Moda

Bichectomia, entenda quem pode realizar o procedimento e como funciona!

By  | 

Hoje em dia existem diversos procedimentos odontológicos estéticos para aumentar a autoestima e também para melhorar a relação das pessoas com o sorriso. Entre esses procedimentos existem alguns mais complexos e cirúrgicos, por exemplo, a bichectomia

Este procedimento nada mais é do que uma cirurgia plástica, em que há a retirada total ou parcial das bolsas de gordura presentes entre o maxilar e a mandíbula do paciente.

Vale ressaltar que a cirurgia é feita de forma intraoral, ou seja, dentro da boca, e o paciente recebe anestesia local e sedação, garantindo total conforto. 

Ademais, essas bolsas de gordura existem em todas as pessoas, independentemente do peso, então, cabe a elas decidir se desejam retirar ou não. Afinal, este procedimento é feito na maioria das vezes por questões estéticas, sendo capaz de deixar o rosto da pessoa mais fino e simétrico. 

Por outro lado, a cirurgia não é indicada para pessoas que possuem as maçãs do rosto muito marcadas, uma vez que isso evidenciará ainda mais a região,  o que pode ir um pouco contra o desejo do paciente, que, normalmente, é afinar a área. 

A bichectomia pode ser feita por profissionais odontológicos autorizados, como o cirurgião-dentista, uma vez que, por lei, a atuação da odontologia atende a parte acima da glândula tireóide até a raiz do cabelo, sendo a zona cirúrgica o espaço interno da boca.

Outros procedimentos também são responsáveis por modificar a área bucal do paciente, sendo também responsáveis por aumentar a autoestima das pessoas, além de serem muito mais simples, não invasivos e rápidos, sendo eles:

Quais os pré-requisitos para fazer a bichectomia?

Antes de qualquer tipo de cirurgia, é necessário passar por uma análise clínica, avaliando as indicações e expectativas quanto aos procedimentos. 

Além disso, é necessário passar por exames pré-cirúrgicos como: hemograma completo, coagulograma e glicemia. Tudo isso visando evitar possíveis reações ou problemas no momento do procedimento.

Vale ressaltar que pessoas com doenças infecciosas ativas e demais problemas de saúde não devem realizar o procedimento, assim como acontece em diversos outros tipos de cirurgia.

Saiba quais os cuidados do pré e do pós-operatório 

Assim como outras cirurgias, por exemplo, o implante dentário, o pré e o pós-operatório são bem simples. Antes do procedimento, é necessário a realização dos exames já indicados e também a realização de um jejum do paciente de pelo menos oito horas. 

Já após o procedimento, o paciente deve cuidar do inchaço na região com compressas de água fria, su_highlight background=”#ae2a93″ color=”#ffffff”]evitando exposição ao sol e o consumo de alimentos cítricos. [/su_highlight]

A volta das atividades rotineiras do paciente deve ser feita por volta de uma semana, já as de atividade física devem ser avaliadas pelo seu dentista, principalmente para evitar complicações na recuperação.

Cuidados para acelerar a recuperação da bichectomia

Por mais simples e tranquilo que seja o pós-operatório, alguns cuidados podem acelerar essa recuperação, com a ingestão de medicamentos para reduzir o inchaço do rosto ou diminuir possíveis dores ou desconfortos, além de seguir alguns cuidados básicos, como:

Aplique compressas de gelo de 3 a 4 vezes por dia durante uma semana seguida; durma com a cabeceira levantada até que todo inchaço desapareça; e faça uma dieta pastosa pelo menos durante os dez primeiros dias, evitando forçar a mastigação e a abertura dos cortes. 

Conheça outros procedimentos estéticos odontológicos

Como citamos no início, existem outros procedimentos estéticos odontológicos eficientes e super simples, como a lente de contato dental. 

Muitos se perguntam quanto custa lente de contato dental e esta resposta varia de acordo com a necessidade da pessoa, uma vez que o preço depende do material escolhido pelo paciente, havendo a possibilidade de escolha entre porcelana ou dissilicato de lítio. 

Hoje em dia, o dissilicato de lítio está sendo mais utilizado por ser mais resistente e permitir que as lâminas sejam feitas de forma extremamente fina e discreta.

Outra possibilidade é o aparelho dental invisivel, feito com uma pequena película transparente removível para realinhar os dentes do paciente de forma tecnológica, prática e discreta. 

Vale ressaltar que ele pode ser utilizado por pessoas de qualquer idade, incluindo pacientes que possuem algum implante. 

O aparelho é colado aos dentes, dando aos ortodontistas um controle muito maior do procedimento, garantindo resultados incríveis e também muito mais segurança de um sorriso bonito, mesmo durante o uso do aparelho invisivel

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Lógica de Mercado, uma rede de conteúdos para alavancar negócios e proporcionar mais qualidade de vida e saúde.