Moda

Como escolher a minha primeira tatuagem?

By  | 

Você decidiu fazer a sua primeira tatuagem. A ansiedade te impele a rapidamente buscar por um estúdio e desenhar a sua ideia. Isso é algo arriscado. É preciso pensar muito antes de se fazer a decisão do desenho que você fará. Isso porque a tatuagem é uma marca definitiva no seu corpo e você vai chamar muita atenção por onde passa, principalmente em festivais de música, onde os jovens são todos tatuados. Embora existam métodos para se remover a tatuagem, eles costumam ser caros, dolorosos e, muitas das vezes, pouco efetivos – principalmente em algumas regiões do corpo. Portanto, fiz este guia para sugerir a você alguns pontos que você deve considerar antes de tomar essa decisão. Vamos lá?!

escolher minha primeira tatuagem

Não Faça Nada no Impulso

A nossa primeira reflexão é algo já pincelado na introdução. Nunca faça uma tatuagem por impulso. Isso ocorre, geralmente, quando estamos bêbados. O problema é que o nosso estado de consciência nunca é 100% quando estamos afetados por bebidas alcoólicas. Além disso, fazer uma tatuagem com álcool no sangue pode não ser uma boa ideia. Isso porque ele afina o seu sangue, o que não só dificulta o trabalho do tatuador como pode afetar completamente o resultado. Conheço muitas pessoas que se arrependeram de uma tatuagem por estarem sob o efeito do álcool. 

Outro caso é quando se faz uma tatuagem na empolgação da ideia, sem dar o tempo de maturação o suficiente para meditar sobre a ideia. Muitas de nossas ideias, desejos, visões de mundo e sentimentos mudam com o tempo. Podemos nos arrepender completamente de uma ideia alguns dias depois ou alguns anos depois. Por conta disso, evite fazer tatuagens muito datadas com o seu estado atual de cosmovisão. Isso vale muito para tatuagens feitas por casais, para homenagear aquele que você ama. E também vale para coisas que estão na moda atualmente, mas que não estarão na moda para sempre. Se for fazer uma tattoo dessas, lembre-se que a chance de um arrependimento bater pode ser grande. Cogite bastante sobre a ideia antes de pisar em um estúdio de tatuagens.

Mature a Ideia por Algum Tempo

Após decidir qual desenho você fará, guarde a ideia por um tempo antes de pisar em um estúdio de tatuagem. Faça perguntas para si mesmo como por exemplo: eu gostaria de ter isso tatuado daqui 10 anos? Muitas das vezes, uma ideia que nos parece cristalina pode parecer uma idiotice a longo prazo. E a melhor forma de identificar essas ideias é a maturação de ideias. E não existe nada melhor para fazer isso do que dar tempo ao tempo. Sei que isso é complicado, dado a ansiedade de querer fazer a tattoo logo, mas você vai agradecer a si mesmo por ter feito isso caso abandone a ideia depois de alguns dias pensando nela.

Um tipo de tatuagem que não se encaixa muito nisso são aquelas que representam algum aspecto da sua história, como uma transformação, uma vitória ou arrependimento. Que são coisas que você pode querer registrar para o resto da vida dado que fizeram parte da sua história. Mas ainda nesses casos recomendo alguns dias para a maturação da ideia.

Escolha Bem o Local

minha primeira tatuagem

Ainda que a tatuagem não seja mais um tabu, e que exista em todas as classes sociais, para todas as pessoas de todas as personalidades, ainda assim o local é algo relevante a se considerar na hora da escolha. Algumas profissões ainda exigem que a tatuagem seja escondida – esperamos, claro, que isso continue mudando, como já vem. Muitas pessoas ainda julgam as outras quando estas têm algum tipo de tatuagem.

Nesses casos, os melhores locais são aqueles que você consegue cobrir facilmente com roupas.

Confira Muitos Desenhos

fazendo minha primeira tatuagem

Supomos que você decidiu tatuar um lobo. Existem diversos designs de lobos. São centenas de cores que você pode utilizar. São milhares de estilos diferentes, entre eles aquarela, glifo, all black, old school entre outros. São diversas as poses do animal, os cenários possíveis, os elementos que vão acompanhar o desenho, etc. Por essa vasta gama de possibilidades, vale a pena gastar um tempo conferindo desenhos de tatuagens de lobos.

Existem diversos locais onde você pode fazer isso. Podemos citar alguns:

  • Revistas especializadas em tatuagens (encontradas facilmente em bancas de jornal);
  • Portfólio de artistas (o que ajuda até a você escolher um tatuador que já trabalhe com o estilo desejado);
  • Sites com desenhos de tatuagens (o que eu mais gosto é o Tattoolandia);
  • Redes sociais onde as pessoas postam fotos de tatuagens delas e de outras pessoas (alguns exemplos é o Instagram, o Pinterest e também o Tumblr – para citar três das mais interessantes que você vai encontrar).

Busque um Tatuador que Personalize o seu Projeto

Muitos tatuadores apenas replicam desenhos. Alguns criam os seus próprios desenhos. O que você deve buscar é por aqueles com a capacidade de personalizar o seu desenho, de de modo a deixá-lo exatamente da forma com que você deseja.

Você pode desejar mudar um traço, acrescentar palavras ou frases, mudar uma cor, adicionar elementos, enfim, as possibilidades de mixagem são muitas e somente um bom tatuador vai conseguir deixar o desenho do jeito que você deseja.

Veja o Desenho na Sua Pele

fazendo a minha primeira tatuagem

Você pode colocar o desenho na região do seu corpo através de um editor de imagem, como o photoshop. Como pode pedir para o tatuar colar o desenho na sua pele, de modo que você consiga olhar ao espelho e ver em todas perspectivas como ficaria a sua futura tatuagem. Eis uma forma interessante de projetar o futuro e tomar decisões mais inteligentes.

Eis as dicas. Gostou? Comente abaixo qual é o seu maior receio na hora de fazer sua primeira tatuagem.