Moda

Como se vestir bem para um almoço de negócios, e transmitir uma imagem pessoal forte e adequada

By  | 

O almoço de negócios é a oportunidade perfeita para que os profissionais ampliem sua rede de contatos e melhorem sua imagem perante os demais. No entanto, para conseguir este objetivo é preciso apostar não apenas no discurso certo, mas escolher a roupa perfeita.

A roupa correta, aliás, é capaz de transmitir uma imagem pessoal forte e adequada, e mostrar a quem estiver presente neste almoço que você é o profissional buscado seja para uma fusão ou para conduzir uma operação crucial para sua empresa.

Para ajudar aqueles que ainda estão em dúvida sobre qual roupa escolher para um almoço de negócios, elaboramos um texto com algumas dicas que podem facilitar esta tarefa.

O que considerar ao escolher o visual em um almoço de negócios

Antes de abrir o guarda-roupa e escolher o que vestir em um almoço de negócios é importante ter em mente três fatores: a política de vestimenta da empresa onde trabalha; o cargo que ocupa; e a área de atuação de seu cliente.

Como se vestir bem para um almoço de negócios, e transmitir uma imagem pessoal forte e adequada 1

Caso a empresa não tenha um “dress code” claro, observe seus colegas. Veja as roupas usadas por ele e avalie a sua.

Em eventos como estes o funcionário é o cartão de visitas da sua empresa, por isso precisar estar de acordo com o que esperam de um representante.

Regras básicas para não errar no traje em almoços corporativos

Se mesmo depois de ler os três fatores principais a considerar antes de escolher o vestuário para um almoço de negócios você ainda estiver em dúvida sobre o que usar, vale seguir estas regras básicas:

Escolha roupas com um bom corte e um bom caimento.

Tenha em mente que você está a serviço da empresa, por isso vista-se para trabalhar, e não para ir a uma festa.

A menos que esta seja sua área de atuação, evite roupas consideradas da moda.

Cuidado com o tamanho das roupas que usa: evite aquelas muito largas ou muito justas.

Combine tons claros com tons escuros. Combinações compostas com peças apenas de cor clara transmitem fragilidade, imagem que você não deseja passar se está participando de um almoço de negócios.

Como se vestir bem para um almoço de negócios, e transmitir uma imagem pessoal forte e adequada 2

Ao fazer as combinações, evitem também peças muito coloridas. Dê preferência a construções com apenas um toque de cor.

Escolha os acessórios com cuidado. Uma produção com muitos destes itens pode passar, a seu interlocutor, a imagem de que você está se protegendo, transmitindo excesso de autodefesa e insegurança.

Para levantar o visual, prefira sapatos com cor ou desenhos diferentes.

As sandálias também podem ser uma opção para eventos mais formais como os almoços de negócios. Se seu uso for inevitável, escolha aquelas mais fechadas. Dedos de fora apenas se estes estiverem muito bem cuidados.

Cuidado com o perfume. Prefira fragrâncias cítricas ou água de colônia. Fragrâncias doces, florais ou amadeirados podem causar mal-estar.

Evite decotes, fendas, transparências, saias curtas, tecidos com brilho, batom vermelho ou muita sombra. Este tipo de look dá a impressão de que o encontro se trata de outra coisa que não um almoço de negócios.

Looks ideais para um almoço de negócios

Para ajudar na escolha de um look ideal para um almoço de negócios, escolhemos duas composições, uma para homens, outra para mulheres. Veja só.

Homens

A combinação camisa, calça esportiva (como calça chino e sarja) e blazer para acompanhar é a ideal. Se preferir um terno, vale a aposta em cores claras ou na dupla blazer escuro e calça clara.

Como se vestir bem para um almoço de negócios, e transmitir uma imagem pessoal forte e adequada 4

Para os pés, escolha sapatos mocassins ou sociais nas cores preto e marrom, além de sapatos de camurça.

Mulheres

Blusas elegantes e com um desenho diferente, como seda, crepe, tricô e malhas leves são as mais indicadas. A calça deve ter corte de alfaiataria e em tecidos como tweed, lã, microfibra e sarja.

O uso do blazer não é obrigatório. Ele pode ser substituído por uma jaqueta de couro clássica. Já a bolsa pode ser mais despojada, feita de couro maleável e cores mais fortes.

No caso dos sapatos, a escolha pode variar entre botas, scarpins, peep toes ou sapatilhas.

Como se vestir bem para um almoço de negócios, e transmitir uma imagem pessoal forte e adequada 2

Parecem muitas regras não é mesmo? Se você precisa  de uma ajudinha para ajustar seus hábitos com relação à maneira que se veste, uma dica é recorrer a uma consultora de imagem.

No e-book da Consultora Fernanda Fuscaldo, você pode sanar diversos pontos e ainda ter acesso a um conteúdo exclusivo!

Já para os acessórios, a grande armadilha na escolha do visual em um almoço de negócios, estas peças podem ser um pouco maiores, porém o recomendável é que sejam feitas de metal fosco ou sem pedras translúcidas.

Gostou? Deixe seu comentário!