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[8 Lojas de Departamento Relevantes no Brasil]: Perfil para uma compra mais responsável!

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Somos facilmente atraídos pelos layouts das lojas de departamento, com vitrines e produtos expostos de forma deslumbrante que nos convidam a entrar e criar uma experiência de compra.

As Lojas de Departamento são especialistas em encantar o público com seus slogans e displays, fazendo com que a marca seja conhecida e desejada amplamente no país.

Por trazerem um mix de produtos com peças do vestuário, cosméticos, aparelhos eletrônicos e objetos de decoração; as Lojas de Departamento, em sua maioria, contribuem para a democratização da compra ao disponibilizarem produtos de boa qualidade e com preços acessíveis.

Essa mudança na forma de consumir altera a maneira com que as pessoas buscam informações, tanto sobre as marcas quanto sobre as empresas que produzem aquilo que compram. Antes, criar um desejo e oferecê-lo com shapes e cores diferentes ao consumidor era algo comum, atualmente, as coisas estão mudando de figura.

Não basta a maquiagem ou a roupa serem pensadas e adaptadas ao estilo pessoal de cada pessoa, agora, a maior preocupação está no processo de produção desses produtos e como cada rede trabalha com as questões sociais e sustentáveis – a própria sociedade passa a cobrar essa atitude das empresas.

Pensando nestas questões, separamos 8 Lojas de Departamento relevantes no Brasil para comentar brevemente a forma de atuação de cada uma. Destacar os diferenciais das marcas – história, processos, serviços, causas – é importante, pois  consumir em lojas que atendem seus critérios e defendem suas pautas incentiva o mercado a fazer o mesmo! 

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Confira o perfil de cada loja de departamento para uma compra mais responsável! 

C&A:

Logo da C&A, lojas de departamento

História:

Tudo começou em 1841, quando os irmãos Clemens e August fundaram a primeira loja na Holanda, colocando as iniciais de seus nomes para nomear a marca. Apenas em 1976 que a C&A se instalou em terras brasileiras, tendo sua primeira loja no Shopping Ibirapuera (SP). Desde então, a rede implementou no Brasil o modelo de varejo de moda e demais segmentos de produto com o lema: vender o melhor da moda por preços justos – Se tornando esta Loja de Departamento que conhecemos!

Trazendo para si um compromisso de democratizar o acesso das brasileiras ao mercado do vestuário, a rede criou a C&A Collection, coleções que são desenvolvidas com a colaboração de celebridades e estilistas renomados.  Reinaldo Lourenço, Alexandre Herchcovitch, Fergie e Beyoncé  foram algumas das parcerias que trouxeram peças exclusivas e acessíveis as lojas de departamento da rede.

lojas de departamento cea

Confecção:

Com uma cadeia de criação e produção dentro da companhia, a rede conta com um grupo de especialistas para desenvolver coleções próprias.

Enquanto um quadro de designers faz pesquisas pelo mundo em busca de conceitos e tendências, os fornecedores de produtos se encarregam por executar as ideias.

Atualmente a empresa possui mais de 11 marcas próprias, algumas delas são: Jinglers (linha de Jeans), ClockHouse (coleção voltada para jovens adultos), WestBury (linha masculina), Rodeo Sport (linha esportiva) e Baby Club (linha para bebês). Aposto que você já deve estar familiarizada com alguma delas!

Em relação ao segmento da Moda Plus Size, a C&A possui a linha Flaminga, que é destinada ao público feminino para vendas on-line. É possível encontrar peças que vão até o 70 e EXGG, porém a variedade de modelos nestes tamanhos ainda é reduzida. Sobre o público masculino, a C&A não desenvolveu até então uma coleção específica, mas há a venda de peças em seu e-commerce.

