Moda

Como se vestir bem em eventos corporativos e confraternizações

By  | 

Eventos corporativos e confraternizações costumam ser ocasiões em que o clima sério da empresa é deixado de lado, abrindo espaço para brincadeiras e maior interação entre os departamentos.

Porém, esta pretensa liberdade abre espaço para que muitos funcionários se esqueçam de que estão no ambiente corporativo e cometam verdadeiras heresias ao escolher o que vestir para participar destas festas.

É comum, por exemplo, ver funcionários trajados como se estivessem em um churrasco de família, e não em eventos corporativos e confraternizações organizados por seu local de trabalho.

Pensando nisso, elaboramos um texto com algumas dicas que podem ajuda-lo a não cair nesta armadilha e saber como se vestir bem em qualquer cerimônia do tipo.

Preste atenção ao dress code da cerimônia

Eventos corporativos e confraternizações de empresas costumam especificar em seus convites qual o “dress code” que os convidados devem trajar – trata-se de um código de vestimenta corporativo. Dentre os estilos mais comuns utilizados nestes eventos estão:

Esporte casual

Mais usados em almoços e exposições. Pede roupas do cotidiano, como calças jeans, sapatos casuais ou vestidos leves, com ou sem estampas.

Como se vestir bem em eventos corporativos e confraternizações

Passeio ou esporte fino

Considerado um meio termo entre o estilo esporte e o social, é mais adequado para almoços, apresentações de produtos ou serviços, eventos corporativos muito comuns.

Como se vestir bem em eventos corporativos e confraternizações 2

Passeio completo ou social

Classificado como o mais formal entre as opções de trajes para cerimônias corporativas, este estilo de vestuário se enquadra em jantares, coquetéis, premiações ou comemorações oficiais.

Como se vestir bem em eventos corporativos e confraternizações 3

Black tie ou rigor

Usado em noites de gala, bailes e grandes premiações, eventos onde o glamour deve falar muito alto.

Como se vestir bem em eventos corporativos e confraternizações 4

Fique atento aos detalhes

Algumas vezes, eventos corporativos e confraternizações organizadas por empresas, sobretudo as de pequeno porte, costumam não deixar muito claro a seus colaboradores qual tipo de roupa estes devem vestir nestas ocasiões.

Tais situações deixam margem para as situações mais constrangedoras possíveis envolvendo colaboradores, como funcionárias que escolhem vestidos “sexies” demais ou colaboradores que escolhem trajes muito informais.

Para não errar na escolha, mesmo que o estilo da festa não esteja claro em convites ou documentos formais, o primeiro passo é perguntar a algum funcionário mais experiente se existe alguma regra sobre o tema.

Caso não haja um dress code nestes eventos corporativos e confraternizações, apele para o bom senso.

Por exemplo: homens devem evitar utilizar estampas entre camisas ou gravatas com desenhos temáticos ou de animações, pois nestas ocasiões podem aparecer possibilidades de networking.

Mesmo fora do clima de trabalho, as roupas dos funcionários de uma empresa devem condizer com sua postura profissional. Por isso, é importante que mulheres evitem trajes transparentes ou excessivamente decotados.

Já os homens, além das camisas ou gravatas muito irreverentes também devem fugir de regatas ou bermudas, mesmo que os eventos corporativos e confraternizações ocorram durante o dia.

Cuidado com os acessórios

Embora eventos corporativos e confraternizações possam passar a falsa impressão de informalidade, é preciso cuidado no uso de acessórios. Evite, por exemplos, peças muito chamativas, com muito brilho ou que faça muito barulho.

Homens, por exemplo, devem fugir de peças com tamanho maior ou menor do que sua medida correta, cintos ou sapatos muito usados ou que não combinem entre si, assim como camisas muito velhas ou que destoem completamente do look escolhido.

Como se vestir bem em eventos corporativos e confraternizações 6

No caso das mulheres, opte sempre por acessórios um pouco mais discretos, como brincos de tamanho médio, colares sem tantos brilhos e pulseiras que não se destaquem mais do que a produção completa.

Já para os homens a preferência é por calças de sarja, camisetas ou camisas, dependendo do estilo da festa, mas que sempre os deixem confortáveis e à vontade para participar de um evento mais casual.

