Viagem
Minha viagem para Oxford
Um pouco sobre a minha viagem para Oxford
Oi gente, tudo bem? Semana passada contei um geral sobre as cidades que visitei durante o meu intercâmbio. No texto de hoje vou contar um pouco mais sobre a cidade de Oxford. Vamos lá?
Oxford é uma cidade do condado de Oxfordshire na Inglaterra. Com uma população de 150.200 (2011) habitantes, ela é linda e cheia de história. É famosa pela sua universidade (Oxford University), considerada uma das 10 melhores universidades do mundo. A universidade em si não possui um campus grande, mas sim, vários colégios espalhados pela cidade. Esses colégios são abertos ao público, na realidade não sei se todos, mas alguns eu sei que sim. E é um passeio muito legal de se fazer, conforme você vai andando, vai vendo a arquitetura que, acredito eu, está muito bem conservada, vai vendo cenários de filmes e livros, é um passeio muito legal para todas as idades.
Quem morou em Oxford
A universidade de Oxford foi casa de diversas pessoas incríveis para a nossa história como por exemplo:
C S Lewis – O autor de “As crônicas de narnia” era professor de teologia, linguística e língua inglesa na universidade de Oxford.
J R R Tolkien – O autor de “O senhor dos anéis foi professor de anglo-saxão, sendo considerado um dos maiores especialistas do assunto.
Edmund Halley – Foi um astrônomo e matemático que estudava, principalmente, a orbita dos planetas e, foi responsável por decifrar o tempo do cometa Halley.
Lewis Carroll – O autor de Alice no pais das maravilhas lecionava matemática em um dos colégios da universidade, o Christ Crurch College.
Um fato interessante sobre as histórias é que, Carroll utilizou pessoas existentes para inspirar seus personagens. Alice foi inspirada em uma das filhas do reitor da universidade, Henry George Liddell, que foi inspiração para o famoso Coelho Branco. Esse mesmo coelho sempre está atrasado pois quando unificaram os horários do Reino Unido, Henry Liddell não aceitou a unificação mantendo Oxford num fuso de 5 minutos e 2 segundos atrasado em relação a Londres. Quem me contou essa história foi um dos guardas da universidade, que era brasileiro. O bom de brasileiro é isso, escuta alguém falando em português e já vai atrás para conversar.
A escada que foi cenário dos filmes de Harry Potter
Como os colégios estão espalhados pela cidade, conforme você anda se depara com uma construção maravilhosa, que carrega muita história. Inclusive um dos colégio, Christ Church, foi cenário dos filmes de Harry Potter. Agora imaginem uma pessoa fissurada em Harry Potter nesse lugar. Quase morri por estar “na frente” da entrada do grande salão de Hogwarts.
Pensando em passeios para as crianças, eu não conheço muitos, mas a cidade já interessante por si só, e usando um pouco de imaginação os pequenos (ou não tão pequenos) se transportam para outro mundo. Aconselho a subir na Universidade da Igreja Virgem Maria que é um lugar lindo, onde você consegue ter uma vista maravilhosa da cidade, sem contar que a igreja é linda por dentro.
Algum amante de leitura por ai? Se sim, um lugar que você não pode deixar de ir é a Biblioteca Bodleiana.
Umas das bibliotecas mais antigas do mundo, inaugurada em 1602, a biblioteca conta com mais de 11 milhões de títulos, além de ser uma das bibliotecas encarregadas do depósito legal de obras publicadas no Reino Unido.
Para ser bem sincera eu não me lebro de nenhum restaurante maravilhoso em oxford, no dia que fui acabei comendo em uma pizza Hutt, porém um amigo disse que ele comeu em uma hamburgueria chamada Byron George Street, onde ele afirma que foi o melhor hamburguer que ele já comeu.
Bom, espero que tenha conseguido explicar um pouco dessa cidade, que eu acho encantadora, para vocês.
Beijos, Ju
0 comments