Comportamento

Hidratação para pele: aproveite o tempo em casa

By  | 

A pandemia não é desculpa para que você não se preocupe com a hidratação da sua pele. Pelo contrário, agora que você tem mais tempo, este pode ser um grande incentivo para que você aprenda como hidratar a pele em casa.

Para te ajudar nessa tarefa, preparamos este artigo para que você consiga identificar qual é o seu tipo de pele (normal, oleosa, seca ou mista), como fazer para manter a hidratação da pele em casa. Incluímos também uma dica bônus, para você se cuidar ainda mais nesse período atípico que estamos vivendo. Confira!

Qual é o seu tipo de pele?

Antes de iniciar qualquer tipo de hidratação para a sua pele, é preciso primeiro conhecer que tipo de pele você tem. Isso porque existem  produtos específicos para cada uma delas. 

Por exemplo, se a sua pele é oleosa, é preciso utilizar produtos adstringentes. Por outro lado, se a sua pele é seca, a recomendação é utilizar produtos com alto poder de hidratação.

Veja a seguir as características de cada um dos tipos de pele e descubra em qual deles você se encaixa.

Pele normal

A pele normal é também chamada de pele balanceada. Quem tem esse tipo de pele não possui áreas mais ressecadas, ou mesmo áreas em que haja maior produção de sebo. Além disso, no rosto, os poros não são evidentes e a pele apresenta um brilho e coloração natural.

Pele seca

Uma das principais características que a pele seca possui é que ela é incapaz de reter água. O resultado disso é que a pele fica com uma aparência áspera, parecendo estar esticada, sem brilho e com um aspecto de apagada.

É possível até mesmo ver áreas mais esbranquiçadas, principalmente nas regiões dos cotovelos, joelhos e em diversos pontos do rosto. Em casos mais graves ocorrem até mesmo rachaduras e sensibilidade.

Pele oleosa

Já a pele oleosa é caracterizada pela alta produção de sebo, fazendo com que a pele fique com um aspecto brilhoso. Quem tem esse tipo de pele no rosto, é possível observar que os poros são bem aparentes. Vale ressaltar que a pele oleosa não ocorre apenas no rosto, mas sim em todo o corpo.

Pele mista

O último tipo de pele é a mista. Neste caso há uma combinação de regiões em que a pele é mais seca e outros locais em que a pele produz mais sebo, deixando-a com aspecto de pele oleosa. Quem tem pele mista no rosto, a pele da chamada zona T (testa e nariz) são os locais em que há maior produção de sebo.

Como fazer a hidratação para pele em casa

É importante dizer que a pele atua como uma proteção do organismo. Portanto, manter a  hidratação da pele não é apenas uma questão estética, mas também uma forma de garantir um organismo mais saudável.

Além disso, para conseguir obter melhores resultados, é fundamental que você utilize produtos que sejam adequados para o seu tipo de pele.

E isso é válido para todas as etapas da hidratação. Falaremos mais delas a seguir.

E por mais que seja comum que as pessoas pensem somente na pele do rosto quando falamos em hidratação. Entretanto, o corpo também requer cuidados. Veja a seguir como fazer a hidratação para a pele.

Rosto

Na hora de fazer a hidratação da pele do seu rosto, é importante que você siga algumas dicas. Elas são bastante simples e podem facilmente serem feitas em casa. Veja o passo-a-passo:

  1. Lave o seu rosto utilizando um sabonete específico para o seu tipo de pele;
  2. Em seguida, enxágue com bastante água fria. Não utilize água quente, já que ela contribui para o ressecamento da pele;
  3. Seque a pele com uma toalha macia;
  4. Utilize um hidratante específico para o seu tipo de pele. Peles mais secas requerem hidratantes mais fortes, enquanto que peles oleosas pedem hidratantes em gel. Aplique o hidratante com movimentos circulares e não se esqueça do pescoço;
  5. Dermocosméticos (cremes anti-ruga, por exemplo) e protetores solares podem ser aplicados após a hidratação.
Esfoliação

Corpo

Para conseguir uma boa hidratação no seu corpo todo o procedimento também é bastante simples e muito semelhante ao realizado para o rosto. Confira o passo-a-passo a seguir:

  1. Durante o banho higienize a pele com um sabonete adequado para o seu tipo de pele. Peles mais desidratadas pedem um sabonete que tenha um poder de hidratação maior. Mas, se a sua pele for seca, então utilize um sabe adstringente;
  2. Faça a remoção das células mortas utilizando uma bucha vegetal, sempre com movimentos circulares;
  3. Enxágue a pele. Evite tomar banhos muito quentes, já que ele pode danificar e ressecar ainda mais a sua pele;
  4. Segue a pele completamente utilizando uma toalha macia;
  5. Faça a aplicação do hidratante corporal. É fundamental fazer isso logo depois do banho, já que a pele absorve melhor o hidratante neste período.

Outros cuidados com a sua pele

Se você quer ter uma pele saudável, além da hidratação é fundamental que você fique atento a outros hábitos diários.

O primeiro passo para conseguir uma pele bem hidratada é consumir pelo menos 2 litros de água por dia.

Apenas com essa simples medida você já conseguirá uma pele mais bonita e um organismo funcionando melhor.

Outro ponto bastante importante é com relação a maquiagem. Sempre que você usar é fundamental que ela seja completamente removida ao final do dia, por mais cansada que você esteja. Use um removedor de maquiagem, em seguida lave com o sabonete que você já usa normalmente e seque com uma toalha macia.

Vale lembrar também que o uso de protetor solar é fundamental. E isso é válido não apenas para quem está disposto diretamente ao sol, mas também para as pessoas que trabalham em locais com iluminação artificial.

Portanto é fundamental que você utilize protetor solar diariamente. Se preferir,  opte por os produtos de maquiagem que já possuem protetor em sua formulação. 

Por mais tentador que seja, evite espremer espinhas e cravos. Isso além de machucar o seu rosto, ainda pode causar inflamação local. O melhor é passar um adstringente e manter o local limpo.

Cuidados com a pele

E por último, mas não menos importante, é recomendado fazer a esfoliação da pele pelo menos uma vez por semana. Isso ajuda a remover as células mortas e deixar a pele ainda mais bonita. Mas lembre-se de escolher produtos que sejam adequados para o seu tipo de pele.

Não cuide só da pele, vista as roupas mais confortáveis para ficar em casa

Por mais que você esteja trabalhando de casa e seja importante manter uma rotina, aproveite o momento para dar ao seu corpo um descanso das roupas apertadas.

Roupas muito justas não deixam a pele respirar direito, podendo resultar em diversos problemas de pele.

Portanto, já que você não vai precisar se arrumar tanto para aquela reunião ou mesmo para encontrar os seus colegas de trabalho, que tal utilizar um estilo mais casual? Dê preferências às saias, calças legging ou mesmo aquela calça de moletom que você geralmente uso apenas para descansar.

Reservar um momento para cuidar de si durante essa pandemia é fundamental para manter corpo e mente saudáveis. Aproveite também para hidratar o seu cabelo ou fazer exercícios em casa.