Comportamento

Alimentos bons para o Cabelo e a Pele

By  | 

Descubra quais são os alimentos bons para o cabelo e que facilitam a manter uma estética maravilhosa!

Os alimentos bons para o cabelo são aqueles repletos de vitaminas A, principalmente. 

Confira quais destes alimentos são mais eficazes para a saúde capilar que está procurando. 

Veja também como manter uma dieta que preze pela saúde capilar!

Alimentos Bons Para o Cabelo e Pele

Há alguns alimentos específicos que auxiliam na manutenção da beleza dos cabelos e, ao mesmo tempo, da pele. Confira algumas opções que podem fazer parte do seu cardápio semanal.

Quinua

alimentos bons para o cabelo quinua

Tanto para os cabelos quanto para olheiras, a quinua é uma alternativa de extrema eficácia. 

Trata-se de um cereal com nutrição alta, rica em elementos proteicos e compostos por vegetais. É um alimento rico em substâncias fitoestrógenas, que promovem o estímulo da função renal e auxiliam para que os níveis hormonais estejam em equilíbrio.

O ideal é reforçar a ingestão da soja, do feijão, do trigo integral, dos brotos que, ao mesmo tempo, também apresentam as substâncias mencionadas anteriormente.

Ovo

alimentos bons para o cabelo ovo

Assim como a pele que precisa de cuidados, os fios de cabelos necessitam de atenção e de muita proteína. O ovo, por exemplo, é uma alternativa que possibilita uma saúde aprimorada aos fios. Caso esteja sofrendo grandes quedas de cabelos, as razões podem ser provindas de hormônios ou ausência de vitaminas essenciais.

Para tanto, não deixe de utilizar os ovos, carnes magras e afins para torná-los mais firmes, fortes e brilhosos. O ideal é recorrer aos sais minerais e aos elementos proteicos, sempre.

Alimentos Bons Para o Cabelo Crescer

A alimentação que faz com que o cabelo cresça de forma mais rápida é aquele repleta de alimentos com proteínas, gelatina e ovos. Em razão da proteína que auxilia na composição de cabelos, proporcionando fios que crescem bem mais rápido e ficam mais embelezados.

Ainda, outras nutrições como o elemento vitamínico A, C, zinco e ferro, podem ser dispostos nos sucos de cenoura e laranja. Eles são essenciais para que o cabelo cresça com saúde, de forma mais rápida e mais brilhosa.

Frutas que sejam fontes de vitamina C

alimentos bons para o cabelo frutas

Como dito anteriormente, a vitamina C promove o auxílio para que o ferro seja absorvido, e é uma ótima fonte antioxidante. Tem fácil absorção pelo corpo. Estas fontes da vitamina C correspondem aos seguintes:

brócolis; groselha; goiaba; mirtilo; mamão; kiwi; morango; batata-doce; mamão.

O elemento vitamínico auxilia a produzir o colágeno que promove o fortalecimento dos vasos dos cabelos. Estes são responsáveis pelo abastecimento capilar com nutrientes e oxigênio, elementos essenciais para que os cabelos cresçam.

Soja e grãos

alimentos bons para o cabelo soja

O ferro é uma substância essencial que garante aos fios a estabilidade e crescimento. A nutrição, em questão, está disponível em grãos como a soja e também lentilhas. A recomendação destes grãos é para o transporte do oxigênio para o folículo capilar que originam fios novos.

É imprescindível ressaltar que, para a existência de uma absorção coerente do ferro pelo corpo, há a necessidade de um equilíbrio juntamente com o elemento vitamínico C.

Pimentão amarelo

alimentos bons para o cabelo pimentão amarelo

O pimentão amarelo apresenta 5x mais vitamina C do que as laranjas, em si. A vitamina, em questão, é um excelente antioxidante que atua na colaboração do crescimento dos fios fortes, bem como um reforço folicular piloso, além de promover o impedimento da quebra dos cabelos.

Ostras

alimentos bons para o cabelo ostras

As ostras são fontes do zinco. Quando o corpo está deficiente deste mineral, é muito provável que haja a queda de cabelos, inclusive de cílios.

Os elementos celulares que fazem a composição dos fios dependem deste mineral para crescer, e, a fim de glândulas de seco que funcionem bem na área do couro cabeludo. O mineral pode, também, estar disponibilizado, além das ostras, pela carne do boi, lagostas e caranguejos.

Alimentos Bons Para Hidratar os Cabelos

Há, também, alguns alimentos específicos que são essenciais para a hidratação dos fios. O essencial é aderir ao seu cardápio diário algum destes elementos, mas sobretudo, fazer a aplicação diretamente nos fios.

Mel

alimentos bons para o cabelo mel

O mel é fonte de vitamina C e B, além dos seguintes minerais essenciais:

zinco; potássio; ferro; magnésio; cálcio.

Trata-se de um excelente aliado aos fios com ressecamento, em razão da hidratação e conferência de brilho aos fios. Em razão da consistência pastosa, é possível que haja dificuldade em fazer a aplicação só dele. Por isso, o ideal é misturá-lo num creme de cabelo que já disponibilize, ou, ainda, num abacate.

Azeite de oliva

alimentos bons para o cabelo azeite de oliva

Além de apresentar recomendação como algo a ser consumido diariamente, é excelente para os fios capilares. De mesma forma que o alimento anterior, as substâncias hidratantes presentes no azeite geram brilho aos fios.

No momento de aplicação, é importante que você não tema que os cabelos fiquem oleosos. 

Contudo, é preciso evitar a aplicação direta na raiz. Nos comprimentos dos fios, aplique em abundância. Quando for lavar, o shampoo terá uma atuação perfeita e fará a limpeza completa. Não se preocupe.

Babosa

alimentos bons para o cabelo babosa

Conhecido também como aloe vera, trata-se de um ingrediente natural com grande quantitativo de substâncias dispostas à contribuição da beleza. Ela hidrata, cicatriza e revitaliza os fios, além de apresentar diversos elementos vitamínicos essenciais para um cabelo saudável.

Para uso em formato de máscara, utilizar a polpa de ramos da erva e colocá-la de forma direta sobre os frios, contando com a raiz dos cabelos. A babosa auxiliará também em relação à elasticidade dos fios.

Óleo de coco

alimentos bons para o cabelo óleo de coco

Fontes de vitaminas E e K, apresentam teor alto de água e de óleo. Tudo o que é proveniente do coco é considerado potencializador da hidratação capilar. Isto em razão de que há a penetração nos fios, tornando-os mais macios e brilhosos, bem como evitando o frizz.

Caso quiser selecionar o óleo, ao invés do leite de coco, é possível fazer a aplicação de forma direta nos fios e deixar que atue por minutos. Caso a aposta seja sobre o leite de coco, é válida a mistura com outro elemento para torná-lo mais pastoso para ser aplicado facilmente.

Gostou das dicas? Compartilhe conosco a sua opinião sobre os alimentos mais destacáveis para a saúde capilar!