Comportamento

Entenda a importância de uma boa aparência nas empresas

By  | 

A etiqueta no ambiente de trabalho deve ser levada a sério por qualquer profissional, por isso a aparência nas empresas deve ser relevante e seguir as normas de vestimentas pré-estabelecidas. 

Além disso, é preciso manter uma postura pessoal íntegra, pois todas as atitudes podem ser analisadas pela chefia, ou mesmo pelos clientes, conforme o local em que se atua.

A imagem pessoal pode ser uma durante o período que se está longe do círculo de colegas de trabalho, mas uma vez dentro do espaço empresarial, por exemplo, é preciso manter as ações e códigos exigidos conforme a classe profissional.

Dessa forma, é possível se destacar para alcançar um cargo almejado, ou fechar um negócio comercial que tanto batalha. Portanto, não são apenas as vestimentas que fazem uma pessoa, mas também as atitudes com os pares e o atendimento ao público.

Cuidado com a própria aparência e as atitudes

A tecnologia é uma via de mão dupla, que pode ajudar ou derrubar uma carreira profissional, dependendo de como se usa o que se está à disposição.

A contratação de uma empresa para criar aplicativo personalizado de uma marca específica pode ser o pontapé inicial para garantir um lugar em um projeto que pode ser muito valoroso. 

Logo, todo profissional precisa demonstrar interesse em se apresentar para contribuir, dentro do conhecimento técnico em que está inserido. A Afinal, a aparência de uma pessoa não está apenas no aspecto visual, mas também nas atitudes. 

A fisionomia, o uso adequado de roupas apropriadas para o ambiente de trabalho e a higiene pessoal podem ajudar em determinados momentos. 

Entretanto, se for uma pessoa arrogante, prepotente ou enfadonha, toda essa aparência cai por terra e é preciso um esforço hercúleo para entender o que está acontecendo, e o que é preciso ser feito.

Esteja atualizado sobre a própria profissão

A qualificação profissional é essencial para poder produzir de forma eficiente, realizando as tarefas de maneira segura e de maneira apropriada. 

Um engenheiro que desenvolve um projeto civil deve estar ciente dos materiais que precisam ser utilizados em conformidade com a obra. 

O valor do gradil preço m2 deve ser apresentado dentro de uma planilha de orçamento completa, para não haver problema na construção da obra.

Portanto, a qualificação profissional não se resume apenas ao setor técnico, mas a todos os elementos relacionados ao que se produz. 

Um fotógrafo deve se atualizar sobre os novos equipamentos eletrônicos disponíveis no mercado, assim como os programas para correção de imagens que a tecnologia proporciona.

Sendo assim, é sempre bom manter contato com instituições de ensino que promovem cursos de atualização, como aquelas que oferecem reciclagem de bombeiro civil para atendimento em condomínios prediais e residenciais. 

A participação em eventos corporativos, palestras e simpósios voltados para as mais diversas áreas profissionais devem ser acompanhadas e, se possível, representar as empresas de maneira apropriada.

Isso pode ser muito significativo e valorizar o marketing pessoal junto à diretoria. Portanto, é preciso estar sempre atento à aparência e se colocar em uma posição profissional que conta pontos quando chega o momento de uma promoção na empresa.

Mantenha e estimule a proatividade

Quem almeja um cargo de líder dentro de uma empresa deve demonstrar proatividade a todo momento. Aqui vale destacar que não é o caso de um bajulador, mas uma pessoa que está atenta às necessidades e prioridades em projetos ou tarefas que podem ser realizadas a contento.

Estar adiantado sobre questões relacionadas à empresa, desde que esteja dentro das atividades praticadas dentro do escopo profissional, não torna ninguém bajulador, mas um bom observador e, por que não, um solucionador de problemas sem que precise ser determinado pela chefia.

A proatividade pode ser apresentada durante uma reunião, apresentando ideias e alternativas para determinados problemas. Ou mesmo quando se aponta ou aconselha funcionários que estão com dificuldade em tarefas que podem ser solucionadas de maneira conjunta.

Pontualidade é questão de respeito ao próximo

Quando um arquiteto precisa apresentar um relatório técnico de avaliação de ruído ambiental para o setor de fiscalização, o trabalho deve ser realizado com total zelo, mas dentro de um prazo estipulado.

Esse tipo de pontualidade é muito bem observado pelos clientes de um escritório de arquitetura. 

Da mesma forma que os profissionais são avaliados quanto à pontualidade na chegada ao ambiente de trabalho, ou qualquer que seja o local em que exerça as atividades profissionais.

O atraso não é visto com bons olhos pela chefia, pois pode interferir no trabalho geral, quantidade, qualidade e até os fluxos de outros setores, quando as tarefas estão interligadas. 

