Moda

Como se vestir bem em eventos corporativos e confraternizações

By  | 

Eventos corporativos e confraternizações costumam ser ocasiões em que o clima sério da empresa é deixado de lado, abrindo espaço para brincadeiras e maior interação entre os departamentos.

Porém, esta pretensa liberdade abre espaço para que muitos funcionários se esqueçam de que estão no ambiente corporativo e cometam verdadeiras heresias ao escolher o que vestir para participar destas festas.

É comum, por exemplo, ver funcionários trajados como se estivessem em um churrasco de família, e não em eventos corporativos e confraternizações organizados por seu local de trabalho.

Pensando nisso, elaboramos um texto com algumas dicas que podem ajuda-lo a não cair nesta armadilha e saber como se vestir bem em qualquer cerimônia do tipo.

Preste atenção ao dress code da cerimônia

Eventos corporativos e confraternizações de empresas costumam especificar em seus convites qual o “dress code” que os convidados devem trajar – trata-se de um código de vestimenta corporativo. Dentre os estilos mais comuns utilizados nestes eventos estão:

Esporte casual

Mais usados em almoços e exposições. Pede roupas do cotidiano, como calças jeans, sapatos casuais ou vestidos leves, com ou sem estampas.

Como se vestir bem em eventos corporativos e confraternizações

Passeio ou esporte fino

Considerado um meio termo entre o estilo esporte e o social, é mais adequado para almoços, apresentações de produtos ou serviços, eventos corporativos muito comuns.

Como se vestir bem em eventos corporativos e confraternizações 2

Passeio completo ou social

Classificado como o mais formal entre as opções de trajes para cerimônias corporativas, este estilo de vestuário se enquadra em jantares, coquetéis, premiações ou comemorações oficiais.

Como se vestir bem em eventos corporativos e confraternizações 3

Black tie ou rigor

Usado em noites de gala, bailes e grandes premiações, eventos onde o glamour deve falar muito alto.

Como se vestir bem em eventos corporativos e confraternizações 4

Fique atento aos detalhes

Algumas vezes, eventos corporativos e confraternizações organizadas por empresas, sobretudo as de pequeno porte, costumam não deixar muito claro a seus colaboradores qual tipo de roupa estes devem vestir nestas ocasiões.

Tais situações deixam margem para as situações mais constrangedoras possíveis envolvendo colaboradores, como funcionárias que escolhem vestidos “sexies” demais ou colaboradores que escolhem trajes muito informais.

Para não errar na escolha, mesmo que o estilo da festa não esteja claro em convites ou documentos formais, o primeiro passo é perguntar a algum funcionário mais experiente se existe alguma regra sobre o tema.

Caso não haja um dress code nestes eventos corporativos e confraternizações, apele para o bom senso.

Por exemplo: homens devem evitar utilizar estampas entre camisas ou gravatas com desenhos temáticos ou de animações, pois nestas ocasiões podem aparecer possibilidades de networking.

Mesmo fora do clima de trabalho, as roupas dos funcionários de uma empresa devem condizer com sua postura profissional. Por isso, é importante que mulheres evitem trajes transparentes ou excessivamente decotados.

Já os homens, além das camisas ou gravatas muito irreverentes também devem fugir de regatas ou bermudas, mesmo que os eventos corporativos e confraternizações ocorram durante o dia.

Cuidado com os acessórios

Embora eventos corporativos e confraternizações possam passar a falsa impressão de informalidade, é preciso cuidado no uso de acessórios. Evite, por exemplos, peças muito chamativas, com muito brilho ou que faça muito barulho.

Homens, por exemplo, devem fugir de peças com tamanho maior ou menor do que sua medida correta, cintos ou sapatos muito usados ou que não combinem entre si, assim como camisas muito velhas ou que destoem completamente do look escolhido.

Como se vestir bem em eventos corporativos e confraternizações 6

No caso das mulheres, opte sempre por acessórios um pouco mais discretos, como brincos de tamanho médio, colares sem tantos brilhos e pulseiras que não se destaquem mais do que a produção completa.

Já para os homens a preferência é por calças de sarja, camisetas ou camisas, dependendo do estilo da festa, mas que sempre os deixem confortáveis e à vontade para participar de um evento mais casual.

Fique atenta à maquiagem

A escolha da maquiagem é tão importante quanto a seleção da das roupas e acessórios adequados para participar de eventos corporativos e confraternizações.

Para não destoar demais das outras convidadas, escolha cores mais discretas, que harmonizem com a roupa que esteja utilizando, como rosa, vermelhos menos vivos ou tons de pele.

Como se vestir bem em eventos corporativos e confraternizações 5

Escolha também com cuidado o penteado. Opte por produções mais sóbrias, sem muitos brilhos ou produções muito elaboradas, pois estes eventos costumam primar pela discrição.

Se interessou pelo assunto? Quer saber mais e sanar outras duvidas acerca do seu visual? baixe o e-book da Consultora Fernanda Fuscaldo é possível ter acesso a um conteúdo exclusivo, que certamente poderá lhe ajudar e muito na hora de apostar no seu visual de trabalho!

Com estes cuidados, não errar na escolha da roupa ao participar de eventos corporativos e confraternizações se torna muito mais fácil.

Gostou? Deixe seu comentário!