Moda

Como usar camisa polo com estilo, sem exagerar no look?

By  | 

A camisa polo é um verdadeiro grampo de estilo masculino. No entanto, apesar de sua onipresença no guarda-roupa masculino, não é uma roupa masculina que normalmente vem por muito carinho ou entusiasmo.

Talvez isso seja por causa das associações negativas com as quais a camisa polo está carregada. Muitas vezes é pensado em termos de um uniforme – ou literalmente, como no traje necessário de um entregador de pizza ou estudante do ensino fundamental, ou metaforicamente, como o traje de irmãos de fraternidade.

O polo é ainda visto como o padrão do preguiçoso – algo que um cara faz quando um evento requer uma camisa com um colarinho, e ele não pode ser incomodado até mesmo em abotoar um Oxford.

No entanto, o polo merece um pouco mais de amor do que normalmente recebe. É uma ótima camisa para os primeiros encontros de verão, churrascos no quintal, e quando você não tem certeza onde os planos para o seu dia ou noite vão levá-lo.

Tecido

Não há muitos detalhes técnicos para saber sobre a camisa polo, mas é útil ter uma compreensão dos tipos de tecidos que ela vem, particularmente seus dois principais tipos.

Polos estão disponíveis em uma variedade de materiais, do natural ao sintético. Este último frequentemente compõem as misturas de desempenho usadas em polos especificamente projetados para desgaste atlético. 

Misturas de seda e seda são uma opção, mas não são recomendadas, pois mostram seu suor facilmente, perdem sua cor à medida que se molham, e apenas parecem um pouco bregas. 

Misturas de poliéster, ou algodão/poliéster, estendem a vida útil da camisa, mas são menos respiráveis, mais fedidos e mais baratos.

Dado que os polos são comumente um grampo de clima quente, 100% algodão — com suas propriedades frias, confortáveis e respiráveis — é o tecido mais típico recomendado para essas camisas.

Encaixar

Quando se trata de usar uma camisa polo com estilo, o mais importante, como é com todas as roupas, é realmente pregar o ajuste. Aqui estão 2 critérios para verificar:

  • Comprimento: A bainha inferior não deve bater mais longe do que a metade dos bolsos de mosca/costas das calças — não mais alto que o quadril e não mais baixo do que alguns centímetros abaixo de sua cintura/cinto; a camisa deve ser longa o suficiente para que você possa colocá-lo dentro da calça e curta o suficiente você pode usá-la desdobrado sem que pareça uma camisola.
  • Mangas: Deve bater no meio do seu bíceps, e correr não mais do que 2/3 para baixo do braço superior.

No geral, a camisa deve se adequar ao seu corpo – bem montado, mas não muito apertado. Pode ser um pouco mais apertado em seu peito e braços, e, em seguida, afunilar até a sua cintura. 

Camisa polo: sim e não 

Sim:

  1. Abotoe pelo menos um dos botões: ter todos os botões desfeitos parece disquete e desleixado. Um geralmente é bom. Ter todos eles abotoados muda consideravelmente o visual da camisa, e é ironicamente um pouco mais de um olhar “anti-establishment”, se é isso que você está indo para.
  2. Sinta-se livre para dobrar ou desprender, dependendo da ocasião: Uma camisa polo pode ir para qualquer lado. Dobrar, é claro, dá-lhe um olhar mais formal, enquanto desatar é mais casual. Se sua camisa é mais longa atrás do que na frente, então ela foi definitivamente projetada para ser dobrada.
  3. Tenha uma coleção central de cores sólidas e básicas como azul, preto e branco: Você não pode errar em ter alguns polos nestes tons clássicos. Polos com listras ou cores contrastantes nas faixas/colarinho de manga nem sempre são uma má escolha, mas são lidos como mais casuais, modernos e jovens.
  4. Expanda-se para cores mais brilhantes e interessantes: Você deveria ter algo um pouco diferente também, como rosas, roxos, vermelhos e verdes. 

Não:

  • Use uma camisa por baixo: Uma camisa polo deve ser usada como base ou camada única perto do corpo e uma camisa inferior adiciona excesso volumoso por baixo dela, e pode espiar para fora do decote/colarinho. Se você usar uma camisa, escolha uma com um decote que não será visível.
  • Polos de camada sobre polos: Um polo de cada vez, por favor!
  • Escolha uma camisa com um bolso, a menos que seja garantia: Um bolso no peito de um polo pode adicionar um pouco de interesse visual, mas raramente se é usado, e tende a simplesmente ceder e ficar defeituoso, diminuindo a nitidez da camisa. Assim, evite bolsos geralmente, a exceção é aqueles que têm retalhos e são fixados com um botão para permanecer fechado.

Com certeza seguindo essas dicas terá muito mais estilo ao utilizar sua camisa polo. Aproveite para descobrir mais sobre esses produtos, há muitas opções no mercado e são itens que com certeza valem a pena!