Arte e Cultura

David Bailey

By  | 

David Bailey: um ícone da fotografia de moda

David Bailey é mais um dos grandes fotógrafos da década de 1960 (na era do op e da pop art) que personificou todo o clima de novidade em Londres. Ele se afirmou logo no início da década pop quando começou sua carreira solo. Antes ele trabalhava como estagiário no estúdio de John French, um fotografo especializado em imagens de moda para jornais.

Sua primeira capa foi para a edição inglesa da Vogue em 1961, revista a qual iniciou uma parceria duradoura. Nesse período ele se estabeleceu como um dos grandes nomes da década por criar retratos icônicos de celebridades como Mick Jagger e os Beatles. Também fotografou momentos históricos da “Swinging London”, fenômeno cultural que ele mesmo ajudou a criar.

David Bailey 1

Vogue UK, 1962

O “Swinging London”, foi o termo utilizado para definir o movimento que lançou uma nova visão da música, do cinema, teatro, artes plásticas e da moda. Foi nessa época que Londres se tornou grande capital da moda, pois tudo que surgia na cidade se espalhava para o resto do mundo.

Bailey estava no meio de tudo isso e não se limitou a publicar somente fotografias de moda, mas também retratos dos protagonistas da Londres pop. Essa atividade se tornou, entre 1964 e 1965, uma coleção de fotografias com o título David Bailey’s Box of Pin-ups. A iniciativa causou escândalo, pois no conjunto de imagens, David Bailey reuniu personalidades socialmente distintas entre si como os irmãos Kray, bandidos da época, e lorde Snowdown, marido da princesa Margaret. Isso refletiu a manifestação indistinta do gosto e das imagens, a ponto de superar os antigos critérios de diferenciação que tinham caracterizado os comportamentos culturais dos quais a moda era um espelho.

David Bailey 2

The Kray Brothers, 1965

Na década seguinte, Bailey dirigiu 3 documentários, fotografou para álbuns de Marianne Faithfull, Rolling Stones e Paul Weller, além de continuar produzindo para as edições americana, italiana e britânica da Vogue. David Bailey com certeza é um dos maiores ícones da fotografia do século XX. Ele imortalizou momentos da história de Londres e da cultura ocidental, e influenciou toda a estética da imagem de moda contemporânea da época.

Gostou? Deixe seu comentário!

  • Juliana Souza

    Nossa q post maravilhoso, bem informativo. Difícil encontrar blogs com conteúdos do tipo, tá de parabéns???

  • Fani Aquino

    Adorei o post, gostei muito de saber sobre David Bailey. Que pessoa top rs
    Amei seu blog, sucesso! Bjs

  • Muito bom, gostei do post, muito completo, sim influenciou e muito a cultura ocidental e a estética da moda contemporânea, parabéns pelo post.
    Beijos

  • Adriane Melo

    Adorei a história de David Bailey.
    Que sensacional ele ter criado retratos de celebridades como Mick Jagger e os Beatles e ainda ter feito essa capa maravilhosa da Vogue. Bjs!

  • Lolla Camelo

    Gabi, seus posts são sensacionais. Amo descobrir um pouco mais sobre pessoas que estão por trás das minhas revistas favoritas! Ainda não conhecia sobre o David Bailey, mas a carreira dele foi incrível!

    Beijos,

    http://www.rodoviadezenove.com.br

  • Minha revista preferida…
    Estava observando o design da capa que simplicidade é incrivel o poder da foto, não foram acrescentadas grandes coisas, mas tudo conversa.
    O post ficou ótimo, e a carreira de David foi incrível alias e promissora, já quem na década de 60 a moda e tudo que envolvia esse mundinho estava em seu ápice!
    Com certeza o trabalho dele ainda inspira muita gente! <3

    Beijos,
    http://www.luhcastt.com

  • Isabela Alves

    Adoreiiii o post, e principalmente o teu blog, que incrível! Confesso que nunca tinha parado pra ver a história de pessoas que ficam nos “por trás” de toda a magia que é exposta nas revistas e mídia. Me interessei muito! Uma carreira maravilhosa e inspiradora! Beijoss

  • Larissa

    É incrível como ele consegue captar a essência das imagens.
    Dificilmente encontramos artistas no mesmo nível hoje em dia :/

  • Luiza Braz

    Olha que bacana, adorei a capa da Vogue.
    Nunca tinha ouvido falar sobre o David Bailey.
    Obrigada por compartilhar com agente.