Fique atenta à maquiagem

A escolha da maquiagem é tão importante quanto a seleção da das roupas e acessórios adequados para participar de eventos corporativos e confraternizações.

Para não destoar demais das outras convidadas, escolha cores mais discretas, que harmonizem com a roupa que esteja utilizando, como rosa, vermelhos menos vivos ou tons de pele.

Como se vestir bem em eventos corporativos e confraternizações 5

Escolha também com cuidado o penteado. Opte por produções mais sóbrias, sem muitos brilhos ou produções muito elaboradas, pois estes eventos costumam primar pela discrição.

Se interessou pelo assunto? Quer saber mais e sanar outras duvidas acerca do seu visual? baixe o e-book da Consultora Fernanda Fuscaldo é possível ter acesso a um conteúdo exclusivo, que certamente poderá lhe ajudar e muito na hora de apostar no seu visual de trabalho!

Com estes cuidados, não errar na escolha da roupa ao participar de eventos corporativos e confraternizações se torna muito mais fácil.

 

NO QUE INVESTIR PARA TER BONS LOOKS ESPORTE CASUAL?

Para ter esse tipo de look que como já citado pode ser usado no cotidiano você deve investir em peças,

  • Jeans: O jeans é uma das peças coringas para você montar esse tipo de look! Ele pode ser em diversas lavagens, podendo ser branco, preto ou mesmo em tons de jeans. A única coisa que pode não ser tão legal aqui são calças rasgadas demais! Elas podem passar um impressão não tão bom, mesmo que o ambiente seja mais descontraído ainda é um evento da sua empresa. Portanto o jeans básico não tem erro.
  • Blusinhas: As blusinhas é outra peça chave pra você compor looks no estilo esporte casual. Elas não precisam se der algodão (mas também podem ser), você pode optar pela seda, ou por outros tecidos! E se você não quiser das blusinhas mais básicas, ou achar que o look vai ficar básico demais, que tal apostar nas peças com aplicações, como bordados e pedras? Eles tiram o básico de qualquer look.
  • Sapatos: O sapato nesse caso pode ser um tênis, dependendo do evento que estamos falando e da empresa que estamos nos referindo! Se não sente – se a vontade para ir assim na sua empresa não há problemas. Há diversos sapatos que podem servir para dias como esse, como sapatilhas, botinhas com ou sem salto, sandália aberta, sandália Anabela, etc.

 

Depois das nossas dicas a conclusão que nós temos é que esse tipo de look é um dos mais fáceis de serem compostos, pois realmente temos todas as peças em nosso guarda – roupa! E se o evento pede algo mais casual fica até mesmo estranho chegar lá arrumada demais, né? Se arrume na medida para o evento proposto.

E para finalizar se tiver um dia mais frio jaqueta jeans, ou de couro não tem erro!

 

DICAS PARA LOOKS PASSEIO OU ESPORTE FINO

A nossa primeira dica é que você tenha em mente que o look ainda não é uma superprodução mas requer mais capricho! Podendo fazer com que você aposte em um jeans, mas diferente do estilo casual, um jeans mais liso com tons mais sóbrios.

Mas não é somente o jeans que pode dar conta desses eventos, no caso você pode utilizar vestidos básicos, sabe aquele bom e velho preto? Ou até mesmo de outra cor. A dica aqui é ser um tecido mais arrumadinho, e ter cuidado no comprimento, o vestido que você saí para dançar com as amigas não pode ser o mesmo para uma ocasião de trabalho. Pra encontrar excelentes modelos, nós sempre indicamos a seleção de vestidos da Posthaus.

Camisas com um tecido mais nobre também podem cumprir bem o seu papel nesse look, você pode combinar essas camisas com calças de alfaiataria ou calça flare, por exemplo, se não tiver essas peças no guarda roupa opte pelo jeans da primeira sugestão.

As camisas também vão ficar lindas com saias! Nesse caso a saia tem que ser um pouco mais elegante, como a saia reta ou a saia lápis, por exemplo, a regra do vestido é a mesma, se atentar sempre no tamanho! A saia plissada também pode cair bem para esse tipo de evento, dando um ar mais feminino ao look.

O blazer é outra peça chave para esse tipo de look, tem como errar vestido um blazer bonito? Por isso na hora de investir na peça é importante que você invista em cores neutras, e mais do que isso, em um blazer com um bom caimento! Isso significa que para usar nessas situações o blazer não pode ser apertado demais, e nem largo demais.

