Viagem

Vai viajar? Entenda a importância do check-up odontológico antes de ir

By  | 

Você sabe qual é a importância do check-up odontológico antes da realização de uma viagem? 

Na prática, imprevistos podem ocorrer e diferentes problemas podem surgir em uma viagem, tornando a resolução mais difícil justamente por estar distante de casa. Um desses problemas pode estar relacionado com a saúde bucal.

Já imaginou estar viajando para um lugar que sempre sonhou e, de repente, surge uma dor de dente que você não consegue aguentar, precisando voltar para sua cidade para receber o tratamento adequado? Certamente ninguém quer passar por essa situação.

Por isso, assim como é importante realizar exames de rotina para ver o organismo antes de uma viagem e atualizar a carteira de vacinação, também é importante fazer o check-up odontológico para identificar quaisquer problemas que possam surgir.

Isso deve ocorrer, principalmente, quando a viagem for para grandes distâncias, de modo a verificar se há alguma inflamação na mucosa.

Quais as principais vantagens do acompanhamento antes de viajar?

Ao viajar, o ideal é que não haja nenhuma preocupação externa que possa vir a atrapalhar o passeio. Nesse sentido, fazer um check-up odontológico pode servir como uma prevenção para que isso não aconteça, trazendo mais tranquilidade.

A principal vantagem de fazer consultas antes de viajar é se preparar para não ser surpreendido, bem como já tratar/prevenir problemas bucais. 

Assim, em uma consulta, é possível realizar diversos tipos de procedimentos, como limpeza, verificação da arcada dentária e ajuste de lente de contato dental, por exemplo.

Dessa maneira, você vai estar preparado para que, durante sua viagem, nenhum problema inesperado surja para atrapalhar o momento.

Mas e para quem já está em tratamento odontológico?

Caso você esteja passando por algum tratamento odontológico, como o uso de um aparelho, fazer um check-up é ainda mais importante.

Isso porque, o tratamento com aparelho dental invisivel, por exemplo, dura alguns meses e demanda acompanhamento regular para garantir a qualidade e a segurança no uso, de modo que intervenções não sejam necessárias durante a viagem.

Assim, caso haja necessidade de ajuste, troca de alguma peça quebrada – ou mesmo do molde do alinhador removível -, remoção de fio que pode ferir a cavidade e a verificação de como está o desenvolvimento do tratamento, tudo isso pode ser feito com antecedência e calma.

A mesma ideia funciona, por exemplo, para implante dentário, que é um tratamento ainda mais complexo e que requer verificação e manutenção constante dos instrumentos utilizados e da qualidade da peça na cavidade, principalmente logo após o procedimento, visto que se trata de uma intervenção cirúrgica.

Na prática, o implante é uma estrutura metálica que fixa as próteses no osso por meio de um corte na gengiva. Nessa peça, são colocadas as estruturas que substituirão os dentes perdidos ou extraídos.

Cabe ressaltar que o valor de um implante dentário pode ser bastante diverso, dependendo do material utilizado e da quantidade de implantes necessários.

Contudo, a devida manutenção é fundamental e previne que um novo procedimento seja realizado. 

Assim, realizar o check-up antes de uma viagem também é necessário para evitar problemas com o posicionamento desses instrumentos durante a sua viagem, visto que pode acarretar em prejuízos diversos.

Cuidados durante a viagem

Agora que a importância de realizar o acompanhamento regular, inclusive antes de uma viagem, foi entendida, os demais cuidados necessários serão elencados. Confira:

  1. Reforce a higiene

Muitas pessoas optam por tratamentos odontológicos de estética para qualificar o sorriso, como o clareamento dental. Esses procedimentos funcionam muito bem e, em certos casos, é uma ideia bastante interessante.

No entanto, havendo ou não tais procedimentos, é fundamental cuidar bem dos dentes e cavidade, principalmente tendo uma higienização bucal de qualidade mesmo nas férias e em viagens. 

Lembre-se que para aproveitar realmente o passeio é imprescindível estar com a saúde em dia, sem nenhuma dor ou incômodo. 

Assim, algumas rotinas podem ser realizadas, como:

  • Escovar os dentes três vezes ao dia;
  • Utilizar o fio dental após a escovação;
  • Em caso de necessidade, recorrer ao passador de fio;
  • Usar enxaguantes específicos para a necessidade;
  • Cuidar das estruturas de aparelho ou próteses (se usar);
  • Manter a hidratação frequente;
  • Utilizar produtos adequados e separados para a viagem.

Durante as viagens, é muito importante, além de manter a higienização e práticas listadas acima, evitar alimentos muito rígidos e de forte coloração.

  1. Leve um kit de higiene

Para executar essas práticas com qualidade, é importante ter um kit de higiene bem preparado, contendo, principalmente, escovas de dente, cremes dentais, fio dental e enxaguantes bucais.

É nesse contexto que os produtos adequados se destacam, visto que a escova e o creme precisam suprir as necessidades e estar em bom estado para o uso no decorrer da viagem.

  1. Tenha um plano odontológico com ampla cobertura

Um plano odontológico não serve apenas para sanar dúvidas sobre quanto custa lente de contato dental, por exemplo. 

Pelo contrário, o convênio é um serviço que pode contribuir de muitas maneiras, como receber atendimento qualificado nas redes de atendimento credenciadas quando houver necessidade. 

Inclusive, é possível verificar junto ao plano as regras e coberturas em viagens, como se há possibilidade de atendimento nacional e/ou internacional, trazendo ainda mais segurança e tranquilidade caso um atendimento de emergência seja necessário – bem como para realizar toda a verificação da saúde antes do passeio com rapidez.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe da Networkflow, especializada em materiais para network, empreendedorismo e dicas para a saúde e qualidade de vida.