Moda

Crochê: Aprenda tudo como fazer: [Biquínis, Blusas e até Tapetes]!

By  | 

Em meio a tantos artigos industrializados, com seus processos cada vez mais automatizados e padronizados, vemos o trabalho manual se tornar expressivo no mercado nacional. Há uma diversidade de atividades manuais, como crochê, cerâmica, entalhe em madeira, customização de peças; que dão a oportunidade das pessoas desenvolverem seu poder de criação e empregar um valor exclusivo a estes produtos.

crochê materiais

Por muito tempo, passamos por um período de extrema valorização de processos mecanizados que ofereciam de forma rápida e prática uma série de produtos. Entretanto, por conta da massificação, do esgotamento de recursos naturais, do acúmulo de lixo e da falta de transparência das empresas; o artesanato voltou a ganhar espaço e a se tornar um objeto de desejo para consumo.

Essa mudança é importante, já que aproxima o trabalho manual de diversos setores do mercado. E isso causa uma reconfiguração dos processos e das preocupações dos produtores, uma vez que o artesanato confere uma exclusividade e autenticidade alinhada a um desenvolvimento social – seja movimentando o comércio local, reaproveitando itens descartados ou até mesmo incentivando o autoconhecimento.

crochê top

Para despertar o seu conhecimento sobre formas de consumo e produção manuais, este artigo separa algumas dicas para se aventurar nesse universo do artesanato. E por que não começar com o crochê? Uma técnica artesanal de trançado usada tanto para decoração quanto para roupas , e que aparece com força nas semanas de moda como tendência de verão 2019 com seus biquínis e blusas!

É importante valorizar o trabalho manual, seja consumindo ou produzindo. Fique de olho nesses tópicos para criar seus próprios produtos de crochê para venda quanto para hobby!

crochê na praia

Biquíni de Crochê: Como fazer peças modernas e exclusivas para arrasar no verão de 2020!

Os produtos artesanais estão conquistando cada vez mais os consumidores com seu alinhamento sustentável, fazendo com que a economia passe a girar de maneira saudável. Existe uma variedade de técnicas manuais, mas uma delas está ganhando o coração dos estilistas e das mulheres neste verão.

Na última edição do Dragão Fashion Festival (2018), que trouxe um line up exclusivo para moda praia, nos deparamos com peças trabalhadas em crochê das mais variadas formas. Marcando presença nas primeiras peças da coleção, a Bikini Society desenvolveu biquínis e maiôs em tons cru e terrosos. A marca Rota Jeri seguiu essa mesma linha, acrescentando o verde na sua paleta de cores e outros modelos de peças, como saída de praia e cangas.

look de crochê
crochê desfile
crochê moda desfile
crochê moda

As peças de praia feitas em crochê são referência da década de 90, mas cedo ou tarde elas voltam a aparecer no cenário da moda. Aproveitando o embalo dos desfiles de moda, por que não começar a criar biquínis e maiôs? Seja para venda ou uso próprio, começar por essas peças é uma boa escolha já que elas exigem menos tempo para desenvolvimento.

Os produtos de moda praia são supervalorizados no mercado, então mesmo tendo um custo não tão alto com o material, é possível cobrar um preço mais caro. E acrescentar bordados e pedrarias valoriza ainda mais o produto final! Mas antes de começar a criar seus próprios modelos de biquíni é importante separar alguns materiais, como:

– Agulha específica para crochê e tapeçaria;

– Linhas para crochê: Com cores e espessuras diferentes;

– Agulha e linha de costura comuns;

– Elástico: Com cor e espessura de sua preferência;

– Bojo e forro: Opcional;

– Tesoura.

Depois de separar os materiais você já pode começar a praticar. Para quem já é familiarizado com a técnica do crochê basta deixar a imaginação rolar e experimentar modelos diferentes. Caso contrário, a dica é treinar alguns pontos para fazer as roupas de crochê, como o ponto abacaxi e o ponto escama, que são mais utilizados para o segmento beachwear.

O ponto escama é uma técnica que cria relevos na peça, enquanto o abacaxi cria pontos mais espaçados entre si, o que acaba exigindo um forro para certas peças. Depois de aprender e pegar certa prática, o próximo passo é experimentar desenvolver algum modelo que te chamou atenção, seja um tomara que caia, cintura alta, com manga ciganinha ou com babado – quem sabe até arriscar uma saída de praia!

biquíni de crochê
vestido de crochê

Comece pela parte de baixo do biquíni, inicialmente, construindo carreiras para dar forma ao fundo da calcinha e ir ampliando gradativamente as laterais. A parte superior, por sua vez, pode ser mais desafiadora, tudo irá depender do modelo escolhido e do tamanho da base do busto. Para ter melhor visualização do processo e os passos corretos para construir a sua peça, confira o vídeo abaixo:

crochê

Blusa de Crochê:  Aprenda como criar lindos modelos de blusas de crochê e aumentar a sua renda!

O crochê é uma técnica manual que aparece de forma renovada em diversos segmentos da Moda. O caráter artesanal das peças ajuda a construir um visual descontraído e confortável, muito comum no estilo boho que apresenta composições feitas em tecidos leves e naturais.

O sucesso do crochê é tanto que não é difícil encontrá-lo vestindo os corpos das modelos nas passarelas, seja em shapes, cores ou peças pontuais que trazem uma releitura dessa técnica para a área do vestuário. O Fashion Week São Paulo (2019) foi um evento que recebeu marcas e estilistas com propostas interessantes para o artesanato.

