Comportamento

A importância de se vestir bem no ambiente corporativo

By  | 

No ambiente corporativo, a imagem pode ser tão ou até mais importante que as capacidades que uma pessoa demonstre ao longo de sua carreira, principalmente se seu cargo exige que ela se torne o rosto da empresa.

Por isso, nos últimos anos, a discussão sobre a importância de se vestir bem durante o trabalho vem ganhando cada vez mais força. Profissionais especializados em dizer o que e quando vestir tornaram-se parte da vida de grandes executivos.

Mas você sabe exatamente a importância de se vestir bem nestes ambientes? Para responder a esta pergunta, elaboramos um texto onde falamos mais sobre o tema.

A importância de se vestir bem no ambiente corporativo 1

Porque se vestir bem no ambiente corporativo

Estagiários, executivos renomados ou funcionários de qualquer divisão, no ambiente corporativo passam a fazer parte da empresa. Tornam-se seu rosto dentro e fora daquele ambiente.

A escolha da roupa mais adequada para o trabalho influencia não apenas no marketing pessoal, afinal tudo o que usamos demonstra traços de nossa personalidade.

A importância de se vestir bem no ambiente corporativo 2

Vestir-se bem dentro do ambiente corporativo mostra não apenas que você se adaptou ao local, como também compreendeu os valores da companhia onde trabalha, e incorporou-os a seu vestuário.

Além disso, a escolha acertada passa a seus colegas de trabalho e superiores a imagem de que você é um profissional dedicado, em que se pode confiar e merecedor do respeito de todos que convivem com você.

Como não errar na escolha da roupa de trabalho

Acertar na escolha envolve certos truques, como mostraremos abaixo. Com nossas dicas, você saberá não apenas porque, mas como se vestir bem no ambiente corporativo.

Fuja do excesso

O ditado que prega que menos é mais se encaixa perfeitamente na hora da escolha da roupa mais adequada para o ambiente corporativo.

a influência da mulher no mercado da moda

Para fugir deste pecado, evite peças muito exageradas, como roupas brilhantes, acessórios muito grandes ou chamativos, decotes, trajes curtos ou muito justos.

Estas escolhas chamam a atenção de colegas de trabalho e superiores pelas razões erradas: estas pessoas ficam atraídas pelo exagero em si, e não pela capacidade do funcionário.

Evite os uniformes

Pecar pelo excesso é prejudicial para sua imagem corporativa, mas usar roupas onde não seja possível perceber traços de sua personalidade também pode impedir seu avanço profissional.

A importância de se vestir bem no ambiente corporativo 3

Embora ter um padrão de “roupas de trabalho” seja importante, investir em algo que vá além dos ternos, calças sociais, vestidos muito sóbrios ou terninhos ajuda a seus colegas de trabalho e superiores a entender um pouco mais sobre você.

Prefira roupas que se encaixem no contexto da empresa

Compreender profundamente como funciona a empresa onde você está trabalhando ou em que situações estará envolvido no dia a dia pode ajudar a não errar ao montar seu guarda-roupa para o ambiente corporativo.

Peças básicas para se vestir bem em qualquer ocasião 6

Uma forma simples de não se perder com tantas regas é consultar os códigos sobre como se vestir adequadamente ou conversar com colegas de trabalho, para tirar qualquer dúvida que possa ter sobre o tema.

Cuide de sua aparência

No ambiente corporativo, tão importante quanto escolher a roupa certa é cuidar da aparência.

De nada adianta estar vestindo um terno bem cortado ou uma bela camisa se está manchada ou amassada. Se seu cabelo está oleoso, o esmalte por fazer ou a barba mal aparada.

A importância de se vestir bem no ambiente corporativo 5

Garantir o mínimo de cuidados pessoais, aliado à roupa certa, pode ajudar a não errar na escolha do figurino no ambiente de trabalho.

Invista em sua identidade

Vestir-se de acordo com as regras da empresa é importante para mostrar que você compreendeu parte dos valores da companhia em que trabalha e entende a necessidade de se vestir bem.

Porém é importante que o funcionário, além de compreender porque deve se vestir bem, não perca sua identidade. Por isso, escolha peças que mostrem um pouco quem você realmente é.

Se sua empresa for rígida em relação ao dress code, opte por acessórios discretos que possam mostrar parte de sua personalidade. Aposte em penteados, cores ou outras manifestações de identidade.

E, mais importante, procure uma empresa onde seus valores se encaixem com os defendidos em ambiente corporativo, desta forma entender a necessidade de se vestir bem, escolher a roupa certa e trabalhar a imagem será muito mais fácil.

E se você quer se vestir de maneira mais adequada mas não sabe por onde começar, baixe o e-book da Consultora Fernanda Fuscaldo, que tem como objetivo dar diversas dicas e instruir seus alunos a conhecer alguns truques simples e extremamente eficientes.

Afinal você estará inserido em um local em que seus valores e os da empresa são muito semelhantes.

Gostou? Deixe seu comentário!