Moda

Música e Estilo: 36 looks para curtir os festivais de música

By  | 

Os eventos musicais são realizados ao longo do ano e ao redor de todo o globo. Populares entre diversas faixas etárias, os festivais ocorrem por um curto período de duração, normalmente entre dois ou três dias. Famosos por reunirem uma enorme variedade de gêneros musicais, estes encontros são ótimos ambientes para o público utilizar da moda como forma de expressão e libertação, fazendo com que os looks de festivais de música sejam muito criativos!

O festival WoodStock (1969), grande marco histórico da música popular, foi pioneiro em unir moda e música como um estado de espírito. Com o conceito “be yourself”, as roupas passaram a ser uma das formas de comunicar a personalidade e identidade dos frequentadores.

festivais de música

Realizado no auge do movimento hippie, o festival Woodstock continua reverberando como principal referência no quesito atitude e moda para os diversos eventos de música que surgiram após o seu acontecimento – como os festivais Lollapalooza (1991) e Coachella (1999).

festivais de músicas

Apesar de referenciarem o histórico WoodStock, os demais festivais de música passaram a criar sua própria identidade. Tanto o Lollapalooza quanto o Coachella se destacam por cativar o público a trabalhar o outfit como uma forma de personificar o verdadeiro eu, transformando o evento em um verdadeiro desfile de moda e estilo!

Outros festivais de enorme prestígio, como o Rock In Rio (1985) e o Tomorrowland (2005) também carregam essa característica. E seguem atuando como um espaço de encontro para as mais diversas tribos ao promoverem artistas e projetos musicais que fogem do convencional, de forma que uma variedade de estilos e gêneros musicais sejam divulgados.

festivais de músicas

Para compartilhar a busca por momentos inesquecíveis através da música e da moda, nós do Moda Departamento separamos algumas peças-chave que vão te ajudar a compor looks variados e ainda curtir qualquer festival de música com muito conforto e estilo!  

Fique de olho nestas composições para criar o outfit perfeito para o festival !!!

Kimonos

Popularizado nos festivais de música, como Coachella e LollaPalooza, o Kimono se destaca como uma terceira peça que enriquece o look com suas cores, estampas e, em alguns modelos, franjas.

Com comprimentos variados e modelagens de mangas amplas ou afuniladas, os Kimonos são ótimos para a meia-estação e, consequentemente, para estes eventos que ocorrem durante o dia todo.

Fique de olho no clima! Com tecidos leves é possível se manter protegida do vento e ainda se manter fresca frente ao calor. Caso o dia esteja mais frio, opte por tecidos mais grossos que irão te manter aquecida e prevenida para qualquer outra mudança do clima.

festivais de música
festivais de música

Um dos benefícios de escolher o Kimono como complemento do look é de não precisar se preocupar muito com os acessórios. Um exemplo é apostar em uma produção mais simples, composta por shorts, cropped e bota, tendo o kimono como o diferencial do visual. Outra opção para se arrumar com agilidade, sem perder o estilo e priorizando o conforto, é optar por um vestido junto a esta peça.

festivais de música
festivais de música

Outra característica do kimono é a capacidade dele de transitar entre tantos estilos. Dependendo da cor, textura e estampa, é possível montar um look voltado para o rock ou então para o boho, por exemplo, tudo depende da sua criatividade!

festivais de música
festivais de música

Jeans

Um dos tecidos preferidos e super utilizados nos festivais é o Jeans. Não é atoa que ele reina nestes eventos musicais, já que nos permite movimentar livremente e sem se preocupar com a mudança do clima.

Além de ser super confortável e resistente, há uma variedade ampla de peças confeccionadas em Jeans – seja peça única, top, bottom ou acessórios. Essa multiplicidade de modelos permite com que você brinque com as possibilidades, seja usando um look all jeans ou então optando por apenas uma peça e mesclando com cores e texturas que enriquecem o visual.

festivais de música
festivais de música

Para sair um pouco do convencional, a dica é pensar nos detalhes! Seja com ajuda dos acessórios, como chapéus, óculos ou cintos, ou então abusar das peças em jeans que têm um diferencial, como: estampa, desenho, costura, aplicação de patches, cor, spikes.

festivais de música
festivais de música

O jeans é tão versátil que qualquer outra peça unida a ele manterá o visual descolado. E essa é a parte mais divertida, brincar com estas variedades! Se optar por uma saia ou calça jeans, abuse dos tops e cropped, ou então traga aquela lingerie descolada pra jogo, o resultado será ousado, mas confortável.  

