Armani, Dior, Gucci, Louis Vuitton, Valentino, Chanel, Dolce and Gabbana, Prada, entre outras. 

Vale ressaltar que os cursos de Moda na Europa e no exterior possuem diferentes grades curriculares. Dessa forma, o que você deve fazer é escolher as suas principais instituições e analisar cada uma delas para ver qual curso mais atende os seus objetivos. O que está esperando então? Comece a pesquisa agora mesmo!

Confira também os nossos blogs sobre Moda e Tendências!!