Moda

Brechó: [8 lojas online] para você garimpar hoje! 👚

By  | 

Olá pessoal! Tudo bem com vocês? Hoje vou trazer um assunto muito discutido nos últimos tempos no mundo da Moda: a compra de peças usadas. Isso mesmo, aqueles garimpos que fazemos nós chamamos de BRECHÓ! 

Você já pensou em comprar as suas roupas em brechós?

O consumo de roupas de brechó é um hábito antigo e muito comum nos países da Europa, mas muitas pessoas ainda não sabem como comprar nesses lugares aqui no Brasil, muito menos como escolher boas peças. 

Garanto que tudo isso é um exercício, afinal, para comprar em lugares diferentes dos quais estamos habituadas, precisamos de tempo, paciência e, claro, criatividade. Muitas pessoas não reparam, mas comprar em shoppings e grandes lojas de departamento é de certa forma fácil. Não tem muito para onde fugir, eles sempre trazem as mesmas tendências, modelagens e estilos, além de te entregar um pacote prontinho de como você deve se vestir. 

Já no brechó tudo é diferente. Mesmo com uma curadoria, as peças são únicas, exclusivas e muitas vezes vintage! Então imagina, enquanto comprar em uma loja de departamento é apenas entrar, ver uma peça que te agrade, olhar o tamanho e comprar, no brechó você precisa entender o seu estilo pessoal para identificar potencial nas peças que estão a disposição. 

Detalhe: pode acontecer de não ter o seu tamanho, mas isso normalmente não deve ser visto como um problema, pois o interessante de comprar em brechó é entender que a peça pode ser customizada, consertada ou ajustada, do jeitinho que VOCÊ quiser. Ou seja, não existe nada pronto, você que toma as decisões sem ter o peso das influências externas. 

Sabe outra vantagem de comprar em brechós? Você ajuda o meio ambiente! Muitas pessoas não sabem, mas a indústria da Moda é a que mais polui no mundo todo. Infelizmente o cenário que existe hoje é de peças produzidas muito rápido, compradas muito rápido e DESCARTADAS muito rápido. 

Isso mesmo, descartadas, viram lixo. É de se espantar, mas muitas pessoas simplesmente jogam suas roupas fora ao invés de doar, vender ou repassar para algum brechó. Percebe a importância de prolongar a vida útil dessas peças? O consumo em brechós ajuda nisso! 

Ah, mas tenho tanta preguiça de ir em lugares que não são dentro do shopping! 

Hoje em dia garanto que isso não é um problema, sabe por quê? Existem INÚMEROS brechós online para você garimpar direto do seu sofá. O mercado de brechós cresceu no Brasil e o de brechós online também! Por isso, além de ter contado sobre todas as vantagens de comprar em brechós, também vou listar 8 brechós online para você escolher as suas peças sem dor de cabeça. 

O legal dessa lista é que cada um tem seu estilo e curadoria. Eles não são iguais, pois não entregam a mesma proposta – muito menos as mesmas peças –  e isso faz com que você queira comprar em vários! 

Ainda não está convencida? Vem olhar essa lista, garanto que não irá se arrepender. 

Ps: Todos enviam via Correios, mas alguns também entregam pessoalmente! Maravilhoso, não é mesmo? 

CuraModa – @curamoda 

Curamoda Brechó

Para abrir essa lista, nada melhor do que falar sobre o meu próprio brechó. Isso mesmo a dona do CuraModa é a própria autora deste texto que você está lendo. Esse brechó na verdade ainda é um embrião, mas que está se estruturando para entregar uma curadoria de peças muito bem selecionadas. 

Ele começou como uma brincadeira para garantir uma grana extra, mas, conforme fui me empenhando no curso de Design de Moda na faculdade, percebi a importância de trabalhar com peças e materiais que já existem! A questão do lixo e do impacto social que a indústria da Moda gerar me impressionou bastante, e prometi pra mim mesma que iria – ao menos tentar – construir minha carreira na área da Moda trabalhando com já foi produzido no mundo. 

