Comportamento

Descubra como a estética pode ajudar a transformar o seu sorriso

By  | 

São muitas as pessoas que estão em busca de um sorriso harmonioso, com dentes mais brancos, bem alinhados e uniformes. A nova tendência é a estética perfeita da boca.

Esta área oferece soluções dentárias aos pacientes que querem e precisam corrigir, restaurar ou alterar a aparência dos dentes. 

O conceito vai muito além de estética, pois promove resultados quanto à saúde bucal através de correções como a reconstrução de dentes quebrados e a correção da mordida, por exemplo.

Com tamanha inovação tecnológica, atualmente é possível ter em mãos materiais e procedimentos menos invasivos e que proporcionam um resultado final bem mais natural e próximo às expectativas do paciente.

Conheça alguns procedimentos estéticos para os dentes

Dentre tantos procedimentos estéticos criados e procurados nos últimos anos, a área da odontologia não ficou de fora dessa e trouxe inovações para oferecer um sorriso perfeito. Algumas delas são:

1. Clareamento

O clareamento dental é o tipo de procedimento mais popular nos consultórios.  A função dele é branquear a cor dos dentes para deixá-los com o visual mais luminoso. 

Com o tamanho avanço nas técnicas de branqueamento, hoje já é possível escolher, com o auxílio do profissional  dentista, uma série de técnicas diferentes, como o clareamento caseiro, no consultório, interno, a laser ou por LED.

2. Lentes de contato

Um dos procedimentos mais procurados da atualidade, as lentes de contato dentárias vieram para trazer solução às falhas e imperfeições no sorriso. 

Elas possibilitam aumentar o comprimento e a largura dos dentes, através da utilização de lâminas ultrafinas de porcelana sobre eles.

É um procedimento simples que não altera a estrutura do dente e tem uma duração de 10 a 15 anos.

Elas são capazes de restaurar dentes manchados ou escurecidos, pequenos defeitos de estrutura como parte quebrada e fissuras, corrigindo também os espaços entre eles.

3. Implantes dentários

Esse método alcança diferentes técnicas para repor dentes que foram perdidos e também reconstrói o aspecto da boca.

A técnica mais usada é a colocação de implantes de titânio que são peças fixadas ao osso do maxilar do paciente. 

Depois da recuperação, o dentista parafusa os dentes artificiais nos implantes dentários,  fornecendo uma solução de otimização estética, melhorando a mastigação e a função digestiva dos pacientes. 

4. Facetas de porcelana

As facetas de porcelana são consideradas as mais poderosas para corrigir defeitos na cor e no formato dos dentes, entregando sorrisos harmônicos e impecáveis. 

Veja algumas indicações para esse tratamento:

  • Alteração na cor dos dentes amarelados;
  • Correção dos dentes escurecidos;
  • Tratamentos combinados com prótese dentária;
  • Recuperação de dentes quebrados;
  • Diastemas;
  • Recobrimento de retrações gengivais pouco extensas.

O uso das facetas de porcelana antes e depois, entrega um resultado incrível e muita satisfação ao paciente, pois conta com uma resistência superior em relação a outros meios de correção, além de ter uma grande durabilidade.

5. Aparelhos ortodônticos

Nos dias presentes, a tecnologia avançou de tal maneira nos consultórios odontológicos, que nos permite unir tratamentos estéticos e ortodônticos simultaneamente.

Para quem quer se satisfazer corrigindo e alinhando o sorriso sem interferir na aparência durante todo o tratamento, o aparelho transparente chegou para resolver essa questão.

Esse aparelho é uma versão mais reservada do aparelho fixo metálico. Sua funcionalidade é a mesma, porém com os bráquetes feitos de policarbonato, porcelana ou safira.

Os braquetes estéticos são autoligados. É um modelo  diferente do tradicional, que não faz uso das borrachinhas para prender o arco ortodôntico.

O aparelho fixo transparente possui a mesma eficácia dos aparelhos metálicos. Sendo assim, seja qual for a sua indicação para o alinhamento dentário, poderá optar por esse tipo de recurso.

Outro detalhe importante é que os braquetes nesse tipo de aparelho se mantêm transparentes até o final do tratamento.

O maior segredo está no formato dos braquetes que prendem o fio metálico e também na confecção do fio, que é termoativado e não precisa de elásticos. 

Esse modelo também não exige um maior número de visitas ao consultório, já que facilita a higienização dos dentes durante o tratamento.

Alguns tipos de tratamentos com materiais invisíveis, como o aparelho dentário transparente, tem muitas vantagens, principalmente o impacto que ele causa sobre a autoestima do paciente por entregar um resultado satisfatório, além de manter um tratamento discreto. 

Esse modelo é menos dolorido, pois não precisam dos fios que são vistos nos aparelhos fixos. 

Custo-benefício dos procedimentos de estética

Sobre valores de investimento, o custo do tratamento completo é um pouco mais alto do que aquele realizado com aparelho fixo. 

No entanto, por ser uma solução muito mais rápida, o valor que o paciente gastaria em 3 ou 4 anos de manutenções, acaba sendo gasto em poucos meses.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Lógica de Mercado, uma rede de conteúdos para alavancar negócios e proporcionar mais qualidade de vida e saúde.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.