Arte e Cultura

Frida Kahlo: Suas fotos

By  | 

O olhar pessoal de Frida Kahlo

A exposição que já passou por diversas cidades como Lisboa, Tijuana, Curitiba e outros vários locais, chegou a São Paulo e estará em cartaz até o dia 20 de novembro. Esta coleção que mostra fotografias do acervo pessoal de Frida Kahlo está disponível em duas exposições que o MIS traz em parceria com o Espaço Cultural Porto Seguro: Frida Kahlo – Suas Fotos e Frida Kahlo – Suas Fotos | Olhares sobre o México.

Inicialmente, a intenção era propor um espaço único, entretanto, no Brasil, a exposição ganhou uma montagem distinta. Apesar do mesmo conteúdo, o acervo será dividido entre dois espaços, sendo um no próprio MIS e o outro no Espaço Cultural Porto Seguro.

As mostras são complementares, ou seja, é preciso se deslocar de um ambiente para o outro para conferir a exposição como um todo. Para a integração, os visitantes possuem um serviço gratuito de van para se locomover entre os ambientes.

Depois da morte da artista, em 1954, uma coleção de fotografias ficou guardada por 50 anos a pedido de seu marido, Diego Rivera. Todas as memórias eram mantidas na Casa Azul, local onde Frida Kahlo viveu grande parte de sua vida. Apenas em 2007 ocorreu a autorização para a retirada da coleção. Na data foi revelado um conjunto de 6.500 fotografias do acervo da artista.

Obviamente, para a montagem da exposição ocorreu uma seleção de 241 imagens deste acervo. A mostra foi elaborada em seis seções temáticas pertinentes à trajetória de vida da artista. Nessa seleção é possível encontrar imagens da infância, adolescência e vida adulta. Há também imagens de autoria de seu pai e avô materno que eram fotógrafos profissionais.

Segundo o curador da mostra, Pablo Otriz Monasterio, “O acervo reflete de maneira clara os interesses que a pintora teve ao longo da sua tormentosa vida: a família, o seu fascínio por Diego e os seus outros amores, o corpo acidentado e a ciência médica, os amigos e alguns inimigos, a luta política e a arte, os índios e o passado pré-hispânico, tudo isto revestido da grande paixão que teve pelo México e pelos mexicanos”.

Informações

Local: MIS e Espaço Cultural Porto Seguro

Dia: até 20 de novembro

Horários de visitação: terças a sábados, das 12h às 20h, domingos e feriados, das 11h às 19h.

Entrada: R$6 a inteira e R$3 a meia. Válido para ambas exposições. Terça a entrada é gratuita.

Gostou da dica de exposição? Deixe seu comentário!