Viagem

Intercâmbio: Dicas de como se preparar!

By  | 

O intercâmbio com certeza é uma das melhores experiências que alguém pode ter na vida, mas para ele acontecer, além do dinheiro, é necessário planejamento (e muito). Caso você esteja iniciando este processo, aqui vão 10 dicas de como se preparar para está experiência.

Converse com sua família sobre o intercâmbio

Caso a ideia de fazer um intercâmbio tenha surgido de você, é importante conversar com a sua família, dizer que é um grande desejo e mostrar a eles sua responsabilidade e maturidade para poderem criar confiança. Afinal, você estará fora do país sozinh@ e para que tudo corra bem é preciso maturidade.

arrumar mala para viagem

Procure várias agências

Pesquisar, fazer orçamentos e analisar as opções que as agências propõe é importante para ter noção de valor e conhecer quem são essas pessoas que vão possibilitar sua ida a outro país. A agência e as pessoas que trabalham nela devem ser de confiança.

Tenha certeza da cidade que deseja visitar

Dicas-de-como-se-preparar-para-o-intercambio

Algumas agências logo de início já tentam vender a opção que eles acham melhor, por isso, é importante ter certeza, desde o início, do país e cidade. Saber a cidade é necessário para direcionar a agência ao que você realmente deseja. Dessa forma, você não perde tempo e e evita cair na conversa de vendedor.

Converse com a agência sobre os tipos de curso e período de estadia

dicas-de-como-se-preparar-para-um-intercambio-4

Logo após decidir a agência a qual você irá fechar o intercâmbio, a saga em busca do curso e casa/alojamento/flat começa. Também é a hora de definir o período de estadia. São algumas semanas conversando com a agência e seus familiares para decidir a melhor opção. Procure se informar sobre como são os colégios ou faculdades, seus cursos e também sobre moradia, para entender como você irá se deslocar na cidade.

Analise as opções de estadia

dicas de como se preparar para um intercambio 6

Converse com a agência sobre o local em que você vai “morar”. Caso você seja maior de 18, as opções são mais amplas. É possível alugar um flat, ficar no alojamento da escola ou faculdade em que irá estudar ou na mais conhecida casa de família. Mas caso você seja menor, a casa de família é basicamente a única opção. Quando viajei, tinha apenas 17, então não tive outra opção, mas a experiência foi ótima, minha host family era maravilhosa, valeu muito a pena.

Pergunte sobre cursos plus

Dicas de como se prepara para um intercambio 5

Muita gente não sabe, mas é possível fazer outro curso além do de inglês. O curso relacionado a língua é obrigatório (é importante comparecer as aulas), mas é possível escolher um curso a mais para ser feito. Essa possibilidade existe, pois muitas vezes as aulas de inglês são em grandes universidades. Isso possibilita a escolha de um curso plus que, assim como o de inglês, você recebe um certificado ao final. É bem interessante para quem deseja estudar um pouco sobre a área que gosta. Quando fui, escolhi o curso Fashion Design. Foram duas aulas por semana no período da tarde as quais tive aula de moda focada em design e ilustrações. Se seu inglês já estiver um pouco avançado vale a pena procurar um curso plus de seu interesse.

Comente com a agência a sua preferência de região na cidade

dicas de como se preparar para um intercambio

Isso é uma coisa que não tem como controlar, mas vale a pena deixar a agência ciente do local de preferência de estadia. Em cidades grandes, por exemplo, é interessante estar no centro ou próximo a estações de metrô, para um melhor deslocamento no trajeto até a faculdade/colégio.

Prepare sua documentação

Dicas-de-como-se-preparar-para-um-intercambio-3

Para sair do país é de extrema importância ter um passaporte. Caso você não tenha, se informe e se organize para tirá-lo antes de começar a planejar a viagem. Também é importante ficar atenta aos países que exigem um visto. Caso o seu destino o solicite para entrar, também se informe e tire-o bem antes de viajar para não ter nenhum problema próximo ao embarque. 

Saiba como é o clima do seu destino

Dicas de como se preparar para um intercambio 5

Por mais que você pense em comprar tudo fora, aconselho analisar o clima de seu destino e fazer uma lista do que vai precisar. Em países do hemisfério norte, caso sua viagem esteja marcada no inverno ou outono, compre segunda pele, bota e pelo menos um casaco. Já se você for para um local quente, apenas revise o que você tem e veja se não está faltando nada.

Prepare as malas e boa viagem!

Dicas de como se preparar para um intercambio 1
arrumar mala para viagem

Preparar as malas pode parecer fácil, mas é preciso ter muita atenção. Como você passará semanas sozinh@, é importante levar remédios, os produtos de higiene necessários, roupas, sapatos, bolsas…exatamente tudo para não faltar nada. Apesar do trabalho, garanto que é uma parte legal da viagem, pois as expectativas são grandes.

Essas foram as dicas sobre como se preparar para o intercâmbio. Gostou? Deixe seu comentário!