E como o conforto também é importante nesse tipo de look a nossa sugestão de sapatos para que a composição seja feita é utilizar um bom salto, ou mesmo uma sapatilha, afinal, tem como sentir – se elegante sim mesmo com sapatilhas! Elas podem ser de um modelo mais trabalhado.

Mesmo optando pelo conforto nesse caso você não pode nem pensar em tênis, ou até mesmo em rasteirinhas.

E muitas pessoas tem dúvidas em relação ao vestido longo. Usar ou não usar no esporte fino? A nossa dica é que você faça uso sim do vestido longo se for sua vontade, mas tem que ter cuidado para não exagerar. Por isso escolha um vestido mais fluido, mais leve, com uma malha menos impessoal, como por exemplo, o vestido chemise.

A intenção aqui não é parecer que está indo para uma grande premiação de cinema, por isso é preciso um pouco de cuidado para o longo.

E para quem está nessa vibe mais longa pode utilizar os macacões de alfaiataria, eles dão mais estilo e não deixam de ter a pegada do traje que a festa exige. Esse macaco pode também ser curto, e ser utilizado com uma jaqueta em cima por exemplo. Aqui também vale tomar cuidado com o cumprimento.

 

DICAS PARA LOOKS BLACK TIE OU RIGOR

Como colocamos esses looks são ideias para momentos onde o glamour pode falar mais alta por isso você pode apostar em vestidos com detalhes bordados ou até mesmo detalhes brilhantes como pedras e paetês! Essas aplicações podem estar onde você escolher do vestido, geralmente ficando com um ar mais chique nos ombros e na região do colo.

Nesse caso os vestidos devem ser longos daqueles que cobrem o pé mesmo! mas nem por isso deixe de fazer uma escolha legal para o sapato, pois ele pode aparecer quando você estiver andando. A escolha do salto para essas ocasiões deve ser feita de forma cautelosa, já que é preciso juntar beleza mas também conforto.

E as fendas, será que elas podem ser usadas em eventos de gala da empresa? A nossa resposta é que sim, as fendas podem ser usadas! Mas é preciso ter cautela, sabemos que as fendas vieram para dar um ar mais sexy ao look, e por isso devem ser dosadas, nesse caso você não pode abusar muito do tamanho, ok?

Para os vestidos de fendas é preciso ter um cuidado maior na hora da escolha do sapato, afinal, ele vai fazer parte do look de forma efetiva.

Outro vestido longo que você pode apostar é o do estilo ‘’decote cruzado’’ principalmente com alças diagonais, mesmo o vestido tendo um decote as alças faz com que fique super discreto. Esse modelo cai muito bem ao corpo, e combina com a ocasião por ser chique mas ao mesmo tempo não é ousado demais.

O vestido tomara que caia é outro que você deve investir, esse vestido fica bom para os mais diversos corpos, e é sexy sem ser vulgar, justamente o que a ocasião pede! O vestido deixa somente o colo a mostra, por isso nesse caso você pode apostar em um colar daqueles.

 

O QUE NÃO VESTIR DE JEITO NENHUM EM EVENTOS CORPORATIVOS E CONFRATERNIZAÇÕES?

 

Independente do dress code do evento você não pode vestir de jeito nenhum,

 

  • Transparência: Adoramos aquela moda onde a blusa deixa aparecer o sutiã mas nem pense em usar algo do tipo no evento da sua empresa, ok?
  • Decote: As mulheres tem que tomar muito cuidado com o decote, principalmente se optarem por uma parte de cima em V;
  • Roupas curtas: Muitas pessoas vão com a mesma roupa que saem pra balada em eventos corporativos, definitivamente não dá! Mesmo que o intuito seja se divertir a proposta aqui é outra, então se for optar por saias, shorts, ou vestidos sempre abaixo do joelho, combinado?
  • Chinelos: Ao menos que a festa seja na piscina você NUNCA deve ir a qualquer evento da empresa de chinelo, mesmo se o seu chefe falar que é algo mais casual vista um tênis ou sapatilha;
  • Cuidado com os exageros: Seja qual for o look escolhido cuidado para não exagerar na produção, lembre – se muitas vezes menos é mais.

 

Gostou? Deixe seu comentário!