Lojas de departamento, C&A
Lojas de departamento, C&A


A marca já desenvolveu ações direcionadas ao público Plus Size em busca de mostrar a diversidade, como é o exemplo da “Entre na mistura Jeans”. Mas a proposta teve uma repercussão negativa do público por conta da modelo selecionada no vídeo. Esta campanha trouxe discussões importantes para o mercado da Moda sobre “O que é ser Plus Size?” e “Como, de fato, podemos representar e atender bem esse público?”.    

Lojas de departamento, campanha gorda & sexy da C&A

Em 2018 a C&A lançou o projeto Mindse7, uma nova proposta para pensar e fazer moda. Com referências do cotidiano, das ruas e das redes sociais, o projeto passou a criar semanalmente coleções-cápsulas menores comercializadas exclusivamente pelo e-commerce.

Lojas de Departamento, campanha mindset, C&A

Projetos Sociais e Ambientais:

– 1991: Fundação do Instituto C&A. organização sem fins lucrativos e de interesse público, que tem como foco promover e qualificar o processo de educação de crianças e adolescentes no Brasil.

– 2009: Disponibiliza anualmente um relatório de sustentabilidade referente ao desempenho socioambiental da empresa.

– 2010: Programa de Coleta de Lixo Eletrônico. Celulares, baterias e pilhas recebem descarte correto e 40% do material reciclado é usado na produção de cabides.

– 2010: Primeira rede do setor a assinar o Pacto Nacional pela Erradicação do Trabalho Escravo no Brasil, que busca criar ferramentas para impedir que empresas comercializem produtos de fornecedores que usem trabalho irregular.

– 2017: Movimento ReCiclo. Programa de reciclagem que permite com que consumidores da rede descartem suas roupas usadas em urnas e após triagem, as peças são direcionadas aos parceiros da C&A para reutilização ou reciclagem.

– 2018: Campanha #VistaAMudança. A C&A lançou a meta da empresa de, em até 2020, ter 100% dos produtos de algodão confeccionados de forma mais sustentável. Outra meta desafiadora foi de desenvolver 67% dos produtos com materiais que visem a sustentabilidade.

Lojas de Departamento, campanha vista a mudança, C&A

Marisa:

lojas de departamento, logo da Marisa

História:

Com todo o conhecimento que recebeu de seu pai sobre confecção de acessórios, Bernardo Goldfarb, em 1948, fundou a Marisa Bolsas. O sucesso da loja permitiu com que, dois anos depois, a Marisa Malhas fosse criada e expandida para diversos estados do Brasil. Hoje, com mais de 70 anos de mercado, a Marisa se tornou uma das maiores Lojas de Departamento referência em moda feminina e lingerie.

Desde o seu início, a empresa construiu uma forte relação com a mulher brasileira por se colocar como uma marca amiga e íntima das consumidoras. O slogan: “De Mulher para Mulher”, reforça a ideia da marca acompanhar as mudanças e necessidades de seu público.

Para oferecer comodidade e dinamismo, a rede criou o modelo de loja “Marisa Ampliada”, que passou a ofertar em um único ambiente um mix de produtos para a família toda.

lojas de departamento marisa

Confecção:

A Marisa possui parceria com mais de 450 confecções espalhadas pelo país e o objetivo da empresa é seguir ampliando. Essa captação de fornecedores regionais é pensada para melhorar a distribuição dos seus produtos por todo o Brasil.

Uma curiosidade é que a Marisa, em 1999, foi a primeira rede de moda brasileira a abrir um e-commerce. Mais tarde, em 2010, o site virtual ganhou um serviço inédito, o “Sua Medida”, uma ação que as clientes poderiam inserir medidas de seu corpo para receber sugestões de produtos com tamanhos próximos ou mais indicados.

