Moda
Procedimentos estéticos odontológicos, entenda como é a recuperação
Os procedimentos estéticos odontológicos se tornaram uma febre dentro dos consultórios, sendo que cada vez mais pessoas se interessam por melhorar a qualidade estética e funcional do seu sorriso.
Por meio de procedimentos estéticos, é possível ter um sorriso bonito no rosto e traços mais harmoniosos na face, melhorando a autoestima da pessoa e dando-lhe maior confiança nas relações interpessoais, seja no trabalho, escola ou na faculdade, ou mesmo nos ciclos de convivência.
A cavidade oral é composta de dentes, gengiva, mucosa e osso. Se uma dessas partes sofrerem algum tipo de danificação, que comprometa alguma de suas funções, é preciso que haja uma reparação adequada.
Vale lembrar que os cuidados com a saúde bucal aumentam o período de duração do procedimento estético e funcional, contribuindo para uma melhora geral da cavidade e dos resultados obtidos.
Para isso, deve-se:
- Escovar os dentes diariamente;
- Passar fio dental;
- Bochechar enxaguante bucal;
- Ir ao dentista regularmente.
A ida ao dentista de forma periódica, seja de convenio odontologico ou não, é extremamente importante para que a limpeza profunda seja feita adequadamente, preservando a estrutura e esmalte dental e, se for necessário, indicar algum procedimento.
Clareamento dental
O clareamento dental é um dos procedimentos ortodônticos estéticos mais procurados nos consultórios odontológicos, tanto pela sua praticidade quanto pelo nível do resultado.
Esse procedimento pode ser feito de duas maneiras: com moldeira ou a laser.
A primeira pode ser feita em casa, com supervisão profissional, com uma moldeira impressa por Impressora 3D junto do gel clareador.
Já o segundo método é feito pelo próprio dentista de plano odontologico empresarial ou particular em seu consultório e tem duração de cerca de uma hora.
Os resultados dependerão dos cuidados tomados após o procedimento, sendo que para a conservação do efeito do procedimento, é indicado que o paciente não consuma alimentos muito pigmentados, como café, refrigerantes, sucos ou beterraba.
O tratamento não demanda muitos cuidados após realizado, mas a dentição pode apresentar certa sensibilidade, fazendo com que alimentos muito quentes ou frios sejam evitados.
Lentes de contato
As lentes de contato são finas películas utilizadas em um procedimento estético e funcional muito eficaz, que preenche os espaços dos dentes e alinha o sorriso, podendo modificar a cor e também melhorando a sua funcionalidade.
Além disso, os hábitos de higiene devem ser feitos com ainda mais critério, evitando o acúmulo de bactérias, além de reduzir o consumo de alimentos com alta pigmentação para preservar a coloração da película.
Implantes e próteses
A colocação de implantes e próteses são importantes não apenas para conservar a harmonia do sorriso no rosto e sua eficiência na mastigação.
Se há um espaço vazio, deixado por um dente extraído ou que caiu, o risco de acúmulo de bactérias na região é iminente, o que pode provocar doenças bucais, como cáries, inflamações e problemas nos organismo.
Os implantes e próteses devem ser colocados por dentistas de plano odonto empresarial ou particular, podendo ter custos mais acessíveis.
O bom funcionamento e apresentação do sorriso melhora a comunicação e relação interpessoal entre as pessoas, sendo que no caso de funcionários de uma empresa pode melhorar a produtividade e interfere diretamente em como a pessoa se vê e realiza suas atividades.
Para a recuperação, alguns cuidados devem ser tomados e o acompanhamento do plano dental coletivo empresarial pode ser necessário.
Isso porque a gengiva deve ser recuperada e a estrutura do implante precisa ter a completa adesão à estrutura óssea.
Para contribuir com esse processo, o repouso por 48 horas é crucial, bem como a alimentação também precisa ser adequada.
O mais indicado é recorrer aos alimentos mais líquidos e pastosos, dando preferência aos alimentos frios. Isso para que não haja machucados na região e os tecidos em que o procedimento foi feito não gerem dor e incômodos.
Botox
O botox, ou a toxina botulínica, é uma substância utilizada para os tratamentos estéticos.
A substância atua ao bloquear o neurotransmissor acetilcolina, que faz a ligação entre os músculos e o cérebro. Assim, esse procedimento estético paralisa os músculos da região da face, deixando o tecido relaxado.
Entretanto, na odontologia, a toxina botulínica também tem a função de eliminar dores, incômodos, aprimorar a gengiva e o sorriso, além de melhorar distúrbios como o bruxismo.
Os cuidados a serem feitos após o procedimento são:
- Evitar massagear a região em que a toxina é aplicada;
- Não viajar;
- Não praticar exercícios físicos;
- Não se deitar por pelo menos quatro horas;
- Evitar exposição ao sol por pelo menos 10 dias.
O que pouca gente sabe é que o botox pode ser feito por dentistas de plano dental para MEI, planos empresariais ou individual, bem como pelo atendimento particular.
Contudo, o recomendado é que procure um profissional especializado para que os cuidados necessários sejam tomados, garantindo um bom resultado e orientações/acompanhamento mais adequado ao processo pós-cirúrgico ou procedimento.
Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe da Ideal Odonto, empresa especializada em planos odontológicos com atendimento acessível para devolver o sorriso dos pacientes.
0 comments