Garanto que esse é um desafio diário, pois acreditem, não é fácil correr atrás das peças, higienizá-las e entregá-las com o maior cuidado do mundo. São processos que envolvem muito trabalho e dedicação, mas que promovem uma grande corrente de consciência em relação a forma que estamos consumindo. E isso é o mais gratificante, posso garantir! 

Bom, tirando toda essa parte de conscientização, vamos ao brechó. Ele ainda não possui um site – mas estou trabalhando nisso! –  isso significa que todas as vendas são feitas via Instagram. As entregas rolam aqui em São Paulo, pois como utilizo muito o transporte público, identifiquei o metrô como um bom local para encontrar as clientes. Normalmente elas buscam antes ou depois do trabalho, ou até mesmo no horário de almoço. 

Isso é muito interessante, pois consigo entregar em inúmeras regiões da cidade – e gente, essa cidade é imensa – sem a pessoa ter que pagar um frete. Além desse tipo de entrega, eu também envio via Correios. Já aconteceu de várias pessoas de outras cidades ou estados abrirem um pedido comigo e eu enviar. 

De modo geral, tento focar nas peças vintage, mas também trago algumas roupas com informações de Moda mais atuais. Invisto bastante no jeans – short e calça estilo MOM, e jaquetas –  e em peças de tecido plano. As malhas eu pego mais no inverno, abuso dos tricôs e blusas de lã vintage que sempre tem uma estampa interessante! Também pego bastante casaco – saem super rápido – e camisas. Encontro várias camisas interessantes, sejam elas estampadas ou lisas, de tecido mais grosso ou mais fino como seda. 

Lá no feed você encontra um leque de possibilidades e estilos, a ideia é dar vazão às peças interessantes que chegam nos bazares, assim como o Go Girl que será citado mais adiante. Me preocupo muito também com a qualidade das peças e higienização. Ver uma cliente satisfeita com o serviço – sim, os brechós online não entregam apenas roupas baratas, mas sim um serviço – é gratificante, me faz entender o potencial que aquelas roupas descartadas ainda tem. 

O feed do CuraModa é literalmente a minha vitrine, lá exponho as peças da maneira mais clean possível para exaltar os detalhes de cada peça. Recentemente comecei a fazer a montagem de looks e postar algumas fotos no corpo, garanto que já percebi os resultados de mostrar às clientes como elas podem vestir cada peça. Os valores não variam muito, as peças giram em torno dos R$20 a R$100, pouquíssimas passam desse valor e quando passam é um mega achado. 

Vale a pena acompanhar e conferir as novidades. Normalmente as peças não ficam paradas! 

TROC – trocreal 

TROC Brechó

O TROC é um brechó online que tem sua sede em Curitiba e funciona desde 2016. Liderado pela Lu e seu marido, o brechó vem crescendo bastante nos últimos meses. Inicialmente ele era apenas de roupas femininas, mas com o tempo eles perceberam a oportunidade de trabalhar com peças kids de brechó infantil também! 

O acervo deles é gigantesco, contém 9 mil peças (você leu isso mesmo!), mas nem por isso eles deixam a qualidade de lado. O intuito sempre foi promover o acesso a produtos em perfeito estado, muitas vezes de marca ou de grife. 

Todo esse cenário foi montado com o objetivo de dar vazão a peças não usadas no guarda-roupa, aliada a necessidade de tornar a moda mais acessível! Digo isso, pois eles trabalham com marcas que realmente são muito caras, mas que com eles é possível economizar uma grana e investir naquele item desejo da wishlist.  

Detalhe: As vendas são 100% online, ou seja, eles não fazem entregas pessoalmente e nem tem loja física, mas como já estão bem estruturados, as entregas são super eficientes. 

Como eles possuem uma estrutura muuuito grande, no site você encontra todos os tipos de peças, modelos, preços, tamanhos e grifes. Não há uma curadoria específica por lifestyle ou estilo, justamente por isso costuma ser bem abrangente! Lá é possível encontrar peças para todas as idades, desde as mais jovens, até as mais maduras. É um mundo de possibilidades em um só site, com a comodidade de qualquer loja virtual. 

