Viagem
Como preparar o seu inglês antes da viagem de intercâmbio?
A viagem de intercâmbio para países de língua inglesa nada mais é do que uma viagem focada em imersão, com objetivo de melhorar o seu inglês.
Por isso, antes de você embarcar, é muito importante que se prepare. E o melhor a fazer, é 3 meses antes da viagem fazer uma espécie de “imersão” dentro do Brasil mesmo.
E nós daremos 6 dicas para você preparar essa ‘imersão’ nessa viagem de intercâmbio.
1 – Escolha uma pessoa para praticar inglês com você toda segunda e quarta-feira.
Esse é um passo relativamente simples, você só precisa combinar com uma pessoa próxima de você (marido, namorado(a), esposa, filho, filha, irmão, pai, mãe, tio, primo, melhor amigo, melhor amiga) de conversar apenas em inglês nas segundas e quartas-feiras.
O seu inglês pode ser iniciante ainda, mas o objetivo é simular a sua imersão.
Se você estivesse no seu país de intercâmbio, falando com um nativo, e precisasse pedir algo que você não faz ideia de como falar, o que você faria? Provavelmente buscaria informação, procuraria no google tradutor, na internet, certo?
Esse é exatamente o objetivo dessa ‘mini-imersão’. Nas segundas e quartas-feiras você não pode falar em português com essa pessoa específica, seja por telefone, whatsapp ou presencialmente. Se você não conseguir se comunicar, procure, pesquise e encontre a solução, exatamente como você faria se estivesse no país do intercambio.
Isso vai lhe fornecer um excelente aprendizado sobre como você vai se virar nas situações adversas no país de intercâmbio, além de melhorar muito o seu inglês.
2 – Assista seriados em inglês com a legenda em inglês. Isso irá te ajudar na viagem de intercâmbio
Use e abuse da Netflix. Assistir seriados e filmes em inglês com a legenda em inglês, vai lhe forçar a entender o que está sendo dito pelo contexto e linguagem corporal dos atores. Exatamente como você vai entender diversas conversas em seu país de intercâmbio.
Quando não entender o que foi dito, volte e altere a legenda para português. Compreenda e depois altere novamente para legenda em inglês. Pode parecer um pouco chato, mas isso vai lhe agregar muito vocabulário e preparar seu listening para hora da viagem.
Veja aqui as 10 melhores séries para praticar inglês na Netflix.
3 – Use e abuse da tecnologia.
O grande segredo de aprender inglês é estar sempre em contato e utiliza-lo com assuntos que lhe despertam interesse.
Por isso, encontre aplicativos que farão você ter prazer em praticar inglês.
Por exemplo, o aplicativo Idiomus, resume livros de desenvolvimento pessoal, negócios e finanças e os disponibiliza em um formato específico para você praticar inglês.
Ou seja, você estará estudando inglês através de resumos de livros de não-ficção.
Se você costuma ler esse tipo de livro, esse aplicativo pode ser muito útil para você.
Senão, procure plataformas que disponibilizam conteúdos que você goste para estudar inglês, assim o aprendizado ficará muito mais fácil e leve.
4 – Use a música a seu favor
Aprender inglês com músicas é outra ótima alternativa para você praticar inglês de forma ‘leve’. Separe as 20 músicas em inglês que você mais gosta, e as escute diversas vezes, anotando tudo que você entender.
Depois, entre em sites como o vagalume, procure a tradução e escute novamente com a tradução em mente.
A ideia é que você consiga escuta-las diariamente e consiga compreender tudo que está sendo dito. Esse é um exercício poderoso para o seu listening.
5 – Entenda o país que você vai
Procure na internet por costumes, tipos de palavras, esportes e hábitos comuns da população do país que você irá ficar. Anote todas palavras que você não conhece e as guarde em um bloco de notas em seu celular. Isso irá lhe ajudar a ter mais facilidade para se comunicar quando chegar no local.
6 – Hospede-se em hostels da capital do seu estado.
Na maioria dos hostels de grandes capitais do Brasil, é comum encontrar viajantes do mundo inteiro. Hospede-se por uns dias lá e pratique se inglês, veja como está sua comunicação, seu speaking, seu listening. Isso irá ajudar você a se soltar para conversar mais em seu intercâmbio.
E uma última dica: quando você já estiver lá, faça realmente uma imersão. Não fale em português com os amigos brasileiros que fizer. Se esforce, procure se comunicar com nativos, faça amizades nativas do local, converse em inglês.
É muito comum alunos voltarem do intercâmbio com sensação de não terem aprendido nada. O problema é que esses alunos na maioria das vezes não se comunicam com nativos. Encontram brasileiros e ficam saindo, conversando e se comunicando apenas com brasileiros, utilizando apenas o português. Não seja esse aluno, aproveite sua imersão!
0 comments