Comportamento
Conheça as curiosidades da estética orofacial
A odontologia tem se expandido muito, ligando-se às tecnologias e também ao ramo da estética. Pensando nisso, entender do que se trata, bem como conhecer as curiosidades da estética orofacial acabou se tornando algo muito necessário.
Hoje em dia, a odontologia não cuida apenas dos dentes dos pacientes, mas também de todo o seu rosto, criando sorrisos e faces mais harmônicas.
Assim, a estética orofacial, também conhecida como harmonização orofacial, faz parte da realidade de diversos consultórios odontológicos.
Isso garantirá uma harmonização dental, funcional e rejuvenescendo o rosto dos pacientes. Ademais, o procedimento tem como objetivo algumas soluções, por exemplo:
⦁ Restauração da mastigação;
⦁ Diminuir dores de cabeça;
⦁ Estimular a respiração pelo nariz;
⦁ Corrigir a posição dos dentes.
Inclusive, diversos procedimentos estéticos odontológicos vêm ganhando fama, por exemplo, a aplicação de lente de contato dental, fornecendo um alinhamento na face dos dentes, deixando-os brancos e sem qualquer imperfeição.
Contudo, algumas dúvidas podem surgir antes de realizar os procedimentos de harmonização, por exemplo, se é necessário utilizar aparelho fixo antes, sendo que a resposta é negativa.
Isso porque nem sempre é necessário o uso do aparelho antes dos procedimentos de harmonização e outras medidas podem ser adotadas.
Entretanto, em algumas situações, a posição dos dentes vai influenciar o resultado final do procedimento, por isso, o ideal é passar por um acompanhamento com um dentista para avaliar a necessidade do uso de um aparelho dental invisivel.
É importante ressaltar, ainda, que alguns procedimentos não são definitivos, e duram cerca de 6 meses a um ano, a depender do organismo de cada paciente.
Quem pode fazer os procedimentos orofaciais?
Nem todas as pessoas podem e devem realizar esses procedimentos. Por isso, existem pequenas contraindicações, por exemplo, para crianças, mulheres grávidas ou pessoas que possuam sensibilidade às substâncias utilizadas durante o procedimento.
Em todos os casos, é de extrema necessidade que um profissional da área seja consultado, principalmente para garantir que tudo ocorra da melhor forma, evitando possíveis problemas ou dores de cabeça.
Como o dentista atua nestes procedimentos?
Os dentistas que podem atuar no ramo de harmonização facial são os cirurgiões dentistas, especialistas em implante dentario, desde que passem por uma pós graduação ou especialização.
Nestes cursos eles aprendem sobre a harmonização orofacial e sobre os demais procedimentos estéticos que podem ser feitos, além é claro de entenderem as recomendações e contraindicações de cada procedimento, passando clareza e segurança para seus pacientes.
Ademais, esses procedimentos podem ser feitos por dentistas, pela autorização do Conselho Federal de Odontologia (CFO), principalmente para o uso da toxina pelos cirurgiões dentistas para fins funcionais e estéticos.
Procedimentos que compõem a estética orofacial
A estética orofacial engloba diversos procedimentos da harmonização, equilibrando o rosto do paciente, criando traços muito mais bonitos e uma autoestima mais elevada.
Então, indo muito além de apenas um clareamento dental e criando um sorriso muito mais bonito para os pacientes. Aqui listamos alguns dos procedimentos mais comuns, confira:
Botox
A aplicação da toxina botulínica age na musculatura do organismo, paralisando algumas regiões do músculo, fazendo com que imperfeições sejam corrigidas, por exemplo, as temidas rugas e a flacidez.
Ácido hialurônico
Assim como o botox, esse ácido corrige as marcas do rosto, como o “bigode chinês”. Mantendo a pele lisa, hidratada e elástica.
Ácido deoxicólico
Esse ácido ajuda a “derreter” a gordura do corpo, quebrando as células gordurosas, principalmente aquelas que ficam abaixo do queixo, mais conhecidas como “papadas”.
Bichectomia
Esse procedimento pode ajudar, inclusive, no tratamento com aparelho invisivel, tendo em vista que não haverá tanta pele, o que pode evitar os cortes e machucados ocasionados pelo aparelho.
Preenchimento facial
Esse procedimento consiste na aplicação de uma substância de ácido hialurônico e colágeno, que busca reparar imperfeições nos tecidos do rosto, estimulando a produção de colágeno, dando um volume natural a algumas áreas do rosto, como os lábios.
É indicado para tratamentos como: “bigode chinês”, preenchimento labial, correção de cicatrizes, preenchimento malar (remodelação da maçã do rosto), bioplastia do nariz, preenchimento de olheiras e lipo enzimática de “papada”.
MD Codes
O MD Codes é um planejamento da harmonização orofacial que busca englobar o preenchimento de todo o rosto, trazendo resultados mais duradouros, naturais e seguros.
Este tratamento também é odontológico, sendo feito com aplicações de ácido hialurônico em pontos estratégicos.
Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe da Networkflow, especializada em materiais para network, empreendedorismo e dicas para a saúde e qualidade de vida.
0 comments