O que mais chama atenção no TROC não é apenas a quantidade de itens, mas também a forma como eles garantem este acervo. Além de comprar no site, é possível vender suas peças por lá também! 

Para quem escolher enviar as peças para venda, esse brechó online cuida integralmente de todo o processo de venda dos produtos para os outros usuários. Eles fazem desde a coleta das peças, fotografia, até a precificação e anúncio no site. 

Claro que há algumas regrinhas para manter o padrão de qualidade. No site você encontra tudo explicado, mas no geral eles definem as marcas participantes, a forma de envio das peças, como funciona o processo de análise e precificação. Também dizem como VOCÊ irá aprovar os valores e anunciam as peças! Assim que elas são vendidas você recebe uma porcentagem da venda, afinal, eles que fazem todo o trabalho, nada mais justo não é? 

O interessante desse modelo criado é a facilidade de se apegar e desapegar das peças. Você pode muito bem comprar suas roupas no site, mas também pode enviar as que estão paradas no seu guarda-roupa para que outra usuária do site possa vestir! É um ciclo que promove a troca, não só de roupas em si, mas de experiências e informações de Moda. Quando falo informação de Moda, digo tendências, modelagens e coisas que estão relacionadas ao produto final.

O que você achou do TROC? Já ficou com vontade de acessar? Espera aí que temos mais 6 dicas de brechós online para você acompanhar! 

Go Girl brechó – gogirlbrecho

Go Girl Brechó

O terceiro brechó online dessa lista se chama Go Girl. Ele completou um ano agora em Agosto e é liderado sozinho pela Yasmin. Sua sede fica em São Paulo, capital e ela envia para todo o Brasil.

Para começar a falar dele, preciso compartilhar com vocês os três pontos que me chamam atenção nesse brechó online: a curadoria, o styling e o apoio a instituições que fazem trabalhos sociais. Vou te explicar melhor tudo isso! 

A Curadoria 

A curadoria, ou seja, a seleção de peças é super variada. Tem produtos disponíveis em diversos tamanhos – é possível encontrar até plus size -, cores, modelagens, estilos, materiais e estampas. Agrada o gosto desde as mais básicas, até as mais extravagantes. Garanto que ao entrar no site você vai conferir inúmeras opções de garimpos, até peças de decoração e acessórios ela está vendendo ultimamente! 

O styling

Para quem não sabe, styling é quando você idealiza e constrói uma imagem de Moda através das roupas que tem disponíveis, seja na loja, brechó, guarda-roupa… Enfim, é basicamente quando você monta um look 100% pensado, desde as peças principais até os acessórios. O Go Girl é bem forte nisso, pois sua idealizadora – Yasmin – é formada em Moda e trabalhou durante alguns anos na área de styling. Toda essa experiência é visível, pois ela não apresenta só a peça a ser vendida, mas na verdade todo um look montado para você pegar a referência e saber como vestir a roupa! 

O trabalho social

Além disso tudo, o Go Girl colabora imensamente com instituições como casas de repouso, igrejas e ongs que fazem trabalhos sociais. Sabe como? Comprando as roupas dos bazares e revendendo no brechó! É isso aí, os principais fornecedores dela são essas instituições, ou seja, ao comprar no Go Girl e estimular seu crescimento, você também está colaborando – indiretamente – aos trabalhos sociais de vários lugares. 

A Yasmin realmente está fazendo um trabalho incrível aliando consumo consciente, trabalhos sociais e Moda com um só lugar. 

Detalhe: Ela envia sim pelos Correios, mas também tem horários e locais específicos para fazer entregas pessoalmente em São Paulo! 

O legal desse brechó online é que ele é super ativo no Instagram. Isso significa que você pode acompanhar todas as informaçõe e novidades através do seu feed, e acessar o site apenas para finalizar a compra. É interessante acompanhar essas mensagens, pois a Yasmin super explica todos os processos do trabalho dela com o brechó e tira dúvidas gerais da galera. Ela preza bastante pela transparência, qualidade mega importante em tempos de novos hábitos de consumo. 

