Viagem

Arte em Londres

By  | 

Museus e galerias para aproveitar a arte em Londres

Uma das coisas que mais me chamaram atenção no intercâmbio foi a variedade de museus e galerias. A arte em Londres é um segmento muito valorizado o qual possibilita tanto exposições fixas, quanto temporárias.

São tantas informações e mostras imperdíveis que fica difícil saber por onde começar. Londres tem disso, pois é um lugar completamente envolvido com a cultura, moda e arquitetura. Além disso, não só o conteúdo dos museus e galerias são marcantes, mas também as construções e exibições a céu aberto que a cidade proporciona.

Todos esses fatores tornam Londres uma cidade fortemente ligada as questões artísticas. Por isso, para os apreciadores de arte, arquitetura e moda no geral, é possível se maravilhar a cada esquina, ter mais curiosidade a cada museu e aguçar o senso crítico e reflexivo.

Durante a minha estádia, conheci alguns lugares que me chamaram bastante atenção. Caso você esteja com viagem marcada para Londres, não deixe de visitar esses lugares.

Tate Britain

Este museu é basicamente um espaço com exposições de obras, em sua maioria, nacionais. O museu apresenta a maior coleção de arte britânica no mundo com trabalhos de Blake, Constable, Epstein, Gainsborough, Gilbert and George, Hatoum, Hirst, Hockney, Hodgkin, Hogarth, Moore, Rossetti, Sickert, Spencer, Stubbs e Turner. Nele é possível encontrar quase 60 mil trabalhos, todos selecionados pelos curadores para destacar os mais importantes artistas do Reino Unido. Ele também conta com exibições fixas e mostras temporárias.

Tate Britain- escada_r1_c1

Horários de visitação: Diariamente, das 10h às 18h (entrada até as 17h15). Na primeira sexta-feira de cada mês, o museu fica aberto até as 22h. Nos dias 24, 25 e 26 de dezembro, não abre.

Endereço: Millbank, London SW1P 4RG

Estação de metrô: Pimlico, Victoria line

Entrada: Gratuita

Victoria and Albert Museum

Para os apreciadores de moda e design, o V&A é encantador. Ele é o maior museu de artes decorativas e design do mundo, pois possui uma coleção de aproximadamente 4,5 milhões de objetos. Nele é possível encontrar desde roupas ligadas a história da moda, até acessórios decorativos como tapetes. Além disso, há pinturas, esculturas, gravuras, joias e fotografias. O nome do museu é uma homenagem à Rainha Victoria e ao Príncipe Albert, grandes admiradores das arte e do design.

Victoria and Albert _r1_c1

Horários de visitação: 10h às 17h45 diariamente

Endereço: Cromwell Road London SW7 2RL

Estação de metrô: South Kensington (Piccadilly, District e Circle Lines)

Entrada: Exposição principal gratuita (mostras especiais podem ser cobradas)

Saatchi Gallery

Apesar de ter visitado museus um tanto tradicionais, também conferi uma exposição na Saatchi Gallery. Ela é uma galeria de arte contemporânea que apresenta o trabalho de jovens artistas os quais são considerados invisíveis ou não conhecidos no Reino Unido. Vale muito a pena conferir, pois apresenta obras com conteúdo reflexivo muito forte. O interessante, é que muitos artistas que exibem nessa galeria, são desconhecidos, não apenas para o público em geral, mas também para o mundo da arte comercial. Basicamente a Saatchi Gallery serve como uma introdução de jovens artistas no mundo.

Saatchi Gallery- 20_r1_c1

Horários de visitação: 10h às 18h diariamente

Endereço: Duke of York’s HQ, King’s Road, SW3 4RY

Estação de metrô: Sloane Square ou Victoria

Entrada: Gratuita

Obviamente há inúmeros museus em Londres, como a National Gallery, o British Museum, entre outros. No entanto, em apenas um mês, ainda mais estudando, é bem difícil conhecer tudo, mas vale a pena ficar de olho nas exposições e selecionar os que mais chamam atenção.

Gostou das dicas? Deixe seu comentário!