Viagem

Intercâmbio em Londres, a moda e a cidade

By  | 


Um pouco sobre intercâmbio em Londres, cursos, moradia e cultura  

O Reino Unido pode não estar na lista dos lugares mais queridos do mundo após sua saída da União Europeia, mas ele com certeza ainda agrega uma das cidades mais criativas e influentes do mundo: Londres.

Este centro de cultura e diversidade recebe todo ano milhares de estudantes estrangeiros de todas as idades que buscam cursos diferenciados ou especializações. Como a cidade abriga universidades que disponibilizam uma gama diversificada de cursos livres e a possibilidade de entrar em contato com toda a cultura que a cidade pode proporcionar, ela se torna o destino perfeito dos intercambistas.


Cursos

Os cursos mais procurados por aqueles que escolhem Londres como destino é sem dúvidas os de design e artes no geral. Com faculdades como London College of Fashion, Central Saint Martins e outras várias da rede UAL ( University of the Arts London), é possível encontrar cursos livres de Ilustração de Moda, Produção editorial de Moda, Fotografia de Moda, Design de Jóias, Design de bolsas, Design de Sapatos e muitos outros.

intercâmbio em Londres

Além dos cursos livres, a universidade também abre as portas para estudantes internacionais fazerem uma Graduação ou até mesmo uma Pós-graduação nos cursos disponíveis. O fator que diferencia os cursos livres da Graduação é a burocracia e dificuldade para garantir uma vaga. Assim como em qualquer universidade fora do Brasil é preciso obter um certificado de inglês, fazer uma prova, passar por entrevistas, apresentar um portfólio e histórico escolar. Nos cursos livres é preciso apenas pagar o pacote do intercâmbio e aproveitar o curso.


Moradia

Independente do modelo de curso escolhido ou tempo de estadia, a moradia deve ser escolhida de maneira sábia para evitar desconfortos durante o intercâmbio. Para cursos pequenos, as agências de viagem trazem a opção das casas de família. Costumam ser aconchegantes e de ambiente familiar, nunca estará sozinho. Dependendo da idade também é possível alugar um quarto na residência estudantil da universidade ou alugar um flat. Ambas proporcionam mais privacidade e independência nas questões do dia-a-dia.

Intercâmbio em londres - moradia


Capital da cultura  

Com clima chuvoso, úmido e cinzento na maior parte do ano, Londres revela sua essência a cada esquina. Cheia de pubs, lojas de departamento, brechós, boutiques e lugares para um chá da tarde, a cidade surpreende em cada rua, desperta a curiosidade em seus caminhos que mais parecem becos e conforta a alma dos amantes de história, arte moderna e contemporânea.

A cidade abriga museus e galerias que abordam todas as esferas da arte e história. Museus como Tate Britain expõe os grandes nomes da Arte Britânica, mas já galerias como Saatchi Galery trazem exposições diversificadas de artistas contemporâneos. Também há o Victoria and Albert Museum que possui exposições fixas e temporárias revelando características do design de moda e  design de interiores de cada época e país. A gama de museus e galerias é enorme, sendo impossível fugir de um desses passeios. Até mesmo aqueles que não apreciam tanto a arte começam a se interessar pelo assunto quando se deparam com tantas opções interessantes.

Saatchi Gallery- 18

Apesar dos museus serem uma das grandes atrações da cidade, são as ruas que demonstram a essência e diversidade existente em Londres. Com bairros icônicos como Notting Hill e Camden Town, a cidade se revela berço de várias ideias e culturas. Enquanto Notting Hill desperta a leveza, aconchego e charme de um bairro tranquilo que possui feiras aos finais de semana, Camden Town mostra o lado jovem, um tanto punk e muito curioso de Londres. Com lojas que vendem realmente de tudo, Camden é o lugar certo para achar itens inusitados e se divertir.

Notting Hill 10

Mesmo não indo a lugar algum, apenas andando nas ruas sem objetivos e propósitos, Londres encanta. Suas ruas, construções e edifícios, desde o pequeno café de esquina até o grande hotel da avenida, possui essência, detalhe e delicadeza, sua originalidade. A junção disso tudo torna Londres a cidade perfeita para as mentes criativas, pois não é preciso se esforçar para as ideias surgirem, para as referencias se tornarem grandes mood boards das quais serão tiradas grandes tendências e conceitos.

Londres é essa mistura, essa diversidade, apesar de muito conservadorismo, que inspira e reuni mentes criativas, que borbulha novidades e tendências a cada instante. Espera-se, por isso, que a cidade continue mantendo sua essência, mesmo após essa grande mudança que foi a saída do Reino Unido da União Europeia.  


Ficou com vontade de fazer um intercâmbio em Londres? Deixe seu comentário!