Ah! Ela também fala bastante sobre sustentabilidade, afinal, o modelo de brechó colabora muito nesse sentido – no caso dela social e ambientalmente falando. Se você ainda não está muito habituada a essas novas tendências e quiser entrar nesse mundo de brechós para comprar e vender com mais responsabilidade, o Go Girl não vai te decepcionar! 

Obs: A faixa de preço do brechó é super amigável! A Yasmin também preza por garimpos estilosos e acessíveis para todos os públicos 🙂 

I need brechó – @ineedbrecho

I Need Brechó

Esse brechó completou 4 anos agora em Agosto também! Acho que Agosto é um mês bom para iniciar projetos, viu? Ele na verdade é uma loja física, mas que tem um e-commerce, ou seja, é brechó online SIM. 

Queria muito colocar ele na lista, pois fico babando com a curadoria que a dona – Stheffany – faz. Tem desde as peças vintage até as mais moderninhas e ela encontra acessórios incríveis para compor qualquer look. Sabe aquele cinto bafônico de duas fivelas ou aquele óculos retrozinho que você custa a encontrar? Lá normalmente tem várias opções, além das roupas e bolsas super descoladas. 

O brechó físico está localizado em São Paulo, bem pertinho da tão conhecida Avenida Paulista. O andar debaixo é o estúdio de tatuagem do namorado dela e em cima é o acervo. Lá é uma graça, um ambiente super clean e organizado que dispõe as peças sempre limpas e organizadas nas araras. A decoração também é mega fofa, tem plantinhas, mensagens motivacionais e é super aconchegante. 

Claro que na própria loja tem mais opções de garimpos, mas o site também é super completo! Além das peças garimpadas aqui no Brasil, a Stheffany também trabalha com peças vintage do exterior! Em algumas viagens, como para a Europa por exemplo, ela acaba trazendo algumas roupas e revendendo no brechó. Ou seja, se você curte peças vintage e um estilo bem inspirado nas fotinhos do Pinterest, digamos assim, o I need brechó é o lugar perfeito para encontrar os itens da sua lista de desejos! 

Nem sempre tem essas peças mais exclusivas, afinal, tudo depende das viagens que a dona planeja, mas é sempre bom acompanhar o brechó pelo Instagram para ficar atenta as novidades! 

Além desse tipo de roupa, ela trabalha bastante com a customização. É possível encontrar peças pintadas a mão, jaquetas com detalhes aplicados…enfim, tudo que é possível fazer para repaginar uma peça e deixá-la ainda mais estilosa. 

Uma das características mais marcantes nesses brechós online é a presença constante no Instagram. Como os brechós trabalham com peças únicas e exclusivas, a divulgação nas redes sociais às vezes gera uma corrida para garantir as peças, por isso é sempre bom acompanhar as postagens e curtir tudo com uma boa frequência. 

Os preços do I need brechó variam bastante, mas não são nada exorbitantes, normalmente acessíveis e justos para os tipos de roupas e estilos que encontramos lá! Vale a pena conhecer, acompanhar o Instagram e, se você for de São Paulo, aproveitar um dia para passear no centro e dar uma passadinha para experimentar algumas peças. 

Caso você não seja da cidade, mais uma vez, fique atenta ao Instagram. Lá você acompanha tudo e já vai direto ao site para finalizar a sua compra. 

Detalhe: O I need Brechó envia para todo o país e as caixinhas são uma graça! Chega tudo muito bem embalado e com direito a cartinha! 

Quer saber de brechó fora da região sul/sudeste do país? Então se liga na próxima dica!

Retroagir – @brechoretroagir

Retroagir brechó

Esse brechó está numa região diferente do país. Ufa, ainda bem que nem tudo se resume a São Paulo, né? Com sua sede no Ceará, o Retroagir é um brechó online que, segundo eles mesmos, foi “feito para transitar entre os anos 50 e 90”. 

