Comportamento

Marketing Pessoal: saiba o que é e por que é tão importante praticá-lo no ambiente corporativo

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Há vários tipos de marketing. Na maior parte das vezes, costumamos nos concentrar nas estratégias feitas para vender produtos ou serviços. Contudo, tão importante quanto é o marketing pessoal, que serve para divulgar a imagem profissional.

Afinal, para ser bem sucedido não basta ter uma grande ideia. É preciso saber fazer contatos, ser visto e trabalhar as técnicas de persuasão.

Pessoas assim se destacam facilmente no mundo corporativo. Saiba que é plenamente possível se alçar ao patamar delas.

Saiba tudo sobre marketing pessoal no texto abaixo, desde a definição do termo até as maneiras de colocá-lo em prática!

O que é Marketing Pessoal?

Primeiro, é importante entender mais sobre o que é marketing pessoal. Nesse sentido, é interessante analisar a definição dada por Philip Kotler, um dos mais famosos autores e especialistas na área de marketing. 

Para Kotler, o marketing pessoal é definido como: “uma disciplina que utiliza conceitos e ferramentas de marketing em benefício da carreira e da vida das pessoas, sobretudo, valorizando as pessoas em suas vidas, todos os seus atributos.”

Ou seja, assim como as empresas devem vender produtos e serviços com o Inbound Marketing, os profissionais também devem encontrar formas de promover sua imagem.   

Existem ações desenvolvidas para que você se torne referência no que faz. Com elas, você será bem visto por todos na comunidade e poderá ter mais chances de conseguir um bom emprego ou um bom cliente, se trabalhar como freelancer.

Como fazer uma estratégia de marketing pessoal? 

Para desenvolver o seu marketing pessoal, você deve adotar métodos eficazes para construir uma imagem positiva.

Acompanhe o conteúdo a seguir e conheça os principais meios a serem explorados na hora de investir no seu Marketing.  

Esteja presente na web 

O mundo de hoje é digital. Então, você precisa marcar presença na internet. Sites, redes sociais e blogs são canais pelos quais as pessoas podem acessar suas informações, habilidades e diferenciais.

Crie sua identidade 

É importante saber se diferenciar. As pessoas precisam ser capazes de identificar quem você é logo de cara.

A ideia aqui é desenvolver seus pontos fortes. Um estilo coerente com os seus interesses e fotos de qualidade ajudam a transmitir a mensagem certa.

Nesse contexto, o modo como você se porta e se veste tem muita importância. Preocupações deste tipo chamam a atenção de colegas e clientes. 

Participe de eventos da sua área

Toda empresa tem um público próprio. Participar de eventos voltados ao seu mercado garante que uma audiência qualificada possa se aproximar do seu trabalho de maneira ainda mais direta do que por campanhas de Marketing de Conteúdo.  

Como diz o ditado, quem não é visto não é lembrado. Faça questão de marcar presença nos lugares que tenham a ver com o seu ofício. Essa dica é complementar à dica do tópico a seguir.

Aposte em networking online e offline

Já falamos sobre a importância de manter uma presença digital, pois garante a expansão da sua rede online. Mas não podemos esquecer da rede de contatos offline.

Participar de eventos presenciais é fundamental para fazer novas amizades, estabelecer pontes e abrir novas oportunidades de negócios. 

Produza conteúdo relevante 

A competição profissional hoje é muito maior do que antes. Não é à toa que explicitamos a importância de se diferenciar dos concorrentes.

Nesse sentido, uma forma de vencer a concorrência, chamar a atenção e se diferenciar é fornecer conteúdo que atenda de forma realista às necessidades do seu público-alvo.

Os clientes estão cansados ​​das mesmas soluções, então você precisa dar a eles algo a mais, inclusive agregando em experiência e valor ao relacionamento.

Apareça na mídia

Seu poder começa a crescer à medida que as pessoas começam a falar de você.   Aproveite todas as oportunidades para tornar o seu trabalho público.  

Existem muitas plataformas que podem ser aproveitadas para isso, como:

  • Entrevistas;
  • Anúncios em outros sites;
  • Citações em jornais;
  • Participação em eventos públicos.

A exposição midiática é tão importante e efetiva quanto as campanhas de Twitter Ads, para citar um exemplo tradicional de marketing digital.

Conclusão

O objetivo desse conteúdo é mostrar a importância das habilidades comunicativas para conquistar sucesso no mundo profissional.

O marketing pessoal traz ferramentas necessárias para ter mais oportunidades de negócios, para além do ambiente interno das empresas.

Para isso, fazer contatos e construir parcerias é de suma importância. Esperamos que as estratégias abordadas aqui te ajudem nisso.