Moda

Como se vestir bem no trabalho na área comercial

By  | 

Na área comercial, o relacionamento com o cliente é ponto importante para o sucesso. Por isso, saber como se vestir bem pode contar tantos pontos quanto ter uma boa conversa.

Neste segmento, aliás, a escolha do visual deve estar acompanhada de uma postura que traga a seus clientes uma imagem de confiança, seriedade e, principalmente, competência, afinal o departamento comercial é uma parte importante da empresa.

Avaliação empresarial

Por esse motivo, saber o que vestir é fundamental para causar uma boa impressão em um potencial cliente.

Para ajudar aqueles que não sabem exatamente o que selecionar ao abrir o guarda-roupas pela manhã elaboramos um texto com dicas simples. Saiba mais.

Cuidado com roupas muito informais

Um dos grandes segredos para aprender a como se vestir bem na área comercial é saber dosar trajes formais com peças levemente informais.

Mas vale destacar que não há necessidade de se ter um guarda-roupas com peças de grife ou excessivamente formais. Nada disso!

Questões simples como sempre ter a mão uma boa gravata, algumas calças sociais ou uma camisa com tecido mais fino e bem trabalhado podem causar uma boa impressão em possíveis clientes durante as visitas.

Entretanto, cuidado com exageros. A roupa ideal para aqueles que trabalham na área comercial deve ser capaz de passar aos clientes uma aura de seriedade, porém, sem formalismos demais.

Por isso, cuidado na combinação de calças, camisas, sapatos e gravatas, investido sempre em um visual sóbrio.

Como se vestir bem trabalhando na area comercial

Dosagem entre peças formais e levemente informais.

Evite roupas com decotes ou muito justas

Mulheres que trabalhem na área comercial, ao pensar em como se vestir bem, devem evitar peças muito justas ou decotadas, como saias com fendas muito compridas ou calças muito apertadas.

Este tipo de vestuário desvia a atenção do cliente de seu objetivo final, que é conhecer o produto ou empresa que você está representando.

Evite o uso constante de calças jeans

Embora sejam muito práticas e confortáveis, para os funcionários da área comercial, este tipo de look pode ser alternado com calças mais sociais, pois elas passam exatamente aquela imagem que você gostaria de evitar.

O uso da calça jeans está relacionado à informalidade. Esse sentimento pode prejudicar a aprovação de bons negócios, pois o cliente pode ter dúvidas sobre a veracidade das palavras ditas pelo profissional durante a reunião.

Jeans no trabalho

Apesar de render boas combinações, é necessário não se acostumar tanto com a peça.

Fuja de acessórios muito chamativos

Os itens como brincos, colares ou pulseiras ajudem a compor o visual ou dar até mais satisfação a um look diário, porém, no momento de refletir como se vestir bem é importante que a funcionária escolha acessórios mais discretos.

Fuja, por exemplos, de brincos grandes ou muito brilhantes, colares que possam fazer algum barulho ou até mesmo anéis grandes demais.

Estas peças tendem a desviar a atenção do interlocutor do real objetivo da conversa, que é apresentar sua empresa ou produto para uma possível venda.

Como se vestir bem trabalhando na area comercial 2

Exgerar nos acessórios pode carregar o look e tirar o foco dos clientes.

Prefira peças mais opacas

Escolher peças transparentes está entre os grandes pecados de quem busca maneiras de como se vestir bem na área comercial.

Blusas e outras peças transparentes, aliás, devem ser evitadas a todo custo, a menos que estejam compostas com outras mais escuras e que não chamem a atenção para detalhes do corpo de quem as utiliza.

Aposte em camisas

Consideradas atemporais e sinônimo de elegância, as camisas podem e devem fazer parte do guarda-roupa de todo funcionário do departamento comercial, seja ele homem ou mulher.

Estas peças ajudam o profissional a encontrar um caminho sobre como se vestir bem, pois deixam o visual mais elegante e passam ainda mais profissionalismo, sem que seja preciso muito esforço.

Como se vestir bem na trabalhando na área comercial 1

A camisa social pode ser uma grande aliada nas combinações do dia a dia.

Prefira calças com corte reto

Sociais ou até mesmo jeans (cuidado com o uso excessivo desta última), prefira sempre usar calças de corte reto se você trabalha na área comercial.

Estes modelos se encaixam muito bem no ambiente corporativo, pois evidenciam menos o corpo, principalmente de mulheres.

Escolha brincos pequenos e delicados

Como dissemos em um dos tópicos anteriores, o uso de acessórios ajuda a compor o visual, tornando-o mais requintado. Porém o exagero na escolha tende a comprometer a produção.

Por isso, para não errar na busca de alternativas de como se vestir bem, prefira brincos pequenos e delicados, como aqueles com pedras ou os chamados pontos de luz.

Escolha também colares delicados, sejam eles longos ou curtos, e prefira pulseiras ou anéis simples, que não façam barulho e não atrapalhem na hora da digitação.

Como se vestir bem trabalhando na área comercial

Brincos menores são discretos, mas compõe o look de forma significativa.

Se você ainda tem duvidas e quer saber mais formas de acertar no look diante de uma situação importante, baixe o e-book da Consultora Fernanda Fuscaldo. Além de um conteúdo exclusivo, você também poderá conferir o depoimento de outras pessoas!

Com essas dicas, aprender a como se vestir bem se tornará uma tarefa simples, e permitirá a você se focar apenas em realizar um bom trabalho na área comercial.

Colocando em prática essas sugestões, você com certeza irá passar uma ótima impressão a todos nos congressos e eventos que participará. Gostou? Deixe seu comentário!