Desde 2008, a Marisa disponibiliza a linha “Special for You”, um segmento que abrange do manequim 48 ao 54 para o gênero feminino e masculino. As coleções dessa linha propõem trazer roupas para diversas ocasiões, mas é válido ressaltar que o segmento masculino, em relação ao feminino, não recebe tanta atenção. Em relação a loja física, é possível encontrar araras sinalizando o segmento, só que as peças normalmente não são dispostas em uma parte nobre da loja, ficando mais escondidas. 

lojas de departamento, modelo Marisa
lojas de departamento, modelo Marisa

Por ter uma cara adulta e sóbria, a coleção Plus Size foi segmentada em uma linha jovem que também trazia peças do 48 ao 54, mas com um estilo moderno e uma modelagem mais atual. Para representar o início da coleção, a blogueira Plus Size Juliana Romano se tornou a representante da linha inicial.  Recentemente, em 2018, a Marisa lançou uma coleção Plus Size em parceria com a atriz, apresentadora e youtuber, Mariana Xavier.

lojas de departamento marisa plus size
lojas de departamento marisa plus size

Projetos Sociais e Ambientais:

2009 – Início ao desenvolvimento do Programa de Auditoria de Fornecedores, com a assinatura de um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) sobre trabalho escravo, junto ao Ministério Público do Trabalho. O objetivo é monitorar de forma contínua a cadeia de fornecimento de seus produtos.

2009 – Parceria com o Instituto Ethos para gerir a rede. O Instituto é responsável por mobilizar, sensibilizar e ajudar as empresas a gerir seus negócios de forma socialmente responsável, tornando-as parceiras na construção de uma sociedade justa e sustentável.

Obs: A marca não dá muita visibilidade aos consumidores sobre a criação e confecção de seus produtos, assim como a participação da rede em projetos sociais/ambientais.  

Riachuelo:

lojas de departamento logo riachuelo

História:

A história dessa Loja de Departamento começou em 1947, com a abertura da loja “A Capital” (RN), pelos irmãos Nevaldo e Newton Rocha. Quatro anos depois, com a instalação de uma pequena confecção em Recife (PE), a loja passou a expandir seus pontos de venda. Apenas em 1956, os irmãos Rocha fundaram o Grupo Guararapes Confecções, responsável por administrar as lojas de departamento Riachuelo e Wolens.

A Riachuelo é uma rede varejista destaque por integrar três processos em seu negócio: o varejo, a indústria e o financeiro.

Além de atuarem com a venda, os produtos são desenvolvidos pela própria rede, assim como a distribuição e a questão financeira. A marca reúne todos esses processos com o discurso de democratizar a moda no país e permitir com que mais pessoas possam se expressar através do vestuário.
lojas de departamento riachuelo

Confecção:

Responsável pela parte de criação e confecção têxtil, a Riachuelo traz em seu site o compromisso de manter moderno o parque fabril e os centros de distribuição, mas também seguir investindo na pesquisa de produto. Por conta disso, a rede possui cerca de 10 marcas próprias, cada uma com identidade visual e público específicos, como por exemplo a marca Pool – lançada em 1982 para o público jovem.

Em 2012, a rede lançou uma linha de produtos femininos Plus Size que atende da numeração 46 a 54. Os produtos são facilmente encontrados no e-commerce, enquanto na loja física isso não acontece devido as peças ficarem misturadas nas araras.

lojas de departamento riachuelo modelo
lojas de departamento Riachuelo modelo

A ideia de não discriminar a mulher gorda e mostrar que ela pode ter a mesma peça que a mulher magra é muito boa, mas na prática em loja, não são todos os modelos que possuem tamanhos maiores.  E isso pode tornar a experiência das consumidoras cansativa, pela busca, e desconfortável, por não encontrar o que a marca disponibiliza online. 

A Riachuelo decidiu, em 2017, criar uma linha de lingerie para Plus Size, atendendo do manequim 46 a 52. A ideia foi desenvolver peças modernas e confortáveis que unissem a sensualidade da renda com o conforto de alças mais largas e lateral reforçada. Apesar deste lançamento, há certa dificuldade em encontrar peças íntimas nos tamanhos maiores tanto em loja física quanto no e-commerce.

