Moda

Como comprar roupas no cartão de crédito e não se endividar?

By  | 

Você gosta de estar sempre na moda e, por isso, não abre mão de comprar algumas roupas novas pelo menos uma vez por mês? Então com certeza está acostumado a utilizar um grande aliado dos consumidores nas lojas de departamento, conhecido como cartão de crédito, não é mesmo? No entanto, apesar de facilitar muitas compras, é preciso ter um pouco de cuidado ao utilizar essa forma de pagamento.

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, é sim possível contar com a ajuda desse cartão e ao mesmo tempo não ficar endividado. Na verdade, às vezes até compensa pagar com cartão de crédito, ainda mais se ele for de alguma loja específica, como Marisa, Renner, Riachuelo, Leader ou C&A, por exemplo. Isso porque essas lojas costumam oferecer vantagens aos clientes que possuem os cartões.

Veja algumas dicas para comprar roupas em lojas de departamento clicando aqui!

Dessa forma, além de conseguir aquela roupa que tanto queria você também pode contar com algumas vantagens que realmente fazem a diferença. Mas, então, como conseguir aproveitar esses benefícios da melhor maneira possível? Ou seja, como não ficar endividado utilizando cartão de crédito? Se essa é a sua grande dúvida, não precisa mais se preocupar.

Ao longo deste conteúdo existem algumas dicas importantes de como fazer isso, já adiantando que tudo dependerá exclusivamente da sua relação com o cartão de crédito. Se ela não for muito boa hoje em dia, ao seguir todas as dicas, com certeza irá melhorar significativamente.

Continue acompanhando e veja de uma vez por todas como comprar as suas roupas sem ter dores de cabeça no futuro.

Dicas para utilizar cartão de crédito

Em primeiro lugar, independente se o seu cartão for de um banco ou de uma loja, a primeira coisa a se considerar é tomar cuidado com as promoções.

Por mais que o preço das lojas de departamento chame a atenção, às vezes é necessário considerar antes de qualquer coisa se aquele é realmente o momento de realizar tal compra. 

Com isso em mente, veja logo a seguir outras dicas fundamentais para conseguir comprar suas roupas no cartão de crédito e não se endividar.

Pague a fatura em dia

Essa com certeza é uma das principais dicas e não poderia de forma alguma ficar fora deste conteúdo. Geralmente, o ciclo de compras de um cartão de crédito é de cerca de 30 dias, levando sempre em consideração cada mês. Sendo assim, isso quer dizer que o cliente efetua os seus gastos ao longo desse período de tempo e no final a administradora do cartão faz a soma de tudo e envia a fatura.

O grande problema é que muitas pessoas não fazem o pagamento até o dia estipulado na fatura e isso acaba gerando multas e juros, que por sinal não são nada baratos quando o assunto é cartão de crédito. Portanto, se quiser evitar um endividamento, faça de tudo para pagar a sua fatura até o dia do vencimento.

Pague o cartão em dia

Caso isso não seja viável em um determinado mês por conta de algum imprevisto, então a dica é pagar logo que for possível. Afinal de contas, quanto menor a quantidade de dias em atraso menor serão os valores cobrados de juros e de multas.

Evite pagar apenas o valor mínimo do cartão de crédito

Cartão de crédito

Além de pagar em dia, outra coisa extremamente importante é não parcelar as suas faturas. Se você já utiliza há bastante tempo o cartão de crédito deve saber que existe a possibilidade de pagar o valor mínimo da fatura. Entretanto, assim como no caso do atraso no pagamento, também é necessário pagar juros se você resolver fazer isso. 

Por isso o recomendável é sempre pagar o valor total do cartão de crédito, evitando qualquer tipo de atraso. Assim, não é necessário pagar nenhum valor a mais além daquilo que foi gasto durante a compra. Caso contrário, pode ser que aquela promoção que você aproveitou na hora de comprar a roupa acabe nem sendo mais tão vantajosa.

Fique por dentro da sua fatura

Ainda falando sobre a fatura do cartão, afinal é ela a responsável pelo endividamento de muitas pessoas, não tenha preguiça de procurar entender exatamente como ela funciona. Sem saber o quanto o custa de fato manter um cartão de crédito, ao invés de te auxiliar ele será um grande vilão para o seu orçamento. 

Controle sua fatura

Qual é a taxa de juros cobrada pela administradora do seu cartão? E a anuidade? Entender essas questões faz toda a diferença. 