O brechó em si nasceu de uma necessidade, mas hoje é uma iniciativa que está super empenhada na busca pelo consumo consciente e reciclagem, não só do material, mas também de toooda a história que uma peça pode carregar. Além disso, o brechó também procura valorizar o mercado local. Toda a curadoria e higienização das peças são feitas manualmente e com muito cuidado para potencializar o que a peça tem de melhor. 

Seu diferencial é o trabalho não só com os garimpos, mas também com uma pequena confecção própria e com o Upcycling. Para quem não sabe, Upcyling é um conceito que consiste em produzir peças novas com atributos/materiais de outras coisas que seriam descartadas, ou seja, é dar uma nova forma de reuso a aquilo que não havia mais utilidade.

É importante frisar que este processo é totalmente diferente da customização, pois nela nós apenas atribuímos novas informações a peça que já existe, enquanto no Upcyling é necessário haver todo um estudo de modelagem para desmontar a peças e compreender suas novas possibilidades. 

Com toda essa história vocês devem ter percebido que esse brechó online é completamente engajado, certo? Além desse benefício, ele conta com editoriais de moda muito bem produzidos e divulgados na própria página do Instagram deles! As fotos são delicadas e com uma luz super clarinha que nos ajuda a enxergar a peça como ela é. 

Essa questão da foto é muito importante para qualquer brechó online, pois como não é possível tocar na peça e ter a experiência de experimentar pessoalmente, uma boa foto nos ajuda a ter a noção necessária para finalizar a compra. 

É um brechó mega transparente, afinal, prezam pelo consumo consciente. No Instagram é possível conferir nos destaques os processos de produção das peças, limpeza e garimpos. Lá você também encontra dicas para fazer suas roupas durarem mais tempo (isso é ótimo, pois evita ter que comprar o tempo todo) e também as dúvidas gerais. 

Coloquei ele na lista, pois as peças são uma graça – mesmo não fazendo muito o meu estilo pessoal, confesso que elas têm um grande potencial -, as fotos são divinas – sou super fã de fotos bem produzidas, realmente reparo nessas coisas – e justamente por ser de uma região mais afastada da que eu moro. Pode parecer bobo, mas tenho a impressão que as pessoas se concentram muito nos grandes centros urbanos como São Paulo e esquecem que tem pessoas formadas e super bem capacitadas fazendo coisas incríveis em outros estados também! 

Comprar em brechó não se trata apenas de meio ambiente, mas também de mover a economia em diversos ambientes, sendo o nosso ou não. E é nesse ponto que os brechós online nos ajudam, pois claramente não é possível ficar viajando o tempo todo para garimpar por aí, mas investindo num frete nós garantimos peças incríveis, de outros lugares e ainda apoiamos pequenos empreendedores de outras regiões!  

Reuse brechó – @reusebrecho

Reuse Brechó

Tenho que admitir que esse é um dos meus brechós favoritos, o que mais me identifico, sério! O Reuse é um brechó online com curadoria de Moda, mas também é um projeto que incentiva e acredita num consumo mais consciente de produtos de Moda. Ele tem sua sede em Pelotas, no Rio Grande do Sul. 

Lá as meninas trabalham com peças garimpadas pelo mundo, mas principalmente com a venda em consignação, tudo com o objetivo de aumentar a vida útil das roupas que estão paradas no armário das mulheres. 

As peças garimpadas são “reusos” – como elas falam –  de países como Estados Unidos, Argentina, França, Itália… enfim, todos os países que são forte nessa questão do consumo de roupas de segunda mão. Além da consignação e desses garimpos, muitas vezes elas customizam as peças para deixá-las ainda mais exclusivas. 

Entre as peças há muito jeans – seja calças ou jaquetas -, jaquetas corta vento, macacões, vestidos, casacos e parkas, camisas e tudo que é peça vintage ou descolada que você possa imaginar! O brechó também conta com T-shirts super estilosas trazidas da gringa e acessórios como bolsas, cintos e óculos. 