Projetos Sociais e Ambientais:

– Share Place: ferramenta que incentiva a reutilização de móveis e acessórios de Visual Merchandising. Assim, materiais que seriam inutilizados por uma loja podem ser reaproveitados por outro ponto de venda da rede.

– Processo de reciclagem de tecidos: As fábricas Guararapes vendem as aparas têxteis para empresas que as desfibrilam, fazendo uso deste material para fabricação de outros produtos.

– 2005: Programa Pessoa com Deficiência. A rede oferece oportunidades de trabalhos para pessoas com deficiência para além das cotas exigidas pelo Ministério do Trabalho.

– 2016: Parceria com a Report: Sustentabilidade, para elaborar uma análise de suas iniciativas relacionadas à sustentabilidade e de entender e aprofundar os impactos de suas ações.

– 2016: Parceria com a PlataformaVerde™, companhia que garante a rastreabilidade dos resíduos para assegurar o descarte correto e legal.

– 2017: Programa de Gestão de Resíduos Sólidos. O objetivo deste programa é controlar a coleta, o transporte e o destino dos resíduos. Após o reabastecimento das lojas de departamento com produtos Riachuelo, os caminhões retornam ao Centro de Distribuição (CD) com os resíduos recicláveis gerados por elas.

lojas de departamento riachuelo gestão de resíduos

Renner:

Lojas de departamento renner logo

História:

A Renner foi inaugurada em 1922, na capital do Rio Grande do Sul, como parte do grupo A. J. Renner – indústria fabril de Porto Alegre. De início, a marca oferecia artigos têxteis, até que em 1940 a cartela de produtos foi ampliada a ponto da mesma passar a operar como uma Loja de Departamento. O ano de 1965 é marcado pelo crescimento e pela independência das marcas que formavam o grupo A. J. Renner. Foi o período em que a companhia Lojas de departamento Renner S.A. nasceu e se apresentou ao mercado pela qual conhecemos.

Em 2002, a rede Renner passou por uma série de reestruturações. As coleções da marca passaram a ser desenvolvidas a partir de cinco estilos de vida – reflexo dos interesses, valores, personalidades e hábitos dos clientes.

Essa forma de pensar moda foi responsável pela criação do slogan: “Você tem seu estilo. A Renner tem todos”.

A marca também vem investindo arduamente na automação dos seus processos e na readequação das atividades para um desenvolvimento ambiental/sustentável.

lojas de departamento renner

Confecção:

Diferente das demais Lojas de Departamento, a Renner não aposta em coleções assinadas por estilistas famosos. Para o presidente da empresa, José Galló, a ideia é criar, internamente, as coleções e assim manter a identidade da marca sobre a moda. Em paralelo, o processo de desenvolvimento segue acompanhando as tendências e novidades nacionais/mundiais para lançar entre sete a oito coleções por ano.

Um destaque da empresa está na iniciativa de acelerar a transformação digital dos seus processos. A rede traz em seu site, de forma clara e transparente, todos os projetos realizados ou em andamento, dentre eles: acordo de cooperação com o Parque Científico e Tecnológico da PUC-RS, experimentos para distribuição e alocação de produtos em loja através de data-driven e apoio de startups no processo de captura de tendências.

No total, a Renner possui 20 marcas próprias, como: BlueSteel (Segmento Jovem), Maternity (Segmento Gestantes), Ashua (Segmento Plus Size) e Teddy Boom (Segmento Infantil). Com lançamento recente em 2016 no e-commerce, a marca Ashua surgiu como uma linha de moda curve e plus size que atende do manequim 46 a 54.

lojas de departamento renner modelo
lojas de departamento renner modelo


Em 2018, a Renner lançou a primeira loja física da Ashua em Porto Alegre (RS). A proposta da rede foi oferecer ao público mais do que uma seção em loja, mas um espaço completo que criasse uma ótima experiência de compra com: roupas modernas e versáteis, funcionárias gordas, provadores amplos e de fácil mobilidade.  Atualmente, a Ashua possui três unidades físicas.  

lojas de departamento renner loja

Projetos Sociais e Ambientais:

– 1995: Código de Conduta que orienta administradores e colaboradores sobre os princípios éticos e de responsabilidade socioambiental.

