Comportamento
4 procedimentos estéticos feitos pelo dentista
Cuidar do sorriso é algo que todos devem fazer, pois, além de manter a saúde bucal em dia, é possível garantir também um sorriso branco e bonito
Antigamente, a odontologia se baseava apenas em cuidar dos dentes e da saúde oral utilizando o tratamento dentário, mas hoje em dia isso mudou e a área atuação do dentista conta com muitos outros procedimentos.
Após a permissão do Conselho Federal de Odontologia, em 2016, os dentistas começaram a realizar alguns procedimentos estéticos no rosto que visam a harmonização facial, com isso as pessoas puderam investir em técnicas menos invasivas e com preço mais em conta.
Se você quer saber quais são eles e qual a finalidade de cada um continue acompanhando o nosso conteúdo!
Índice de Conteúdo
Aplicação de toxina botulínica
Conhecida como botox, a aplicação de toxina botulínica é um dos procedimentos mais procurados pelas pessoas.
Ele pode ser aplicado em pequenas quantidades para corrigir problemas de assimetria facial e sorriso gengival – função terapêutica e para função estética, como sorriso assimétrico, linhas de expressão e depressão nos cantos da boca.
O produto proporciona o relaxamento do músculo onde foi aplicado, impedindo que a musculatura se contraia.
Os efeitos colaterais estão relacionados a injeção local e podem ser dor ou edema em torno da região. Para quem deseja usar maquiagem após algumas horas do tratamento, cuidado! O produto deve ser passado sem pressionar ou massagear a pele.
É importante lembrar que, mesmo sendo um procedimento simples, a aplicação do botox necessita de conhecimentos técnicos e específicos para que o resultado seja de acordo com o desejado.
Preenchimento labial
O preenchimento labial tem o objetivo de delinear seu contorno e aumentar o volume ou projetá-los. A aplicação é feita com uma agulha ou cânula para a introdução das substâncias que proporcionam o resultado desejado pelo paciente e indicado pelo dentista.
O tratamento estético possui três tipos: os temporários, os semi-permanentes e os permanentes. Conheça um pouco mais sobre cada tipo:
Temporários
O preenchimento temporário é feito com ácido hialurônico, considerado um ácido seguro e totalmente aceito pelo nosso organismo, ele é o tipo mais indicado pelos profissionais.
Além dele, é possível utilizar também a gordura autógena, que inclusive, pode ser retirada do nosso próprio corpo, como por exemplo, de regiões como o culote e face interna do joelho.
No entanto, pode não ser tão positivo fazer o procedimento utilizando gordura. Isso acontece pois, ao utilizar esse material, o corpo acaba absorvendo 30% a 40% do enxerto, mantendo apenas e o que restar.
O procedimento é iniciado com a aplicação de anestesia sob os lábios e após alguns minutos a substância é injetada com uma agulha ou microcânula. O resultado tem duração de seis a 12 meses, dependendo da marca do produto.
Semi-permanentes
Estes são feitos com hidroxiapatita de cálcio e poli lactona e não são indicados para o uso nos lábios pois podem provocar a formação de granulomas e nódulos.
Permanentes
Vale destacar que este também não é o mais indicado para os lábios. Nesse caso, o procedimento é feito com silicone, PMMA ou metacrilato, substâncias completamente sintéticas, que não são produzidas pelo corpo.
Os materiais podem causar reações imediatas ou tardias, pois não conseguem ser absorvidas pelo organismo.
Agora que você já conhece os tipos, chegou a hora de saber quando o preenchimento labial é indicado:
- Para quem não se sente satisfeito com o pequeno volume labial;
- Para pessoas incomodadas com os sinais de envelhecimento;
- Para quem passou por algum tratamento dentário e perdeu volume na projeção do lábio.
Caso você se encaixe em algum desses tópicos procure um especialista que possa esclarecer melhor o processo para você e te mostrar fotos do procedimento de preenchimento labial antes e depois que ele já realizou.
Assim, é possível escolher um dentista preparado, de confiança e que te proporcionará um ótimo resultado!
Bichectomia
A lipoplastia facial, ou bichectomia, é um método cirúrgico de harmonização orofacial feito para reduzir as bochechas, deixando o rosto mais magro, fino e alongado.
O procedimento visa a retirada total ou parcial das bolas de Bichat, estruturas gordurosas que ficam localizados entre o maxilar e a mandíbula e dão o formato arredondado ao rosto.
O tratamento é indicado para pessoas com bochechas muito grandes, com o formato do rosto muito arredondado, volume pouco definido, pouca definição da mandíbula ou que apresentam traumas e dores na mucosa, decorrentes de mordidas constantes.
No entanto, é fundamental que o paciente passe por uma avaliação profissional antes de qualquer coisa, para saber se deve ou não realizar o tratamento.
Pessoas com o rosto magro e fino não devem realizar a cirurgia pois podem sofrer com o envelhecimento precoce. Também existem outras contraindicações como quem faz o uso de radioterapia ou quimioterapia, têm deficiências de coagulação ou gestantes, por exemplo.
A cirurgia é considerada minimamente invasiva, tem duração entre 30 minutos e uma hora e pode ser feita com anestesia local. Após a remoção das bolas de Bichat o profissional a sutura e, após 7 dias o paciente precisará fazer a remoção dos pontos.
O resultado pode ser visto rapidamente. Em aproximadamente 15 a 20 dias é possível observar as primeiras alterações e o resultado total pode ser notado em 90 dias.
Cirurgia plástica gengival
Quando falamos em sorriso bonito, muitas pessoas pensam nos dentes brancos e alinhados, mas existe uma técnica capaz de deixá-los ainda mais harmônicos, a cirurgia plástica gengival.
Ela consiste na correção de tamanho (excesso ou retração) ou contorno da gengiva, onde o dentista pode modificar o tamanho, desalinhamento, contorno e até mesmo a espessura da gengiva.
A técnica também é utilizada em etapas anteriores de outros procedimentos estéticos feitos por dentistas, como por exemplo os de colocação de lentes de contato dental e facetas de porcelana.
Existem diferentes métodos de para realizar a plástica na gengiva, então, tudo dependerá do problema a ser resolvido, mas de maneira geral, o cirurgião-dentista basicamente descola a gengiva e retira o tecido com o bisturi.
Existem uma série de orientações pós-operatório, algumas delas são: tomar a medicação prescrita pelo dentista, realizar bochechos com a medicação indicada, não consumir alimentos ou bebidas sólidos e quentes, não realizar atividades físicas, entre outras.
Precauções antes de qualquer procedimento
Ao decidir fazer alguns tipos de procedimentos com o dentista, é preciso que antes você consulte outros profissionais que trabalham com as técnicas e também um especialista em fonoaudiologia.
Isso não é somente para você escolher a pessoa mais capacitada, mas também para garantir que os procedimentos estéticos não interfiram em outras regiões do rosto, fala, deglutição e mastigação, por exemplo.
Eles podem fazer uma avaliação e, além disso, pedir alguns exames. E, para que isso não pese muito no seu bolso, o ideal é que tenha um convênio odontológico e médico.
Dessa maneira, você se certifica de que não está cuidando apenas da aparência, mas da sua saúde no geral também.
0 comments