Festivais de música
festivais de música

Vestidos

Outra peça muito presente nos festivais são os vestidos! Nos últimos anos os trends que mais apareceram por estes encontros foram as peças únicas com transparência ou feitos em crochê.

festivais de música
festivais de música

Os vestido com transparência conseguem montar um look sensual e delicado na mesma dosagem e para acompanhá-los é interessante vestir bodys ou hot pants por baixo. Além de serem super fresquinhos, estes vestidos tornam o visual mais elaborado e poderoso para a ocasião.

Esta peça exige um cuidado maior sobre os acessórios para que o look todo fique uniforme. Caso o vestido transparente seja liso, é interessante investir em mais acessórios como cintos, óculos escuros, chapéu ou até mesmo uma bandana, enquanto que os vestidos transparentes com aplicação exigem o oposto.

festivais de música
festivais de música

Os vestidos ou conjuntos de crochê, por sua vez, possuem uma pegada mais hippie e totalmente divertida por conta de suas cores vibrantes. Além de serem peças de fácil movimentação, elas contam com a característica de serem mais quentinhas por conta do material. Então, se for apostar nesta composição invista em comprimentos mais curtos e sem mangas para não ter problemas com o sol caso faça calor.

E se ainda não se sentir totalmente confortável usando apenas o vestido, uma dica valiosa é optar por um short de malha por baixo, assim você terá zero preocupações para curtir o festival.

festivais de música
festivais de música

Calça Cargo ou Reta

Além das calças jeans que sempre marcam os festivais, chegou a hora das calça cargo e reta terem também o seu espaço. Febre dos anos 90, a calça cargo é uma peça do vestuário com uma modelagem mais larguinha no corpo, sendo ajustada apenas no tornozelo.

A calça reta, por sua vez, é um modelo mais tradicional que possui corte reto e, por conta disso, permite alongar a silhueta. O uso dela nos festivais está muito associada a padronagens e cores vivas para deixar o visual mais despojado.

festivais de músicas
festivais de música

A calça cargo é uma peça funcional por conta da sua modelagem que foi desenvolvida para priorizar o conforto na rotina. Ela também conta com a presença de bolsos que podem ser super úteis para guardar a identidade e o dinheiro, o que permite com que você fique livre de carregar uma bolsa pelo evento para todo o lado.

Uma boa combinação seria unir a calça cargo com um cropped e nos pés um coturno ou uma bota. Perceba como o visual ganha uma pegada mais street sem perder o conforto que o evento exige.

festivais de música
festivais de música

Já a calça reta não tem muito segredo, por possuir uma modelagem considerada democrática ela consegue se adequar facilmente a todos os biótipos. E como a ocasião permite mais liberdade no vestir, ao invés de usar a peça com cores sóbrias e estampas lisas, fuja do convencional e aposte em estampas divertidas e cores alegres – o xadrez anda ganhando destaque nos festivais de música!

festivais de música
festivais de música

Saia

Uma ótima alternativa para os eventos de música são as saias! Com comprimentos que variam entre mini, midi e longa; as saias são ótimas peças para o calor por possuírem fendas ou um comprimento que permite a ventilação.

Para arrasar com simplicidade, a dica é usar saia jeans e uní-la a uma peça com mais personalidade, como um cropped com textura – como o crochê -, uma blusa de estampa super divertida ou até mesmo algo com brilho e transparência.

Caso o dia esteja mais ameno, não se preocupe, opte por uma saia de material mais grosso como o veludo, suede ou camurça. E se ainda achar que não é suficiente, a meia fina pode resolver o problema e ainda manter o visual super estiloso!

festivais de música

Um modelo que marcou os festivais de música foram as saias com fendas ou de amarração transpassada. Por serem peças que permitem mostrar as pernas de forma sensual, alguns modelos mais soltinhos ao corpo são perfeitos para trazer um detalhe marcante para o dia.