– 2010: Adesão às diretrizes do Global Reposting Initiative para orientar a divulgação de temas relevantes relevantes para a sustentabilidade das empresas.

– Desde 2013 a Lojas de departamento Renner disponibiliza em seu site relatórios anuais sobre as relações com seus investidores. Nestes relatórios é possível encontrar informações sobre estratégias, fornecedores, gestão ecoeficiente, serviços e projetos sustentáveis.

– 2018: Lançamento do Selo Re. O projeto piloto faz uso de Blackchain para a rastreabilidade do produto na cadeia produtiva e, assim, avançar com o monitoramento dos fornecedores.

– 2018: Reafirmaram o compromisso com o Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU), Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e Princípios de Empoderamento das Mulheres (ONU Mulheres).

Concurso Reinvente. estudantes, profissionais e demais interessados de todo o Brasil tiveram a oportunidade de apresentar projetos com soluções para todos os elos da cadeia de valor do varejo de moda, dentro do conceito de sustentabilidade e economia circular.

lojas de departamento renner moda responsável

You Com:

lojas de departamento you com logo

História:

Pertencente ao grupo Renner, a marca Youcom possui lojas, conceito e público independentes. Antes de ter uma loja física, entre 2012 e 2013, a rede abriu sete filiais piloto da marca Blue Steel – um dos segmentos de confecção da Renner. O sucesso das lojas resultou na estreia da Youcom no Shopping Bourbon Pompeia (SP) e na transformação das demais filiais da Blue Steel para essa nova linha jovem.

A Youcom é voltada para o público jovem, entre 18 e 35 anos, e atua como um modelo de negócios que mescla Loja de Departamento e Butique. Com a proposta de trazer o “DNA Jovem” em cada coleção, a marca tem como um de seus objetivos “questionar e desconstruir antigos padrões”.

lojas de departamento you com

Confecção:

Para se diferenciar das demais lojas de departamento e do seu grupo de gestão, a Youcom conecta o seu centro de desenvolvimento com a opinião dos consumidores. Para isso, o grupo de criação coloca os jovens no centro de decisão e até contratam clientes para serem modelos e darem suas visões sobre as coleções.

A ideia da marca é aproximar-se do cliente e assim, criar uma relação de identificação com os consumidores através de propagandas e peças do vestuário. A busca por tendências e novos produtos fez com que a Youcom adotasse uma rotatividade de coleções acelerada. Contando com oito coleções por ano, a marca investe nessa mudança para trazer informações de moda cada vez mais rápidas e atuais. Vale ressaltar que a marca não tem uma linha direcionada ao público Plus Size, possuindo peças que vão até o tamanho GG apenas.

lojas de departamento you com modelo
lojas de departamento you com modelo


Em 2017, a marca jovem inaugurou um núcleo de criação colaborativa, o Youlab. Um projeto que reúne movimentos, consumidores e time de marketing da marca no parque científico Tecnopuc, em Porto Alegre.

O intuito desse espaço é estruturar um novo formato para se relacionar com os clientes e torná-los parte do processo criativo ao trocar ideias e experiências.
lojas de departamento you com lab

Projetos Sociais e Ambientais:

– 2018: Jeans for Change. Um projeto que incentiva o reaproveitamento dos jeans descartados pelas consumidoras. O descarte do jeans em qualquer loja Youcom garante desconto para a compra de um novo e o material é pensado para entrar novamente na cadeia de produção.

Blog da marca conta com informações, iniciativas e projetos que auxiliam no reaproveitamento de produtos.

lojas de departamento you com jeans for change

Forever 21:

lojas de departamento logo forever 21

História:

No subúrbio de Los Angeles, em 1984, surgia a Fashion 21, uma loja familiar idealizada pelo casal sul-coreano Dong-Won Chang e Jin Sook. Com a ideia de criar pequenas Lojas de Departamento, o casal encontrou a solução de desenvolver sub-marcas que atingissem públicos distintos, mas ao mesmo tempo mantivessem uma linha moderna e descolada. 

