Arte e Cultura

Melvin Sokolsky

By  | 

A fotografia de Melvin Sokolsky

Melvin Sokolsky foi um fotógrafo americano que iniciou sua carreia em Nova York aos 21 anos. Ainda jovem, Melvin foi convidado a se juntar à equipe da Harper’s Bazaar, onde passou anos produzindo imagens icônicas.

Nos anos seguintes, ainda trabalhou como o principal contribuinte para quatro revistas de prestígio: McCall, Esquire, Newsweek e Show. Melvin não possuiu uma formação acadêmica, por conta disso, o resultado de sua fotografia é instintiva. Sua obra foi guiada apenas pela imaginação, possibilitando inúmeras experimentações pessoais.

Através do experimento, ele foi além dos limites da fotografia, aderindo referências de pinturas e apurando seu gosto para o surrealismo. Um exemplo clássico do reflexo de sua mente criativa foi o ensaio “Bubble” para a Harper’s Bazaar em 1963.

Melvin Sokolsky - 1

“Bubble” – Melvin Sokolsky

O ensaio do editorial de primavera da revista foi um dos pontos altos de sua carreia. São imagens que até hoje impressionam por sua complexidade. As fotos basicamente retratam as modelos dentro de estruturas circulares nas agitadas ruas de Paris. A ideia foi colocar literalmente bolhas flutuantes em contato com a realidade da cidade.

Ao conferir o resultado, primeiramente acredita-se que as imagens foram tratadas no photoshop. Entretanto, além da década ainda não possuir esse tipo de ferramenta, as bolhas são reais. Para fotografar, Melvin precisou montar a estrutra das bolhas, pendurá-las em cabos e em um guindaste. Houve uma grande organização e estrutura para tornar as fotos reais, mas o resultado foi excepcional tanto para época, quanto para os dias atuais.

Realmente Sokolsky foi um fotografo que mesmo sem formação conseguiu transmitir suas ideias de maneira criativa e impactante. Suas referências surrealistas deram base a imagens inusitadas que impressionam os olhos do expectador.

Melvin Sokolsky - 2

“Bubble” – Melvin Sokolsky

Esses dois últimos meses, dediquei esse espaço para falar um pouco sobre alguns fotógrafos influentes do século XX. Me animei para fazer esses textos, pois eles são fruto de uma pequena pesquisa para as aulas de fotografia de moda. Como tenho grande interesse nessa área, achei interessante compartilhar um pouco desse conhecimento.

Gostou? Deixe seu comentário e aproveite para rever a obra de outros fotógrafos!