Gosto bastante dele por conta do jeans, sou apaixonada por jaquetas jeans oversized e MOM jeans das décadas passadas. Lá você encontra todas as opções possíveis e ainda conta com boas referências para se vestir! 

Assim como o Go Girl, o Reuse brechó trabalha bastante a questão do styling. As donas sempre trazem ótimas referências para a montagem dos looks e sabem combinar bem as peças garimpadas. Tudo para garantir a mesma essência e linguagem visual. 

Aliás, falando em linguagem visual, o Instagram delas é super organizado e conta com fotos muito bem fotografadas e editadas que transparecem exatamente qual é a pegada das roupas, o lifestyle de quem usa aquelas peças. Já sabem, sigam o perfil no Instagram para namorar os garimpos e acompanhar as viagens que elas fazem pelo mundo. 

Estar de olho nisso é interessante, não só para ver as roupas, mas também para viajar junto com elas! Afinal, elas compartilham um pouco dos roteiros e dão dicas super interessantes para quem está indo para o mesmo destino! 

Em relação às entregas, o Reuse funciona só via Correios mesmo, mas saiba que às vezes as donas participam de feiras e eventos para expor uma seleção específica de peças. Então, se você é de Pelotas e região, fique atenta a agenda! Pode ser que dê a sorte de rolar uma exposição delas em determinado evento, e você ver as peças pessoalmente e até experimentar! 

Ps: Não sei muito bem como funciona a venda por consignação, mas nada que mandar uma mensagem via direct no Instagram não ajude. Caso você tenha interesse em enviar suas peças, entre em contato com elas! Esses brechó online costumam ser mega pacientes e receptivos 🙂 

Você está curtindo essas dica? Então fica mais um pouquinho aí, pois ainda temos mais três lugares nesta lista de brechós online para você acompanhar, e quem sabe até mesmo comprar, ainda hoje! 

Ô Bem Amado – @obem.amado

ô bem amado brechó

Esse brechó online posso garantir que é um amorzinho, e não é só no nome. Localizado em Curitiba, Ô Bem Amado é um brechó com acervo compacto que trabalha peças hiper selecionadas e de alta qualidade. Normalmente as peças são vintage e extremamente autênticas.  

Segundo as próprias donas, o objetivo dele é aguçar os sentidos, para não vender apenas roupas, mas também ideias, conceitos e histórias. A intenção é garantir praticidade e certa rapidez com um consumo consciente. O trabalho delas é único e feito com muito amor. 

Garanto que o trabalho delas é impecável. Super investem em fotografia e peças realmente diferenciadas. O legal das fotos é a sensação de aconchego que dá antes mesmo de olhar a peça em si. Sempre com uma luz clarinha, poses e situações simples que mostram pra gente a beleza das pequenas produções. 

O acervo conta com muitos blazers, camisas, moletons e suéters super vintage. Também conta com peças jeans como jaquetas, shorts, saias e calças, mas vira e mexe aparece algum acessório também. 

Uma das coisas que acho legal e me chama atenção é a flexibilidade das peças em relação ao gênero. Odeio essa coisa de roupa de mulher e roupa para homem, pra mim roupa é roupa e se tem potencial para montar bons looks é o que importa! No Ô Bem Amado é legal, pois as donas buscam roupas que acabam se adequando a ambos os corpos. Sempre com peças de modelagens amplas e tamanhos que variam bastante. Fora os looks que elas mesmas montam que nitidamente funcionam bem tanto em mulheres, quanto em homens. 

Em relação aos valores, acho super acessíveis. Os blazers agora que estão em promoção estão numa média de R$109, as jaquetas jeans normalmente entre R$100 e R$149. Já as blusinhas e camisas variam bastante, pois quando entram em promoção pode chegar a R$19. Enfim, é preciso acompanhar para ver os preços. 

Obs: Falo isso, pois os preços de QUALQUER brechó variam bastante. Isso ocorre, pois os donos precificam de acordo com o valor que eles mesmos compraram a peça. Aí você soma isso ao serviço de lavagem, passadoria e às vezes conserto e/ou customização, o valor vai aumentando. 