O sucesso da loja foi tanto que os fundadores trocarem o nome para Forever 21 e em conjunto investiram na abertura de outra unidade. Com o passar dos anos, a rede sofreu uma repaginação.  A estratégia de venda foi modificada, contanto com ambientações modernas, vitrines atrativas e, consequentemente, no boom da marca. 

Sob o olhar de Linda e Esther Chang, ambas responsáveis pelo marketing e visual merchandising, a ideia de reestruturar a marca deve ser constante. O desejo das herdeiras está em modernizar a marca em relação a criação e desenvolvimento de peças, de forma que nem tudo na indústria da moda seja taxado como cópia.

lojas de departamento forever 21

Confecção:

A Forever 21 se destaca como uma das varejistas de maior sucesso no mercado norte americano, chegando ao Brasil apenas em 2014 em São Paulo. Mundialmente conhecida pelos seus preços baixos e seus produtos modernos, a rede opera a loja sob vários conceitos além da tradicional Forever 21, como: Heritage 1981 (linha de roupas e acessórios vintage), HTG81 Kids (linha infantil), ForLove 21 (linha de acessórios), Forever21+ (linha Plus Size), 21Men (linha masculina de roupas e acessórios), entre outras.

lojas de departamento forever 21 modelo
lojas de departamento forever 21 modelo


Sobre a confecção, a Forever 21 não possui muita visibilidade sobre o processo e iniciativas de projetos que visem questões éticas, sociais e sustentáveis. Algumas fontes apontam que 30% da produção da rede está em Los Angeles, enquanto o restante se concentra em países como China, Paquistão e Vietnã.

Sobre o segmento Plus Size, a Forever 21 possui uma linha própria voltada para Plus e Curve, que atende do manequim 46 a 56 – mas a maioria dos produtos ainda se concentra no e-commerce, um serviço de compra digital que ainda não está disponível no Brasil.

lojas de departamento forever 21 modelo
lojas de departamento forever 21 modelo


Infelizmente, no começo de 2019, relatos de consumidoras Plus Size viralizaram nas redes sociais. Várias mulheres trouxeram à tona a experiência de abrir suas encomendas da marca e junto delas receberem barrinhas de cereais diet. Por conta da notícia reverberar entre os internautas, trazendo discussões importantes sobre Gordofobia e Cultura da Dieta, a marca se posicionou com um pedido de desculpas e a consequente remoção das barrinhas nas encomendas.    

Projetos Sociais e Ambientais:

– Parceria com a I: Collect (I: CO®), fornecedora líder global para a coleta, reutilização e reciclagem de vestuário, calçados e outros produtos têxteis, para prolongar a vida útil de roupas e calçados indesejados para ajudar a reduzir o desperdício de aterros.

– 2004: Associação ao PETA para cumprir diretrizes que evitam a crueldade contra os animais nos processos de produção.

– 2016: Assinou o compromisso com a Responsible Sourcing Network’s cotton pledge. O intuito é utilizar matéria-prima, no caso o algodão, de fornecedores alinhados a iniciativas sociais e sustentáveis.

– No e-commerce há listado uma série grupos que a Forever 21 se associa para realizar programas de caridade, como: ASPCA (The American Society for the Prevention of Cruelty to Animals), Starlight Foundation, The American Red Cross, Japan Disaster Relief, Soles 4 Souls.

