Moda

Como Escolher um Vestido de Festa? Descubra!

By  | 

Para muitas mulheres, ser convidada a uma festa é um híbrido de entusiasmo e e uma pequena dor de cabeça: o que vestir? Os vestidos são sempre peças coringa que caem bem em praticamente qualquer tipo de festa. Mas como escolher o vestido certo para o seu tipo de corpo? Neste guia, você vai aprender alguns macetes a se considerar para encontrar o vestido perfeito para o seu corpo, o seu estilo e qualquer tipo de ocasião.

A primeira preocupação de uma mulher ao escolher um vestido é saber se ele se encaixa exatamente no seu corpo. Cada mulher tem um biotipo diferente e cada estilo de vestido favorece um tipo de biótipo.A segunda preocupação talvez seja se aquele vestido vai ser único, afinal é muito desagradável achar outra pessoa trajando a mesma roupa que você, não é mesmo?!

vestido de festa

A notícia boa é que existem muitos modelos diferentes que atendem todos os tipos de corpos. A notícia ruim é a mesma que a boa: essa diversidade de opções pode te atrapalhar na escolha. É o chamado dilema da escolha: quando temos muitas alternativas, ficamos perdidos e muitas das vezes não conseguimos tomar nenhuma decisão.

Neste guia, você vai conferir alguns pontos que você deve levar em consideração para acertar a sua escolha. Você pode conhecer algumas das dicas abaixo, mas garanto que você não conhece todas elas e algumas delas podem te surpreender em como você vai fazer escolhas mais certeiras em suas próximas compras.

Estilo da Festa

A primeira coisa que deve-se se pensar é que tipo de festa você vai. Uma festa de trabalho pode ser diferente de uma festa de casamento, envolvendo escolhas certamente diferentes. O tom do evento modela o tom do seu look e você deve ter isso na consciência na hora de fazer a sua escolha.

Tamanho do Modelo

Uma segunda coisa a se pensar é o tamanho do vestido de festa. Mulher magras podem cair melhor em vestidos mais finos, que delimitam a silhueta. Já mulheres mais gordinhos precisam de modelos que formem a figura curvilínea. Nessa hora, nada melhor do que experimentar diversos modelos em busca do look ideal para o seu tipo de corpo.

vestido de festa curto

O tipo do seu corpo também é um fator a se considerar. Mulheres com seios avantajados se beneficiam de vestidos com babados na parte inferior do decote. Já as mulheres baixinhas precisam escolher um modelo que alongue a sua altura, como utilizando vestidos mais curtos, que alongam as pernas. Você já deve ter pego a ideia: você precisa de um vestido de festa que valorize o seu corpo e que remodele o que você deseja parecer no espelho.

Sem Exageros

É possível ficar sexy sem abusar de decotes e comprimentos. Não exagere! Busque algo que caia legal no seu corpo e deixe você sexy (sem ser “vulgar”, como dizem). A ideia aqui é que o sutil é sempre mais elegante. Muitas pessoas podem parecer sexy’s se bem vestidas, mas nem todas ficam elegantes. 

vestido de festa

A escolha também deve levar em consideração a ocasião. Há tipos de festas em que você pode apostar em looks mais ousados. Há outras em que se exige comedimento, como em uma festa da empresa.

Tom de Pele

Eis uma dica legal que vi no blog Mulher.TOP. Eis um dos pontos que poucas mulheres pensam na hora de compôr um look para festa. O seu tom de pele é decisório para combinar com a cor do vestido. De acordo com ele, um tom diferente pode ficar melhor ou não. Só há uma forma de descobrir isso: experimentando! Você vai perceber que algumas cores de vestido destacam mais seu tom de pele e vice-versa. Eis o contraste interessante que buscamos para compôr um look elegante.

Busque uma Loja com o Seu Estilo

As lojas de roupas para mulheres costumam ter um estilo mais ou menos uniforme. Há lojas para todos os gostos, estilos e personalidade. Muitas das vezes, quando você não está encontrando o vestido certo para você, pode ser que você está procurando na loja errada.

Antes de fazer essa busca, é importante definir um orçamento. Isso é: quando você está disposta a gastar com o seu novo vestido. Isso evita você cair na armadilha do consumismo e atrapalhar totalmente o andamento das suas finanças.

vestido de festa nikki

Cuidado em comprar online. A vantagem é que você tem mais possibilidades do que em lojas físicas e, muitas das vezes, mais baratas. O problema é que existe um prazo para envio. Os Correios não ajudam. Nunca encomende um vestido que chegue em dias próximos da festa. Se ele não servir, você vai precisar de um plano reserva.

Se você tiver um bom tempo de antecedência para comprar, vale a pena procurar por vestidos em lojas da China, como o Aliexpress, que oferecem preços bastante agradáveis.

Outra dica interessante é que existem lojas que alugam vestidos para apenas um dia, o que pode baratear o seu custo. Você também pode procurar por uma amiga ou familiar que vista o mesmo tamanho que você para emprestar um modelo, economizando muito.

Busque o Conforto

Evite vestir um vestido muito quente em dias quentes. Assim como alguns modelos podem oferecer um grande desconforto ao se locomover pelo espaço do evento. Ou então você acaba escolhendo um modelo muito apertado. Dado isso essas condições, é ideal que você coloque o seu conforto como prioridade.

Como você faz para escolher um vestido de festa? Deixe um comentário com as suas dicas!