Moda

Dicas para se vestir no verão: Quais as cores e tecidos indicados para os dias mais quentes do ano?

By  | 

Você sabe quais as cores e tecidos indicados para os dias mais quentes do ano? Confira aqui, como escolher suas peças de acordo com o clima do verão!

Usar roupas bonitas e que fazem parte das últimas tendências de moda é maravilhoso para quem não perde um lançamento, entretanto, é preciso atentar-se aos tipos de tecido indicados para cada estação, uma vez que, além de se vestir bem é preciso se sentir confortável.

Dicas para se vestir no verão: Cores e tecidos indicados para os dias mais quentes

No verão, existem muitas maneiras de evitar o calor. Uma delas é vestir-se bem para enfrentar os dias em que as altas temperaturas são as protagonistas.

A Insolação ou desidratação podem afetar qualquer pessoa que fique exposta ao sol por muito tempo. 

Para evitar que isso aconteça podemos seguir algumas recomendações como beber bastante água, ficar à sombra e vestir-se de acordo com as temperaturas.

Além disso, roupas corretas podem ajudar a evitar que isso aconteça.

Por isso é importante saber quais as cores e tecidos indicados para os dias mais quentes do ano.

Confira: Cupom de desconto Americanas

Tecidos para o verão

No calor, devemos evitar roupas que aumentem a transpiração. As roupas de fibra sintética ou poliéster aumentam a temperatura corporal e não promovem a transpiração. Opte por tecidos finos naturais como algodão, seda ou linho; os quais favorecem a transpiração, não retém a umidade, ou seja, permitem que a pele respire e não aderem ao corpo.

Cores de roupas para o verão

Evite usar cores escuras, pois retêm o calor. Outros tons como o vermelho também devem ser evitados pelo mesmo motivo. 

Cores claras como o branco e os pastéis serão seus maiores aliados, pois refletem luz e calor e, portanto, repelem altas temperaturas.

Quando a cor é muito viva, como amarelo ou laranja, a cor também ajuda a reter o calor, sendo contraindicadas.

Dicas para Vestir no Verão

O ideal é usar e abusar das combinações com tons claros, além disso, para dar uma inovado nos looks, você pode apostar nas tendências de roupas com estampa, como a tendência animal print.

Inclusive, ao pesquisar sobre as cores e tecidos indicados para os dias mais quentes do ano, nos deparamos com lindas opções de peças estampadas.

Peso do tecido

Procure escolher roupas que pesem pouco e sejam largas, que não grudem no corpo, pois isso estimula a transpiração, além de evitar o desconforto.

Enquanto estiver em casa, vista roupas bem descoladas como vestidos ou shorts finos e regata: assim você não ficará com o corpo quente e se sentirá mais confortável.

 Se a temperatura estiver muito alta, cubra a pele para se proteger do sol forte.  Uma vestimenta de material fino que cubra seus braços e pernas pode ajudar em ocasiões extremas.

Chapéus e boinas

Cubra a cabeça ao ar livre: Um chapéu, boinas ou bandana, impedirá que os raios do sol atinjam sua cabeça diretamente, o que pode evitar tonturas e dores. Certifique-se de que esses acessórios também tenham ventilação para que o ar possa entrar e sair.

Além de serem funcionais, esses acessórios ajudam a compor o look!

Quando você estiver fora, também use óculos de sol o máximo que puder. Eles protegerão sua visão da luz forte e você estará protegido do sol em uma grande parte do seu rosto.

Para ir trabalhar

Quando pensamos em quais as cores e tecidos mais indicados para os dias mais quentes do ano, não podemos deixar de pensar nas roupas confortáveis para trabalhar. Algumas empresas entregam o uniforme para seus funcionários, sendo algumas peças para o calor e outras para o inverno.

Mas, ainda há quem tenha o privilégio de escolher suas próprias peças diariamente. Nesse caso, os vestidos serão uma das opções mais úteis e lisonjeiras. Os que não aderem ao corpo, são os mais confortáveis.

Em muitos locais de trabalho, é comum ligar o ar condicionado no máximo, por isso é aconselhável ter em mãos um casaco ou blazer simples. Algodão ou linho são os melhores tecidos para esta ocasião.

Qual é a cor mais repelente ao calor?

Não é por acaso que as roupas tendência do verão em países mais quentes, são as de cores claras. Branco, bege, azul claro, amarelo, rosa ou todos aqueles com tons pastéis.

Qual é a cor que absorve mais calor?

A camada preta não reflete nenhuma cor e absorve quase toda a radiação solar (90 a 98 por cento). Por isso, essa funcionalidade é aproveitada quando nos vestimos com cores escuras no inverno; podemos observar que neste período são lançadas as tendências com cores mais escura para os dias mais frios do ano.

Quais os tecidos indicados para os dias mais quentes do ano

As dicas para se vestir no verão, são bem simples, pois você pode colocar em prática com muita facilidade. Em termos de tecidos, prefira sempre os naturais como algodão, linho e seda, pois permitem que a pele respire, o que dá sensação mais leve, além de conseguir uma sensação maior entre a pele e o tecido em termos de atrito.

Look de Verão

Outro tecido também apropriado para o verão é o rayon ou viscose rayon, que é uma fibra celulósica (originalmente vendida como seda artificial) que também proporciona maciez, leveza, frescor e conforto.

Para que saiba o porquê o linho, algodão e seda, são os tecidos indicados para os dias mais quentes do ano, deixamos-lhe a seguir uma lista descritiva dos favoritos dos estilistas para o verão:

LINHO

  • Origem vegetal
  • Bom condutor de calor
  • Não apresenta estática
  • Resistente a altas temperaturas
  • Pode ser lavado a seco ou com água sem nenhum cuidado especial
  • A fibra de linho é extraída do caule da planta do linho

ALGODÃO

  • Alta absorção
  • Bom condutor de calor
  • Respirável
  • O algodão cresce em qualquer lugar do mundo onde a estação de cultivo é longa

SEDA

  • A seda é produzida a partir da fibra proteica encontrada nos casulos do bicho-de-seda
  • É macio e agradável ao toque
  • Tem um brilho natural
  • Boa absorção e caimento
  • Não se suja facilmente devido à maciez da fibra
  • Limpeza a seco recomendada, ou com detergente neutro e pouca agitação
  • É sensível à luz solar
  • Ajuda a refrescar no calor

Agora que sabe quais as cores e tecidos indicados para os dias mais quentes do ano, pode começar a preparar o seu guarda roupa para o verão!

Referência:

https://superela.com/15-tecidos-para-ficar-fresquinha-verao/

http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2015/10/especialistas-falam-sobre-hiperidrose-suor-e-roupas-adequadas-para-o-verao.html