Quanto mais longa e ampla, mais a saia passa um aspecto casual. E por possuir como detalhe uma abertura, seja por um corte ou pelo modelo de amarração da peça, é criado movimento e um belo caimento para a peça.

festivais de música
festivais de música

Outra opção que está voltando com tudo dos anos 70 para os festivais são as saias de franja! Elas podem facilmente substituir o modelo midi e, por deixarem a pele mais amostra ajudam a alongar a silhueta.

Em um look com este detalhe, seja na saia ou em outra peça, a franja deve ser protagonista, então procure combiná-la com roupas mais simples que não briguem com a composição.

festivais de música
festivais de música

Casaco

Mesmo que o dia esteja ensolarado e o evento a faça gastar muita energia a ponto de sentir calor, é sempre bom levar consigo um casaco. Afinal, ao longo do dia podem ocorrer mudanças no clima, e quando a noite chegar tenha a terceira peça por perto, assim você não terá que encerrar o festival mais cedo.

festivais de música
festivais de música

Para salvar espaço em sua bolsa é possível amarrar o casaco ou a camisa de sua escolha na cintura, o que deixa o look mais descolado. Outra opção seria optar por casacos mais leves que podem ser usados como complemento durante o dia e que não te farão passar calor.

Aproveite para montar conjuntos de arrasar com muita cor e estampas! Além de se destacar na multidão pelo seu estilo, você também vai evitar ser pega de surpresa pelas mudanças do clima.

festivais de música
festivais de música

Outra possibilidade seria optar por modelos em nylon que são ótimos para reter o sereno. Ou então tirar do guarda-roupa aquela sua jaqueta de couro super descolada para manter um look rocker e ainda seguir protegida do vento.

Caso ainda esteja em dúvida, opte pela clássica jaqueta jeans. Além de combinar com tudo, o jeans ajuda a criar um visual mais despojado e jovial, o que super combina com o ambiente do festival.

festivais de música
festivais de música

Acessórios

Como os festivais de música são um ambiente ótimo para as pessoas investirem no look e tornarem o espaço uma passarela de moda, todo o ano há composições incríveis que fazem emergir tendências.

Com os acessórios não seria diferente. Começando com o queridinho dos festivais, que apesar de ser pouco usual no dia-a-dia se tornou quase que um acessório obrigatório. E sim , estou falando dos chapéus!

Por conta do estilo boho o chapéu ganhou popularidade, trazendo estilo e funcionalidade aos looks por protegerem do sol e da chuva. Como o Brasil possui um clima tropical, o mais aconselhável é utilizar chapéus feitos de materiais mais leves, como palha. Enquanto os de feltro são mais apropriados para dias frios.

festival de música
festival de música

Assim como os chapéus, os óculos de sol são um item essencial para qualquer festival. Além de proteger os olhos dos raios de sol, esse acessório consegue tornar o look mais elaborado e descolado. Dependendo do modelo e das cores, também é possível criar um ar mais descontraído para o seu visual.

festival de música
festival de músicas

Outra trend de peso nos festivais de música são as pochetes. Amadas por uns e odiadas por outros, as pochetes estão voltando com força total e uma prova disso são os looks do Lollapalooza 2019.

Este acessório, marca dos anos 80, aparece na cena da moda como uma tendência que veio para ficar. Com uma variedade de modelos, cores e até formatos divertidos, a pochete traz uma praticidade e funcionalidade que outras bolsas não têm. E por conta disso ganhou tamanha notoriedade!

festivais de música
festivais de músicas

É importante lembrar que os festivais de músicas são o lugar perfeito para você experimentar e ousar nas mais diversas possibilidades de looks. Estas são apenas algumas dicas de composições que rolaram em alguns eventos e que podem ser usados como referência.

Então abuse da cor e exponha a sua personalidade da forma que mais lhe agradar. E aproveite para nos contar pelos comentários se alguma dessas peças irá sair do seu guarda-roupa para te acompanhar aos festivais!