Faculdade

A importância do Sketchbook

By  | 


A importância do Sketchbook na vida do estudante e do designer de moda

Ao começar o curso de design de moda uma das primeiras coisas que são apresentadas aos alunos é o sketchbook. Ele é basicamente um caderno de desenho, normalmente em tamanho A5 que, provavelmente, irá caminhar junto à pessoa até o final do curso. Entretanto, o intuito de tê-lo não está restrito as atividades acadêmicas, pois a intenção é torná-lo uma ferramenta de trabalho do futuro designer.

Desde o primeiro semestre nós somos incentivados a desenhar, independente se temos habilidades ou não. O intuito é fazer dele um meio de experimentação. Desenhar com diferentes materiais, tentar novas técnicas e, principalmente, anotar referências. É a ferramenta que temos para treinar o máximo possível sem medo de errar.

A importância do Sketchbook 1

Foto – Moda de Departamento

Apesar de ser algo totalmente pessoal, o sketchbook é avaliado todo final de semestre. A partir dele os professores conseguem visualizar a evolução de nossas habilidades e a criação de um estilo próprio. Normalmente ele possui um grande peso na nota final, pois são inúmeros desenhos a serem feitos.

Neste semestre (terceiro) a professora está passando toda semana três palavras diferentes e com base nelas precisamos desenhar. Não necessariamente é preciso ser algo concreto, pode ser literalmente o que desejarmos. Seja abstrato ou figurativo a intenção é desenhar muito e entregar o sketchbook cheio.

A importância do Sketchbook 2

Foto – Moda de Departamento


Minha experiência com o sketchbook

Particularmente tenho minha fases com o sketch. As vezes me sinto bem desenhando, outras nem tanto e algumas desenho mais por obrigação. Mesmo assim não posso negar, após criar o hábito de desenhar nele a minha criatividade aumentou. Quanto as habilidades técnicas não sei se houve alguma evolução, mas pelo menos estou exercitando meu traço.

Acredito que esse vai ser um dos últimos semestres os quais iremos ter diversas aulas de desenho, mas pretendo continuar minhas atividades no sketchbook. Até porque faço inúmeras colagens para cobrir as manchas de tinta e canetinha das folhas, e também porque gosto. Espero manter esse ritmo de produção por um bom tempo, pois acho interessante ter um objeto pessoal de desenvolvimento de imagens e ideias.

A importância do Sketchbook 3

Foto – Moda de Departamento

Enfim, o sketchobook é um objeto primordial na vida de um designer de moda. Ele serve como ferramenta que promove ideias de cores, desenhos, tecidos, materiais e uma infinidade de elementos que colaboram para o desenvolvimento de uma coleção. O sketch também transmiti a identidade criativa e visual do designer que faz com que ele tenha sua própria linguagem e marca.


Gostou? Deixe seu comentário e, caso você também tenha um sketch, me conte suas experiências de desenho com ele!