GAP:

lojas de departamento gap logo

História:

Conhecida por ser uma das maiores Lojas de Departamento dos Estados Unidos, a GAP foi fundada em 1968 na cidade de São Francisco. Criada, inicialmente com o nome The Gap, pelo casal Donald e Doris Fischer, a loja norte americana se estabeleceu como um negócio de multimarcas que revendia Levi’s, peças básicas e até discos de vinil. Em 1972, a GAP foi pioneira na área do varejo a lançar roupas com a sua própria marca, um fator que contribuiu para que se consolidasse no mercado com a sua linha de roupas casuais e versáteis para o dia-a-dia.

No ano de 1983, a rede ampliou com a compra da marca Banana Republic e, no mesmo período, a própria GAP remodelou seu visual e logotipo. Apenas em 2013 que a rede chegou no Brasil, sendo inaugurada no JK Iguatemi e no Morumbi Shopping, ambos em São Paulo.

Uma curiosidade sobre a marca é que o nome “GAP” surgiu de uma expressão popular na década de 60: a “geração gap”. O termo foi criado para mostrar o conflito de diferenças que existia entre as pessoas mais jovem e os mais velhos, particularmente entre pais e filhos.
lojas de departamento gap

Confecção:

Com ajuda do CEO Millard Drexler, a GAP alcançou um sucesso tão estrondoso que se tornou um símbolo da geração X – marcada pela rebeldia e subversão dos valores sociais. Hoje, a marca é amplamente conhecida por uma pegada streetwear com visuais básicos e casuais, mas que funcionam e transitam facilmente em qualquer guarda-roupa.  A marca é caracterizada por oferecer peças básicas que prezam pelo conforto e pela qualidade, mas sem abandonar a praticidade de usar e se identificar. 

lojas de departamento gap modelo
lojas de departamento gap modelo

No geral, a GAP busca projetar coleções que conversem com qualquer estilo ao trazerem peças em denim, camisetas brancas, calças cáqui e moletons confortáveis. Além de atender ao vestuário feminino e masculino, a empresa oferece outros segmentos, como: GapKids (linha infanto-juvenil), BabyGap (segmento infantil), GapMaternity (linha gestante), GapFit (linha esporte). 

Sobre o desenvolvimento criativo, a GAP desenvolve coleções exclusivas para a Gap Outlet e as lojas de fábrica Gap. E dentro de sua rede, ela também é gestora de marcas como Banana Republic, Old Navy, Athleta e Hill City; as quais todas possuem e-commerce para compra. Em relação ao segmento Plus Size, a marca ainda não possui uma linha direcionada a este público, mas a marca Old Navy segue com a linha Women’s Plus.

lojas de departamento gap modelo
lojas de departamento modelo


Projetos Sociais e Ambientais:

Gap For Good: Um projeto que traz o compromisso da marca em criar produtos mais sustentáveis e gerar experiências que não apenas criem um mundo melhor, mas inspire as pessoas a agir de forma responsável.

– Associados ao Better Cotton Initiative para fornecer, até 2021, um algodão mais sustentável que garanta o apoio ao cultivo responsável em todo o mundo.

– 2016: WashWell Program, a proposta da marca está na diminuição de 20% de água durante os processos de lavagem do denim.

– Anualmente a GAP realizada doações para o grupo Our Personal Advancement & Carrer Enhancement (P.A.C.E), um projeto que valoriza o papel da mulher na sociedade. O programa foi inicialmente criado para apoiar as mulheres na indústria global de vestuário.

– Parceria com Arvind Limited na construção de um centro de inovação para redução do consumo de água doce na produção de denin. O prédio está em construção e tem previsão de ser inaugurado em 2019, mas com pleno funcionamento apenas em 2020.

lojas de departamento gap good for washwell

Zara:

lojas de departamento logo zara

História:

Antes da Zara ser inaugurada em 1970 pelo espanhol Amâncio Ortega, o empreendedor da marca perseguiu uma longa trajetória até ingressar no mercado de varejo. O primeiro passo como empresário na área têxtil, em 1963, foi confeccionar com sua família roupões de banho e roupas íntimas.

