Comportamento

Como combinar maquiagem com a roupa

By  | 

Você sabe como combinar maquiagem com a roupa? Essa é uma das maiores dúvidas tanto de pessoas que se interessam pelo tema, como dos maquiadores profissionais iniciantes.

Afinal, a harmonização das cores é muito importante para garantir o resultado perfeito do look e embelezar ainda mais as mulheres para eventos especiais e momentos importantes.

Mas, como é possível fazer isso de forma simplificada? Acredite:  é mais fácil do que você imagina.  Porém, antes de entrarmos nas dicas de combinação, precisamos antes explicar o conceito de colorimetria.

O que é colorimetria?

Basicamente, a colorimetria é o estudo das cores. A teoria consiste, principalmente, na relação das cores primárias e a origem de novas cortes de acordo com a sua mistura.

Na maquiagem, a colorimetria é utilizada não apenas para encontrar combinações, mas também para anular manchas de melasmas, rosácea, espinhas e olheiras.

Ou seja, é um estudo muito importante no universo da beleza!

Colorimetria

Dentro da colorimetria, temos o círculo cromático. Por sua vez, essa roda de cores representa as cores primárias, secundárias e terciárias. Elas são distribuídas em um disco e divididas entre quentes e frias, da seguinte forma:

  • Cores primárias: azul, vermelho e amarelo;
  • Cores secundárias: verde, laranja e roxo – surgem a partir da mistura das cores primárias;
  • Cores terciárias: oliva, violeta, turquesa, e outras – são formadas pela mistura de cores primárias com cores secundárias.

Para saber como combinar maquiagem com a roupa e as características pessoais de cada mulher, podemos considerar ainda a colorimetria de acordo com o tom de pele da pessoa. Dessa forma, peles mais amarelas são consideradas quentes, enquanto peles mais rosadas são consideradas frias. Existem ainda os tons neutros, que ficam no meio termo entre os dois polos.

Então, ao pensar na colorimetria aplicada para o tema do artigo de hoje, temos esses dois conceitos importantes:  o subtom de pele da pessoa (quente x frio) e o círculo cromático. Primeiro, vamos falar sobre este último. 

Como combinar maquiagem com a roupa: cores análogas e complementares

Quando um maquiador profissional vai fazer uma maquiagem em sua cliente, ele pode escolher entre algumas opções de combinações de cores. São elas:

Cores complementares

As cores complementares são dispostas de frente para a outra no círculo cromático. Ou seja, o azul, por exemplo, é complementar ao laranja, o verde ao vermelho e o amarelo ao roxo.

Ao combinar cores complementares, criamos a sensação de contraste. Portanto, é possível descobrir como combinar maquiagem com a roupa de uma forma que as cores chamem a atenção e sejam mais atraentes e sexy.

Nesse exemplo, um vestido vermelho poderia ser contrastado com um olho verde e um batom também avermelhado.

Agora, se você quer algo mais sutil, você pode optar pela combinação análoga.

Cores análogas

Já as cores análogas são aquelas que estão lado a lado no círculo cromático. São exemplos:

  • Roxo, azul e verde;
  • Amarelo, laranja e vermelho e;
  • Vermelho, roxo e azul.

São inúmeras as possibilidades de uso de cores, tanto complementares como análogas. Porém, neste último caso, o uso da combinação análoga resulta em algo mais harmonioso e sem tanto contraste.

O mesmo vestido vermelho poderia ser combinado com um blush alaranjado, por exemplo. Dessa forma, a paleta de cores do look seria muito próxima e harmoniosa, chamando a atenção com delicadeza.

Como combinar maquiagem com a roupa: subtom da pele

Outra coisa importante a ser considerada é o subtom da pele. Quando alguém com o subtom quente usa cores frias, essa pessoa corre o risco de ficar “apagada”. Imagine o caso da cantora Beyoncé, que tem o subtom da pele quente, com um batom e um vestido rosa claro. A combinação não faria jus às suas características pessoais e poderiam criar a sensação desarmonia.

Combinar maquiagem com roupa

Portanto, é muito importante considerar isso na hora de escolher as suas roupas e a maquiagem.

Tome muito cuidado com o contraste de cores para garantir que sua beleza seja realçada, e não ofuscada!

Agora que você já entendeu mais sobre a teoria das cores e a importância da coloração, vamos apresentar algumas dicas para você nunca mais errar na escolha.

3 dicas de como combinar maquiagem com a roupa

Considere a cor da roupa

Antes de começar a fazer a maquiagem, você deve pensar na cor da roupa que você pretende usar. Afinal, esse geralmente é o primeiro passo no qual pensamos quando queremos sair para algum lugar, certo?

Dessa forma, a escolha da roupa vai ditar o que você deve fazer na maquiagem. Aí, podemos passar para o próximo passo.

Lembre-se de todos os aspectos da maquiagem

É muito comum pensarmos nas cores da maquiagem apenas como a cor dos olhos e do batom. Porém, o tom do blush, do iluminador e até mesmo do pó compacto escolhido podem influenciar no resultado final.

Nunca se esqueça de que, para criar harmonia, o ideal é que você use cores análogas. Portanto, um ótimo exemplo de combinação seria o seguinte:

  • Vestido vermelho;
  • Iluminador dourado;
  • Blush e sombra alaranjado e;
  • Batom vermelho.

Agora, para criar contraste, você pode apostar nas cores análogas. Dessa forma, poderíamos considerar o seguinte look:

  • Vestido vermelho;
  • Olho verde;
  • Blush rosado frio e;
  • Batom vermelho.

Vale ressaltar que essas são apenas algumas sugestões e você pode brincar com as cores para encontrar aquelas que mais te favorecem!

Não se esqueça das joias!

Por último, não podemos nos esquecer também das joias e acessórios. Nesse caso, você pode usar a teoria das cores quentes e frias. Como regra geral, temos os brincos e colares dourados como quentes, enquanto a prata representa o frio. 

Combinar maquiagem com acessórios

Logo, a mesma teoria é válida para a escolha. Se Beyoncé quiser contrastar o seu tom de pele com um brinco, ela deve optar pela prata. Agora, se ela quer criar harmonia, o ideal é escolher o dourado.

Viu só como o estudo das cores é importante, mas aprender como combinar maquiagem com a roupa pode ser mais fácil do que você acreditava? Agora, basta apostar em suas combinações favoritas e arrasar no próximo look!

Caso você ainda tenha dúvidas sobre o tema, deixe seu comentário no espaço abaixo. Aproveite também para compartilhar o artigo nas redes sociais.