Viagem

Intercâmbio: Saatchi Gallery

By  | 



Saatchi Gallery

Quarta foi um dia interessante. Como minha aula de inglês foi na Saatchi Gallery, uma grande galeria que estava expondo uma exposição de Pop art chamada “East meets west” – Leste encontra o oeste, o dia foi diferente. No entanto além de visitar a galeria, ainda fui conhecer a famosa Carnaby Street, uma rua próxima a Oxford Street com diferentes lojas e pubs.

Vou começar falando da galeria. A Saatchi Gallery fica em uma região nobre de Londres e sua estação mais próxima é a Sloane Square da Circle Line. A entrada é gratuita e, pelo menos o dia em que visitei, não havia nenhuma exposição fechada que fosse preciso pagar um determinado valor. A galeria era grande e sua estrutura bem moderna, ela era divida em 19, ou 20 espaços não me lembro ao certo, que eram pequenas galerias, cada uma com uma exposição. Segui a numeração correta e comecei em uma sala onde haviam obras como sofás, portas pintadas e coisas que não faziam muito sentido. Percebi que algumas pessoas olhavam e comentavam que conseguiriam fazer aquilo facilmente, mas é equivocado pensar isso, pois o artista criou um conceito antes de expor a peça e é este conceito que faz a obra se tornar legítima.

Saatchi Gallery- 6_r1_c1

Seguindo o caminho, entrei em uma sala onde haviam instalações. A primeira era um conjunto de panelas antigas penduras em meio a um fundo com duas pinturas penduradas na parede, o chão estava coberto por papelão. Do outro lado, era possível ver outra, desta vez um aspirador antigo com suas peças organizadas na frente. Achei muito interessante esta obra, pois de certa forma mostra que a organização e o caos andam juntos e, além disso, que em toda organização existe um pouco do caos.

Saatchi Gallery- 7_r1_c1

Saatchi Gallery- 8_r1_c1

Entrei em outra galeria, essa tinha ambientes decorados com móveis e quadros, além de uma parede totalmente coberta por papel de parede estampado. Segui em direção a outras salas, essas tinham quadros. O legal da Saatchi Gallery é isto, a variedade de expressões artísticas, ora em quadros, ora em instalações ou esculturas, havia de tudo e o que mais me surpreendeu foi uma sala no andar debaixo um tanto curiosa. Nesta sala tinhamos que parar logo em uma espécie de sacada, sendo possível observar apenas uma sala de chão preto, mas com aspecto de vidro. Entretanto, ao ler as informações da obra, descobrimos que a sala estava coberta por óleo.

Saatchi Gallery- 9_r1_c1

Saatchi Gallery- 10_r1_c1

Saatchi Gallery- 11_r1_c1

Saatchi Gallery- 13_r1_c1

Após me impressionar com a sala coberta por óleo, continuei vagando pelas galerias e cheguei nas partes de Pop art, a mais adorada por todos, e a oriental. Uma outra obra que me impressionou muito, foi a que havia em uma sala com o teto bem alto. Nela havia a bandeira de todos os países feitas de cola e cabelo humano. Pode parecer bizarro, mas o fato de ter sido tão trabalhoso impressiona a todos que ali passam. As últimas galerias que visitei eram bem críticas, haviam posters com perguntas profundas e uma escultura chamada Hero, Leader, God de Alexander Kosolapov que, ao meu ver, é bem irônica. Terminei a visita a Saatchi Gallery e voltei a universidade conversando com o meu professor de inglês, acabei encontrando minha amiga, almoçamos e fomos para a Carnaby Street.

Saatchi Gallery- 13_r1_c1

Saatchi Gallery- 14_r1_c1

Saatchi Gallery- 15_r1_c1

Saatchi Gallery- 16_r1_c1

Saatchi Gallery- 17_r1_c1

Saatchi Gallery- 17_r1_c1

Saatchi Gallery- 19_r1_c1

Saatchi Gallery- 20_r1_c1


Carnaby Street

Essa rua fica próxima a Oxford Street e é um dos lugares mais diferentes dessa região coberta de marcas famosas. A rua, na verdade um conjunto de ruas, possui vários “becos”que ao entrar, encontra-se lojas e pubs. Considero uma área diferente da região, pois nem todas as lojas são de marcas conhecidas e pelo fato de abrigar pubs e restaurantes com um ar mais calmo e aconchegante. Além disso, as lojas são coloridas e as vitrines bem decoradas. Andando pela rua, também haviam várias portas coloridas, adoro tirar fotos delas, e construções bem características, mas um tanto modernas.

Saacthi Gallery - Carnaby Street 1

Saatchi Gallery- Carnaby Street 2_r1_c1

Saatchi Gallery- Carnaby Street 3_r1_c1

Saatchi Gallery- Carnaby Street 4_r1_c1

Saatchi Gallery- Carnaby Street 5_r1_c1

Saatchi Gallery- Carnaby Street 6_r1_c1

Passeamos pelas ruas e entramos em várias lojas. Tinham lojas de roupas e sapatos que não conhecia, mas também tinham marcas famosas como Vans, MAC, Benefit e até mesmo Havaianas, sim encontramos uma Havaianas em Londres. A loja que mais gostei foi uma chamada Monki, além das roupas serem bem diferentes, os preços variavam muito tornando a loja acessível. Depois de passear pela Carnaby Street, minha amiga queria ir a Victoria’s Secret para comprar perfumes. Foi difícil achar a loja, nos perdemos inúmeras vezes, mas valeu a pena, pois o ambiente era enorme, haviam 5 andares, e tinham muitos produtos.

Saatchi Gallery- Carnaby Street 7_r1_c1

Saatchi Gallery- Carnaby Street 8_r1_c1

Saatchi Gallery- Carnaby Street 9_r1_c1

Saatchi Gallery- Carnaby Street 10_r1_c1

Saatchi Gallery- Carnaby Street 11_r1_c1

Terminamos o dia comendo no Ben’s Cookies, os soft cookies mais saborosos do mundo, e observando o movimento das pessoas voltando para suas casas após mais um dia de trabalho.

Deseja saber um pouco mais sobre a Saatchi Gallery e a Carnaby Street? Então deixe o seu comentário!