Comportamento

Como um representante de vendas da Indústria farmacêutica deve se vestir em cada região do país

By  | 

O representante de vendas da indústria farmacêutica é o rosto da empresa fora do escritório. Será ele o responsável por converter o maior número possível de visitas em vendas e aumentar os lucros da corporação para a qual presta serviço.

Nesse sentido, se apegar à máxima que prega a importância da primeira impressão é fundamental para conseguir este objetivo.

Essa conquista inicial passa por uma boa aparência, e aí entra a importância de escolher a melhor roupa para cada região do país onde esteja.

Para ajudar nesta tomada de decisão fundamental para o sucesso de suas vendas, elaboramos um texto com tudo o que você precisa saber para tornar esta escolha mais fácil.

Como se vestir ao atender um cliente do setor farmacêutico

O representante de vendas da indústria farmacêutica, assim como um funcionário que comercialize produtos fabricados por grandes ou pequenas corporações, depende de sua imagem para lucrar.

Por isso, ao escolher a roupa adequada para cada região do país, é preciso considerar também quais ações serão executadas para que esta venda seja concretizada. Veja só..

Apresentações ou palestras

Por exemplo, se o representante de vendas da indústria farmacêutica tiver de realizar uma palestra para apresentar seu produto, o recomendado é que as roupas escolhidas sejam discretas e de cores neutras.

No caso das mulheres, além destas sugestões, é recomendável também se atentar ao tamanho dos acessórios. Peças muito grandes, brilhantes ou chamativas podem desviar a atenção de seu verdadeiro objetivo: o produto que está sendo vendido.

Como um representante de vendas da Indústria farmacêutica deve se vestir em cada região do país - capa

Na hora da apresentação é fundamental que o representante evite sapatos ou calças novas que possam apertar ou machucar, pois o conforto é fundamental para uma boa apresentação e que o cliente tenha uma imagem confiante do profissional.

Visita a clientes

Se no itinerário diário do representante de vendas da indústria farmacêutica constar visitas a clientes, as roupas escolhidas devem estar no mesmo patamar do futuro comprador, para passar a ele a sensação de igualdade.

A tonalidade da roupa deve sempre ser de cor neutra e com tonalidades mais escuras, para não distrair o foco da conversa e passar mais confiança ao interlocutor.

Como um representante de vendas da Indústria farmacêutica deve se vestir em cada região do país 1

Como não errar nas visitas ao cliente

Além de saber fazer a escolha mais adequada para cada tipo de clima regional do país (se por acaso estiver muito calor, evitar roupas que sejam muito abertas. Já para os homens, nada de bermudas ou sandálias de dedo) é importante que o representante de vendas da indústria farmacêutica saiba fazer as escolhas mais assertivas com relação à sua apresentação.

Informalidade

Um exemplo disso é o uso de roupas muito informais. Por ser o rosto da empresa, ele precisa valorizar a apresentação pessoal.

Embora não seja preciso gastar muito e adquirir apenas peças de marcas renomadas, é válido que este profissional escolha peças de qualidade, que transmitam os valores da empresa para a qual ele trabalha.

O visual correto para os homens passa pela escolha de uma calça de corte reto, uma boa camisa e um terno ou blazer de qualidade. O sapato deve ser confortável, social ou mocassim, nas cores marrom ou preta.

Roupas muito justas

Armadilha muito comum a que mulheres que atuam como representante de vendas da indústria farmacêutica estão sujeitas, o uso de roupas muito justas ou decotadas não é recomendável, pois desvia o cliente do objetivo principal.

Como um representante de vendas da Indústria farmacêutica deve se vestir em cada região do país 2

Evite o uso de peças muito justas ou muito largas.

Por outro lado, evite roupas muito largas ou com caimento ruim. Prefira sempre aquelas que se moldem adequadamente a seu corpo, mas não destaquem exageradamente algumas partes dele.

Calças jeans

Embora este tipo de peça não esteja totalmente proibido no guarda-roupa de um representante de vendas da indústria farmacêutica, a recomendação é de que estas peças deem lugar a calças de outros tecidos, como sarja ou social.

Jeans no trabalho

Apesar de render boas combinações, é necessário não se acostumar tanto com a peça.

O jeans passa uma imagem muito informal, o que pode comprometer seu objetivo de mostrar-se como um profissional sério e completamente conhecedor das qualidades dos produtos que está vendendo.

Equilíbrio

Manter o equilíbrio entre as peças escolhidas para compor seu vestuário é o caminho do sucesso para o representante de vendas da indústria farmacêutica.

Vale destacar que a observação das roupas usadas por seus colegas de trabalho e também dos clientes com quem irá se encontrar é fundamental para garantir boas vendas.

No e-book da Consultora Fernanda Fuscaldo você pode ter acesso a mais conteúdos sobre o tema e conferir depoimentos de pessoas que também  tinham diversas duvidas sobre o assunto!

Manter uma boa apresentação é tão importante quanto dominar as características do produto que estiver vendendo, afinal a primeira impressão é a que fica, e primeiras impressões ruins raramente se convertem em vendas.

Gostou? Deixe seu comentário!