Além disso, fique sempre de olho em todas as suas faturas, principalmente para verificar se não há nenhuma cobrança indevida ou até mesmo se é melhor cessar as compras por um determinado mês para evitar possíveis problemas futuramente. Com o avanço da tecnologia e com o surgimento do internet banking e dos aplicativos, é muito simples fazer isso diariamente e ter um controle maior sobre os seus gastos. 

Nesse caso, quando tiver qualquer dúvida sobre alguma cobrança presente na fatura do seu cartão, não deixe de entrar em contato imediatamente com a central de atendimento da sua operadora, certo?

Não compre por impulso e nem gaste mais do que recebe

Por mais que pareçam dicas óbvias quando o assunto é cartão de crédito, infelizmente muitas pessoas não seguem elas, principalmente no momento de comprar roupas em lojas de departamento. Como normalmente existem muitas promoções, o que todo mundo quer é aproveitar e acaba não levando em consideração as consequências que isso poderá causar no futuro.

Pense ao comprar

Dessa forma, ao ver qualquer peça de roupa na vitrine ou em promoção, pense um pouco mais antes de pegar o cartão de crédito e já ir para o caixa.

Na maioria das vezes, as compras por impulso são as principais causas de endividamento, por isso é importantíssimo ter cuidado.

Vale ressaltar que isso não quer dizer que você não pode comprar a roupa que sempre quis, certo? Na verdade, é só para considerar alguns aspectos antes. Nesse sentido, o ideal é ter sempre como base o seu salário a fim de aprender a controlar os gastos. Ganha R$ 2 mil por mês? Então não gaste R$ 3 mil. 

Esse descontrole resulta em dívidas que fogem pouco a pouco do seu controle, criando uma bola de neve que só tende a aumentar.

Crie uma planilha para controlar seus gastos com o cartão de crédito

Planilha gastos

Mas, então, o que fazer para conseguir controlar os seus gastos e não se endividar com o cartão de crédito? É simples: crie uma planilha de controle de gastos e sempre alimente ela no final do dia. Quantas vezes passou o cartão hoje? Onde? Qual foi exatamente o valor gasto? Por mais que pareça algo trabalhoso, fique sabendo que não é. Isso evitará sustos no final do mês e te ajudará a entender quanto ainda é possível gastar sem problemas. 

Sabe aquele momento em que o vendedor pergunta se você quer a segunda via do cartão? Comece a aceitar sempre se sentir dificuldades em se lembrar de todos os gastos. Assim, com os papéis em mãos é possível anotar todos os gastos diários, seja em um caderno ou em uma planilha do Excel e ter um controle maior a fim de evitar gastar mais do que recebe.  

Para se ter uma ideia, existem até mesmo aplicativos com essa finalidade. Ou seja, opções para controlar os gastos não faltam. O importante mesmo é registrar as despesas e as receitas, separando elas por categorias se achar melhor, independente se for algo aparentemente insignificante.

Aproveite todas as vantagens

Por fim, mas não menos importante, a última dica para não se endividar com cartão de crédito é aproveitar todas as vantagens oferecidas por uma determinada administradora, principalmente quando o cartão for de alguma loja. Tem o cartão de crédito da Marisa, da Renner, da C&A ou da Riachuelo, por exemplo? Então fique por dentro de todos os benefícios que você possui antes de realizar qualquer compra. 

Vantagens cartão

Muitas vezes esses cartões de lojas de departamento oferecem vantagens exclusivas para seus usuários, principalmente promoções e descontos. Por isso é fundamental saber de fato quais são elas a fim de conseguir aproveitar na hora de comprar novas peças para o seu guarda roupas.

Já imaginou conseguir comprar aquela calça que tanto queria por um preço menor? É exatamente isso que o cartão de crédito das lojas é capaz de permitir. De qualquer forma, para aproveitar é necessário estar sempre por dentro das vantagens. 

Portanto, é sim viável ter um cartão de crédito e utilizá-lo para comprar roupas sem se endividar. Todas as dicas que foram dadas ao longo deste conteúdo ajudam muito nesse sentido e podem fazer toda a diferença na sua vida financeira se forem colocadas em prática.

Não se esqueça de tentar sempre pagar as faturas em dia e de evitar ao máximo realizar apenas o pagamento do valor mínimo. Afinal de contas, são essas duas coisas que mais geram juros e, consequentemente, colaboram com o endividamento.

Diferente do que muitos pensam, não é preciso parar de comprar muitas roupas. É só realizar as suas compras de forma consciente!

Tem mais alguma dúvida a respeito desse assunto tão importante ou alguma dica para dar às outras pessoas que também utilizam cartão de crédito? Então basta deixar aqui nos comentários.

Confira mais artigos incríveis como esse em nossa homepage!