Comportamento

Como tirar mofo do guarda-roupa?

By  | 

Umidade e falta de ventilação adequada são realidades comuns aos guarda-roupas e favoráveis ao surgimento de mofo. Acompanhe nosso post com informações sobre como tirar mofo do guarda-roupa e dê um jeito nesse problema.

De acordo com a Enciclopédia Britânica, o mofo é um tipo de fungo cuja reprodução ocorre por meio de esporos que ficam suspensos no ar. Essas estruturas microscópicas podem se desenvolver e gerar mofo ao encontrarem um ambiente favorável, ou seja, úmido, escuro e não ventilado.

Como você deve ter percebido, o mofo tende a surgir em ambiente com alta umidade, sem incidência de sol e pouca ventilação de ar. Essas condições te lembram alguma peça de mobília? Sim, o guarda-roupa.

Ele permanece fechado a maior parte do tempo e, por consequência, fica sem ventilação, iluminação e acumula muita umidade.

O mofo é danoso para as roupas e, acima de tudo, para o bem estar e saúde dos moradores da casa, sendo especialmente prejudicial para pessoas com problemas respiratórios e alergias.

Se o seu guarda-roupa foi afetado por esse fungo desagradável, leia nosso post e descubra duas formas diferentes de eliminar o mofo desse móvel e também como prevenir que ele retorne.

Método para tirar mofo do guarda-roupa por meio de água sanitária diluída

O site Cleanipedia compartilha uma forma de dizer adeus ao mofo com auxílio de água sanitária. Dada a força da substância, o site recomenda a utilização de luva e reforça a necessidade de diluir o produto antes de aplicar nos móveis.

Confira as etapas do processo para a retirada de mofo divulgadas pela Cleanipedia.

Passo 1: Retire as roupas

Retire as suas roupas do móvel e coloque-as em local arejado ou com incidência de sol.

Passo 2: Confira se é bolor ou mofo

Observe as manchas presentes no guarda-roupa. Se elas forem acinzentadas, isso significa que se trata de bolor, cuja remoção é mais simples. Se houver pontos escuros na superfície do guarda-roupa, trata-se de mofo, que é mais difícil de lidar.

Passo 3: Formas de remover mofo e bolor

Se você identificou bolor em seu móvel, prepare uma solução composta por água e álcool e umedeça um pano com ela. Em seguida, aplique na região afetada.

Mas, se você encontrou pontos de mofo, será preciso utilizar água sanitária diluída em água. Utilize a mesma quantidade de água e água sanitária a fim de formar a mistura. Por exemplo, uma solução de 200 ml deve ser composta por 100 ml de cada substância.

Umedeça um pano com o líquido preparado e aplique nos locais com mofo. Deixe o interior secar naturalmente com portas abertas.

O site orientar o leitor a aplicar a solução de água e água sanitária na parte posterior do móvel e na parede próxima a ele, se necessário.

Aprenda a tirar mofo do guarda-roupa utilizando vinagre branco

Segundo postagem do site Cleanipedia em sua versão britânica, mesmo diluída, a água sanitária pode danificar guarda-roupas feitos com madeira ou acabamento delicados. Por ser uma substância poderosa, ela pode remover a camada envernizada e protetora do móvel, o que pode descolorir ou prejudicar a madeira.

Portanto, se você possui um guarda-roupa fabricado com material delicado ou está com receio de danificá-lo, essa opção é a mais indicada. Confira as etapas disponibilizadas pelo site:

Passo 1: Aplicação da mistura

Aplique uma mistura com partes equivalente de água e de vinagre branco sobre a área com mofo. Isso deve remover a camada mais superficial do mofo e remover os resíduos pretos.

Passo 2: Limpe a área afetada

Molhe um pano com a solução de vinagre e água e limpe as áreas afetadas pelo mofo. Vai parecer que o mofo desapareceu por completo, mais ainda pode haver esporos remanescentes que não estão na superfície.

Passo 3: Aplicação de vinagre puro e limpeza

Aplique vinagre branco puro nessas áreas e deixe secar naturalmente.

Você pode enxaguar o guarda-roupa com água gelada e secar com uma toalha. Esses passos devem matar o mofo que estava crescendo no interior do seu guarda-roupa.

Dicas para prevenir o aparecimento de mofo no guarda-roupa

Agora que você conheceu duas formas diferentes de tirar mofo do guarda-roupa, vamos compartilhar algumas recomendações de diversos sites para dificultar que o fungo apareça e ponha em risco as suas vestimentas e sua saúde.

Favoreça a incidência de luz solar e a circulação de ar

Mantenha seu lar arejado e bem iluminado, na medida do possível. Para isso, deixe portas e janelas abertas para entrada de luz natural e de ar. Em cômodos que não têm acesso a luz do sol, luz artificial pode ajudar.

Mantenha as roupas limpas e secas

O mofo se alimenta de sujeira presa às fibras do tecido, portanto, é preciso guardar somente roupas completamente limpas e sem uso no guarda-roupa. Não coloque roupas usadas de volta, nem peças úmidas.

Afaste o guarda-roupa da parede

Mantenha o móvel alguns centímetros distante da parede a fim de prevenir que condensação do ar úmido vinda da parede atinja-o.

Não sobrecarregue o guarda-roupa

Não deixe seu móvel lotado, porque quando as roupas ficam coladas umas nas outras, o mofo pode crescer nas fibras de uma roupa e afetar as demais, encorajando a disseminação de esporos.

Limpe o guarda-roupa com frequência

Adquira o hábito de limpar o móvel mensalmente e aplique a mistura de vinagre branco diluído em água.

Deixe o guarda-roupa aberto por alguns minutos

Outro hábito importante é a abertura diária das portas do móvel para permitir a circulação de ar. Deixe-as assim por cerca de 20 a 30 minutos. A exposição ao ar ajuda a impedir o acúmulo de umidade que é favorável ao desenvolvimento do mofo.

Coloque algo para absorver a umidade do guarda-roupa

Vários produtos podem desempenhar esse papel, giz de lousa escolar, saquinhos de sílica, bicarbonato de sódio, carbonato de cálcio e até sal grosso. Coloque um desses itens em um pote ou frasco e troque-o de tempos em tempos.

Com nossos métodos para acabar com o mofo e orientações de prevenção, tirar mofo do guarda-roupa será simples e suas vestimentas e família ficarão em segurança.