Pelo Instagram deles é possível acompanhar tudo também. Desde novidades, até promoções e de quebra ainda pegar boas referências para arrasar nos looks do dia a dia. Quem não adora fazer uma pastinha cheia de inspirações, não é mesmo? 

Esse brechó também funciona 100% online, mas, se não me engano, às vezes as donas participam de feiras e eventos para expor suas peças. Fiquem de olho nas atualizações e aproveitem as oportunidades. Afinal, nada melhor do que pegar a peça para de fato aguçar os sentidos. 

Boutique São Paulo – @boutiquesaopaulo 

boutique são paulo brechó

Esse brechó online existe desde 2015 e está localizado em São Paulo, na capital mesmo. No geral ele é uma iniciativa de comércio de vestuário que trabalha com produtos novos e usados. O objetivo principal dele é garantir que a vida útil das peças previamente descartadas seja prolongada. 

A curadoria deles é cuidadosamente selecionada, pois buscam garimpos de qualidade que possuem histórias diferentes. Então vocês já imaginam que todo o trabalho de curadoria, higienização, embalagem e envio são feitos com muita atenção, certo? 

Assim como a maioria dos brechós já listados aqui nessa postagem, A Boutique São Paulo foi criada para colaborar na mudança da percepção dos produtos de segunda mão, tudo isso para tentar diminuir o consumo excessivo pelas grandes lojas do setor de vestuário. Eles acreditam na possibilidade de desacelerar certos processos, e no poder do investimento em produtos de qualidade que podem continuar no armário de alguém por muito tempo.

As peças que esse brechó oferece transitam bastante no meio vintage. Há muitas calças e bermudas no estilo alfaiataria, um diferencial, já que muitos brechós trabalham com jeans. No site você encontra inúmeras calças de cintura alta que parecem ter vindo de Paris, uma mais linda que a outra! Lá você também encontra saias e blazers, blusas de malha e alguns acessórios. 

O legal do site é que a maioria das peças são fotografadas no corpo. Sabemos que isso facilita muito na hora da compra de uma peça mais estruturada como a de alfaiataria, pois é possível entender o caimento no corpo. Falando em fotografia, o Instagram deles também libera várias imagens bem interessantes, seja da peça no corpo ou em alguma plataforma expositiva. No geral parece que tiraram tudo do Pinterest – quem não ama? – e colocaram lá, mas na real é tudo peça do brechó mesmo. 

Os preços também não são salgados para a qualidade e estilo que oferecem. As calças variam entre R$90 e R$110. Já as saias entre R$70 e R$130, mas as vezes você pode dar a sorte de encontrar uma com um valor mais baixo. Os blazers também se encontram em valores acessíveis, em torno dos R$130 mais ou menos. 

Ps: Apesar de ter sua sede em São Paulo, eles também enviam para todo o país! 

Essa questão dos valores é algo muito discutido ainda para quem está chegando agora no mundo dos brechós. Algumas pessoas ainda acham um absurdo pagar por roupa usada, outras já entenderam a importância e o valor que existe em vestir essas roupas.

Enfim, o que posso dizer em relação a isso é, todo o brechó é um pequeno negócio, e com ele as donas buscam desacelerar processos que existem no mundo da Moda. Processos estes que impactam o meio ambiente e a vida de milhões de pessoas que possuem trabalhos análogos à escravidão – sim, isso existe em pleno século 21. É muito mais que vender roupa de segunda mão, é um trabalho que gera impacto nos hábitos de consumo. Além do mais, sendo um negócio, os brechós possuem custos, muitas vezes funcionários, então é importante começar a visualizar os brechós online como marcas, onde cada um tem sua essência e particularidade a oferecer. 

Quer fazer parte dessa conscientização e colaborar para uma Moda muito mais responsável? Acompanhe os brechós, siga essas dicas e aproveite os garimpos de cada um. Como disse no início do texto, todos são exclusivos, pois é impossível todos venderem as mesmas peças!

Curtiu? Me conta a sua experiência com compras em brechó e aproveite para indicar o seu favorito!