Moda

7 peças-chave para criar [looks de meia-estação]☀️🌤🌦🌩🌨❄️

By  | 

Acompanhado de mudanças climáticas e oscilações de temperatura, o Outono se aproxima como a estação que realiza a passagem do verão para o inverno. Façam dias mais quentes ou façam dias mais frios, a hora de montar looks de meia-estação acaba sendo uma tarefa difícil.

A dúvida que fica é: qual combinação se adequaria melhor a essas mudanças do clima e ainda ofereceria conforto e versatilidade para se manter fora de casa por um bom tempo?

É muito comum este tipo de dúvida surgir antes de tomarmos algumas decisões sobre qual look usar antes de nos aventurarmos mundo a fora. Pensando nesta questão, trazemos 7 peças-chaves para a meia estação e algumas sugestões de como adaptá-las as mudanças do clima ao longo do seu dia-a-dia!

Descubra em quais peças do seu armário apostar para montar looks de meia-estação!

1 – Jaqueta Jeans

As jaquetas jeans costumam ser uma das opções favoritas para compor os looks de meia-estação. Por serem versáteis e leves, as jaquetas jeans são peça-chave que costumam facilmente combinar com calças, shorts, vestidos, t-shirts, e qualquer outra peça que você tenha guardada no armário.

Se for apostar em um look mais básico, usá-la irá te garantir maior poder e estilo a sua produção, além de mantê-la aquecida caso as temperaturas caiam durante o dia. Esquentou? Não tem problema, você pode amarrá-la na cintura e ainda manter uma produção estilosa.  

Outra dica interessante é apostar em acessórios que enriquecem as peças base, já que durante o dia é possível que você retire a terceira peça.

looks de meia estação 01 jaqueta jeans
looks de meia estação 02 jaqueta jeans

2 – Vestido de veludo

Os vestidos são uma ótima escolha para qualquer estação. No frio, o uso desta peça se torna ainda mais charmosa e elaborada com as possíveis combinações entre casacos, cardigãs, coletes, meias calças e jaquetas, por exemplo.  

Dentre tantos modelos e materiais utilizados para confeccionar os vestidos, um em particular costuma chamar atenção na hora de usar: o vestido de veludo!

Composto por um tecido pesado e quente, ele se mostra uma ótima opção para a queda de temperaturas. E a boa notícia é, mesmo que o dia esquente, o vestido de veludo pode ser incorporado a composições mais leves e frescas, não se tornando um incômodo.

O fato do vestido manter as pernas expostas auxilia na movimentação e ventilação do corpo, além de que, ao brincar com o comprimento da peça e das mangas, adaptar-se às mudanças do clima acaba se tornando mais fácil.

looks de meia estação 01 vestido veludo
looks de meia estação 02 vestido veludo

3 – Blazer

O blazer deixou de ser uma peça exclusiva de situações profissionais e tornou-se uma peça-chave para diversas ocasiões, seja uma reunião de negócios, um passeio pela cidade ou uma festa com os amigos.

Essa ressignificação que a Moda trouxe para o blazer permitiu com que novos modelos surgissem, fugindo um pouco da proposta convencional de cores neutras e sérias para investir em cores mais vivas e padronagens.

Mas o mais importante: o blazer é uma peça que consegue transitar durante o ano todo complementando looks mais invernais até os looks mais frescos. Uma dica é escolher blazers com um material mais leve e adaptável ao clima do Brasil, como o algodão e a sarja que permitam a transpiração da pele.

O melhor de tudo é que, independente da peça que você escolher para acompanhar o blazer – seja um vestido, uma saia, ou uma calça jeans – a produção acaba tornando a produção mais elegante na medida certa!

looks de meia estação 02 blazer

4 – Cardigã

Uma peça comum, porém  muito versátil é o cardigan. Um casaco de malha com mangas longas, variações de comprimento e gola – em V ou arredondada -, podendo ter botões ou não.

Apesar de sua simplicidade, o cardigã atua como uma terceira peça perfeita para tempos mais frios, além de ser uma roupa fácil de transportar na bolsa ou colocar na cintura caso o tempo esquente.  

O melhor deste modelo é que não há muito segredo de como usá-lo, pois ele transita muito bem entre diversas peças do vestuário – podendo ser usado com saias, calças, saias e vestidos. Não é para tanto que o cardigã se tornou uma das peças mais famosas e propagadas pela marca Chanel.

looks de meia estação 02 cardigan

5 – Saia Midi

Originária do estilo “New Look” desenvolvido por Christian Dior, a saia midi é um modelo conhecido por seu comprimento abaixo do joelho e que se popularizou pela elegância e feminilidade que a peça traz as composições.

Ainda que a saia midi seja um sucesso para as estações mais quentes, ela também pode ser adaptada para as temporadas mais frias, tudo depende das demais peças que compõem o seu outfit – como utilizar uma jaqueta por cima ou um sapato fechado.

Outro detalhe é que a saia midi possui uma diversidade de modelos, podendo ser mais justa ao corpo, plissada, com fenda lateral, rodada ou com abotoamento. Essa pluralidade faz com que a saia se torne uma peça apreciada e que pode facilmente ser conciliada a estilos diferentes.

looks de meia estação 02 saia mid

6 – Colete

Enquanto o Inverno não chega, os coletes se tornam uma peça assertiva no Outono pela sua diversidade em modelos, cores e texturas. Ao investir em sobreposições, os coletes enriquecem o look enquanto te mantém aquecida!

Por conta da diversidade de cortes e modelagens, torna-se fácil encontrar um colete que combine mais com a sua personalidade. Algumas das opções são: colete em alfaiataria, jeans, pedrarias, tricot, couro, pelos, franjas e até mesmo com padronagens.

Um modelo que você pode apostar por transitar bem em diversas peças do vestuário é o colete em alfaiataria. Com seu corte reto e bem estruturado, este tipo de colete cria uma produção mais moderna e séria.

Por outro lado, se quiser criar um look mais despojado e jovial, usar coletes jeans é uma boa opção!

looks de meia estação 02 colete

7 – Jaquetas de couro

Assim como as jaquetas jeans, as jaquetas de couro servem como um ótimo complemento para os outfits de meia estação. Marcada pela década de 50, a jaqueta de couro se tornou tão popular no mundo da Moda que se transformou em uma peça-chave indispensável para qualquer guarda-roupa.

Muito requisitada no frio por ter um material resistente que mantém o corpo aquecido e impede a passagem do vento, a jaqueta de couro dispõe de um diferencial pela sua característica de longa durabilidade que acompanha a Moda ao longo dos anos.

Existe uma série de combinações de estilos que podem incluir o couro para potencializar o seu visual enquanto as temperaturas oscilam durante o dia.

Outra qualidade é a existência de jaquetas confeccionadas com materiais ecológicos, o que garante um consumo mais consciente sem perder o charme do produto e a durabilidade. Então porque não investir em uma jaqueta de couro? Sem dúvidas ela deixará o seu visual mais sustentável e descolado!

looks de meia estação 02 jaqueta de couro

Depois destas sugestões, montar looks para sair de casa durante a meia-estação vai ficar mais fácil. Gostou? Nos conte quais são seus looks favoritos de meia-estação!

Se ainda estiver com dúvidas sobre o que vestir o melhor caminho é pensar na ocasião, em seu estilo e nas características que mais te agradam nas roupas; assim, além de não passar frio ou calor, você com certeza irá arrasar na produção com muito conforto e personalidade!