Além do mais, é uma atitude negativa à aparência de qualquer profissional, demonstrando falta de empatia para com o próximo e de responsabilidades.

Educação é fundamental por toda a vida

Uma pessoa polida nunca é mal-educada, pois isso pode levar ao constrangimento ao próximo, o que derruba por terra qualquer argumento que venha a seguir. 

Essa questão é tratada de diferentes formas conforme a cultura local. Portanto, é preciso identificar a origem da empresa, em um primeiro momento, para identificar se alguma ação ou atitude faz parte da vivência pessoal de cada um.

A atitude de abrir e manter aberto o portão de alumínio duas folhas da garagem da empresa para a entrada de um colega de trabalho trata de educação.  É uma postura educada, que demonstra empatia e que está atento ao que acontece ao redor.  

Se fazer de desentendido e fechar logo após a entrada com o veículo, mesmo sabendo que há alguém logo atrás, demonstra antipatia e não faz bem para a aparência e imagem percebida, podendo gerar conflitos. 

Saiba usar as redes sociais com parcimônia

Para o bem ou para o mal, as redes sociais estão à disposição da sociedade, e podem ser acessadas a partir de aplicativos instalados em um tablet ou celular. 

Entretanto, muitas empresas não vêem com bons olhos o uso dessas ferramentas digitais, a não ser que seja como parte de um trabalho. 

Caso seja uma agência de publicidade desenvolvendo um projeto de campanha de marketing digital para uma loja de assistencia aquecedor harman, tudo bem fazer pesquisa sobre quais redes sociais utilizar, ou mesmo conhecer o que a concorrência está fazendo.

No mais, é preciso ter um controle sobre o tempo gasto nessas plataformas digitais, pois elas podem tomar um tempo precioso, ou desviar a atenção para assuntos que não fazem parte das tarefas do trabalho.

Organização evita contratempo e situações adversas

Uma pessoa devidamente organizada pode ter uma agenda compartilhada no computador, no celular, no tablet e, por que não, até mesmo no papel. 

Quando chega a hora de dar vacina cachorro preço incluso na consulta com o veterinário, isso pode ser programado com antecedência, para que a produção das tarefas no ambiente de trabalho não fique atrasada. 

Além disso, a organização espacial também deve ser levada em consideração, afetando de maneira positiva em relação à aparência pessoal de um profissional. 

Até mesmo o clima organizacional melhora com tudo no devido lugar, como ferramentas e documentos sempre à disposição quando é necessário ter acesso.

Valorização do funcionário no ambiente de trabalho

As pessoas que estão no cargo de chefia também devem manter uma aparência positiva no ambiente de trabalho, até mesmo como uma referência para os demais funcionários.

A valorização dos funcionários se dá a partir do momento que todos são bem remunerados e contam com um ambiente agradável para trabalhar. 

A conclusão de uma parceria com um fabricante de mochila escolar pode ser realizada durante uma reunião com diferentes colegas de trabalho, e o posicionamento de cada um, e mesmo a postura corporal, são determinantes em relação à formalização dos negócios.

Isso vale para toda e qualquer empresa. O empresário acaba se tornando referência, assim como aqueles que ocupam o cargo de chefia, para os subordinados, inclusive quanto à aparência pessoal.

Conclusão

A partir do momento que uma pessoa investe na própria aparência pessoal, está levando vantagem sobre diversos pontos, não só quanto à beleza física, mas presença de espírito e bem-estar geral. 

Os colegas de trabalho, assim como os responsáveis pela diretoria, também podem reconhecer alguém esforçado, com características que demonstram liderança e altivez.

Sempre que possível, é importante manter contato com pessoas que estão relacionadas ao trabalho, mesmo que seja nas redes sociais. 

O networking sempre foi algo valorizado em momentos oportunos, e essas plataformas digitais podem ser muito úteis quando bem utilizadas.

Uma questão fundamental é evitar conflitos desnecessários, tanto no ambiente de trabalho quanto em eventos públicos e outros espaços, identificando a forma e os assuntos abordados. 

As discordâncias sempre ocorrerão, mas devem ser mediadas e discutidas com argumentos válidos, mantendo o foco na resolução da melhor forma possível. 

Trocar experiências pode ser enriquecedor para ambos os lados, e isso demonstra caráter que reflete na aparência pessoal.

Por fim, é fundamental que se demonstre interesse em todos os assuntos que são apresentados no ambiente de trabalho, porém o palpite ou opinião só deve ser apresentado se for solicitado ou estiver no lugar de fala, como um profissional especializado no assunto.

No mais, a aparência está relacionada ao marketing pessoal, e isso deve ser trabalhado a todo instante, de todas as formas, com bom senso e delicadeza. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.