Começando pela estilista Lilly Sarti, que expôs sua coleção focada em uma modelagem de peças amplas e no uso de tecidos leves e naturais para trazer conforto durante os deslocamentos do dia-a-dia. Em looks pontuais foi possível encontrar o uso do crochê, o qual tomou forma, principalmente, de blusas, vestidos e peças de sobreposição.

desfile com crochê
crochê desfile de moda

A marca MiuMiu também apostou no uso do crochê, mas de forma reduzida. A ideia principal da grife foi mostrar o uso da técnica de maneira mais divertida com suas cores alegres e shapes descontraídos, como o de conchas formando o top.  

crochê no desfile
crochê passarela desfile

Aproveitando essa tendência que apenas cresce, desenvolver blusas e tops em crochê se torna uma boa ideia para criar peças exclusivas para uso próprio ou até mesmo para a venda. A variedade de modelos é tão ampla que acaba sendo difícil escolher por qual começar, então optar por algo simples, como uma regata ou um cropped, é um bom começo.

crochê
crochê plus size

Uma dúvida que pode surgir durante o processo de desenvolvimento é sobre quais os modelos de blusa mais adequados para investir seu tempo e materiais – pensando que o produto final será vendido. Uma das formas de direcionar a sua produção é acompanhar as tendências de Moda em paralelo com os produtos que mais vendem do seu estoque, só assim você terá uma maior noção de quais modelos irão agradar suas consumidoras.  

O mais encantador do crochê está nos seus pontos. São tantas possibilidades que é possível criar um mesmo modelo de blusa e ainda sim conseguir um resultado diferente. Começar praticando os pontos que mais te chamam a atenção é uma forma de estudar essa técnica e ao mesmo tempo ampliar seu repertório.

crochê
crochê vermelho

Uma plataforma que pode ajudar, e muito, a aprender a criar suas próprias peças de crochê é a própria internet! Recheada de vídeos super didáticos e totalmente gratuitos, o Youtube traz um conteúdo bem diversificado. E tutorial de crochê não poderia faltar, não é mesmo?

O ponto positivo de acompanhar o processo online é assistir incontáveis vezes até pegar o jeito, tudo no seu tempo. Então separamos dois tutoriais que valem a pena conferir, ainda mais se você estiver disposta a enfrentar esse desafio! Confira:

crochê tapete zoom

Decoração: Como criar tapetes de crochê delicados para uso próprio ou venda

Muito popular no Brasil, o tapete de crochê é um acessório quase que indispensável para a decoração de uma residência. Por ser um artigo de adorno que apresenta uma pluralidade de modelos, cores, tamanhos e formas, fica fácil adaptá-lo a qualquer ambiente da casa ou gosto pessoal.

crochê ambiente domiciliar

Trazer artigos manuais para o ambiente domiciliar é uma boa ideia quando se quer criar um clima aconchegante e despojado. Se tratando de tapetes artesanais, eles são ótimos para embelezar o lar, proteger o piso e o melhor de tudo, você mesma pode fazer o seu!   

Confeccionar um tapete é uma atividade que demanda paciência e concentração. Dedicar parte do seu tempo para esta tarefa pode se tornar um hobby prazeroso e até rentável, tudo depende dos seus objetivos e canais de venda – como sites online e feiras artesanais.

mulher fazendo crochê

No geral, os tapetes de crochê podem ser feitos com pontos simples ou complexos, o seu nível de técnica que irá ditar qual o melhor para utilizar. Para iniciantes, por exemplo, é recomendável utilizar o ponto alto ou o ponto correntinha, que são os mais comuns para esse tipo de trabalho.

Depois de decidir o ponto e praticá-lo algumas vezes, o próximo passo é decidir o cômodo que você irá decorar com esta peça. Definir o espaço é importante já que ajuda a determinar o tamanho, as cores e até mesmo as aplicações que virão no artigo final. Se você for confeccionar para um banheiro, por exemplo, o interessante seria criar jogos de 3 peças e em tamanhos menores, que possam se adaptar a qualquer banheiro ou vaso sanitário.

crochê tapetinho para banheiro
crochê tapete para banheiro

Para quem já está adaptado a técnica, buscar modelos elaborados pode ajudar a acrescentar valor ao produto. Como é o caso do tapete de crochê russo, que traz uma riqueza de detalhes com seu mix de pontos, criado um resultado que evidencia camadas, pontos abertos e fechados, simples ou altos.

tapete crochê
crochê tapetinho

Outro modelo é o tapete de crochê barroco, que utiliza uma linha especial, no caso o barbante de algodão mais maleável, para deixar a peça super macia. Normalmente, este tipo de artesanato costuma ser colorido e cheio de detalhes, podendo também ter um mix de pontos.

crochê tapete grande
crochê tapete

Outra opção é criar tapetes básicos, com apenas um tipo de ponto, e acrescentar aplicações ou bordados que enriqueçam o valor da peça. O bordado é uma técnica manual diferente do crochê, mas que sobreposta ao crochê cria um efeito delicado. Enquanto aplicações, como flores e fita de cetim, ajudam a criar texturas e volumes, decorando ainda mais a peça e dando um ar de exclusividade. Brincar com formas e cores também pode trazer um bom resultado!

sala feita de crochê
tapete de crochê

Para começar ou ampliar seu repertório, confira este vídeo que exemplifica bem a confecção de um tapete de crochê. Entender a base irá te ajudar a criar outros modelos, você só precisa se acostumar com a técnica e deixar sua imaginação rolar!    

Lembre-se: O mais importante é encontrar uma atividade artesanal que você goste de fazer. Sendo crochê ou não, desenvolver os seus artigos com cuidado e apreço faz com que o trabalho renda, mas também tenha um maior valor sentimental. Ainda mais se o seu objetivo for tornar suas criações produtos para venda, não se esqueça de anotar no papel todos os seus gastos com materiais e tempo próprio para estipular um valor justo para você e seus clientes. Não esqueça de nos contar nos comentários se você realiza algum trabalho manual ou deseja começar a aprender!