Alguns fatores foram responsáveis por tornarem os seus produtos tão desejados: o fato das peças se assemelharem a artigos têxteis caros, possuir preços próximos ao do mercado popular e a introdução de roupas com manequins maiores.

Com o sucesso dos produtos, o espanhol resolveu apostar no varejo ao fundar um pequeno estabelecimento que vendia roupas femininas a preços acessíveis. Nomeada Zara, a loja se tornou um sucesso tão grande que em menos de uma década outras unidades se espalharam pela Espanha, só que com um mix de produtos cada vez maior. A empresa foi crescendo de forma silenciosa, afastada de publicidade, até que em 1980 a Loja de Departamento Zara começou a conquistar espaços internacionais – chegando ao Brasil em 1999.

lojas de departamento zara

Confecção:

O processo criativo da Zara é pensado para captar de forma rápida e eficaz as tendências do mundo fashion e, em apenas três semanas, transformar essas informações em uma coleção. Atualmente, a empresa conta com mais de 700 profissionais em sua equipe de criação para ter uma resposta imediata frente a esse processo – anualmente, em torno de 20 coleções são lançadas.

lojas de departamento modelo
lojas de departamento zara modelo

Em relação aos espaços físicos, a marca recebe novos artigos duas vezes por semanas. A produção de cada coleção é feita em pequena escala, sendo ampliada a confecção apenas com o sucesso das vendas; do contrário, a coleção é tirada de linha.

Sobre a sede de suas confecções, cerca de 60% das mercadorias são produzidas na Europa, enquanto as peças mais elaboradas são mandadas para oficinas localizadas no Peru, Marrocos, Camboja, Tailândia e até mesmo no Brasil.

Pertencente ao Grupo Inditex, a Zara é uma rede de lojas que oferece roupas e acessórios para o público feminino, masculino e infantil. Outras marcar também são geridas pelo Grupo, como a Dutti, Pull and Bear, Oysho, Bershka, Stradivarius, Uterque, Kiddy’s Class e a Zara Home – uma linha de produtos para casa. Vale ressaltar que a marca ainda não possui uma linha própria para o segmento Plus Size.

lojas de departamento zara home

Ao contrário das demais Lojas de Departamento, o comércio eletrônico da Zara ainda é recente. Em 2010, o e-commerce foi criado para seus principais mercados, como Espanha e Estados Unidos, chegando ao Brasil apenas em 2018.  

Projetos Sociais e Ambientais:

– 2015: Recolha de roupa. A rede disponibiliza pontos de coleta de peças nas lojas físicas para prolongar a vida útil da roupa.

– 2018: Parceria com Global Fashion Alliance, um grupo que objetiva inserir a moda na economia circular. Nesta parceria, a Zara assinou um tratado de compromisso para ter uma produção mais sustentável até 2020.

– 2018: Indicada pelo Índice de Sustentabilidade Dow Jones como o principal varejista em cidadania e filantropia pelo quarto ano consecutivo.

– Disponibiliza em seu site um relatório anual que reporta a atuação da empresa frente as pautas/metas sociais e ambientais.

lojas de departamento zara join life

Analisar o perfil das empresas é importante para entender a procedência dos produtos que consumimos e se eles estão alinhados a projetos sociais e sustentáveis, assim como se fazem uso de mão-de-obra justa e legal. O aplicativo Moda Livre é um bom exemplo para ficar de olho nas principais Lojas de Departamento do Brasil! Essa plataforma simples e ágil traça um perfil de cada marca e como elas agem frente a questões sociais e sustentáveis, interessante não é?

O desejável seria que as marcas adequassem os seus processos a projetos slow fashion, mas enquanto a necessidade pelo novo e pelo consumo forem altas, essa mudança por parte das Lojas de Departamento ainda é distante.

Mas ainda sim, podemos consumir de forma mais responsável se acompanharmos de perto a forma que elas atuam! 

Comente na caixa de diálogo qual dessas marcas é sua preferida e por quê, ou se conhece alguma outra marca mais alinhada a ações conscientes!