Comportamento

Como escolher as roupas adequadas para entrevistas de emprego

By  | 

Durante a realização de entrevistas de emprego o candidato deve conquistar o entrevistador por seu conhecimento sobre o posto para o qual está se candidatando.

Mostrar que entende a empresa e possui as qualificações necessárias para preencher aquela vaga é importante. Mas é fundamental também investir na aparência.

O vestuário é um dos critérios de avaliação na hora do primeiro contato entre recrutador e candidato. Por isso, acertar na escolha pode facilitar sua aprovação durante o processo seletivo.

Para ajudar aqueles que ainda estão indecisos sobre que roupas usar durante a entrevista, elaboramos um texto com algumas dicas que podem ajudar na hora da escolha.

Mantenha o foco na entrevista, e não em sua roupa

Durante as entrevistas de emprego é natural que os candidatos, principalmente os mais inexperientes, queiram chamar a atenção do recrutador para seu perfil e, assim, conseguir a vaga que estão disputando com os demais.

Entretanto, para ser aprovado durante a entrevista, o recrutador deve se lembrar de você por suas competências, e não pelo vestuário escolhido para aquele momento.

Como escolher as roupas adequadas para entrevistas de emprego 12

Por isso, para não desviar o foco de suas capacidades, evite roupas em cores fortes, muito decotadas, excesso de acessórios, roupas muito curtas, sapatos muito altos ou excesso de maquiagem.

Por outro lado, invista em peças de cores escuras ou neutras, roupas com modelagem clássica (ternos, blazers ou calças sociais são ótimas pedidas), use sapatos de cores escuras, sem saltos (ou salto médio) e opte por uma maquiagem leve.

Escolha sua roupa de acordo com a vaga para a qual está se candidatando

Ao comparecer a entrevistas de emprego, escolha a roupa que melhor se adeque ao cargo para o qual está se candidatando. Para isso, converse com pessoas que trabalham ali e tente adequar seu vestuário ao destas pessoas.

Por exemplo, se a empresa possuir um estilo mais formal, opte por ternos com gravata, camisa e calça social, blusa com saia de comprimento médio ou vestidos também com comprimento médio.

Como se vestir bem em eventos corporativos e confraternizações 4

Agora, se o local onde pretende trabalhar tiver um estilo mais informal, use calças jeans, camisa social ou polo, blusas de cores ou estampas leves e vestidos de comprimento leve (até o joelho).

Use uma roupa capaz de vender sua imagem

As entrevistas de emprego são o momento ideal para o que o candidato “venda” sua imagem e convença o recrutador de que ele é a escolha certa para aquela vaga.

Como escolher as roupas adequadas para entrevistas de emprego 15

Por isso, escolha roupas que reforcem essas características, transmitam confiança, conhecimento e segurança e mostrem ao recrutador que você deve ser selecionado.

Fuja da informalidade

Embora não seja preciso, em diversas companhias, comparecer às entrevistas de emprego trajado como se fosse um executivo de uma multinacional, durante o processo seletivo o candidato deve deixar a informalidade de lado.

Como escolher as roupas adequadas para entrevistas de emprego 13

No caso dos homens, por exemplo, evite o uso de camisetas do tipo T-shirt e tênis, enquanto para mulheres é importante ficar atenta ao tamanho do decote e o comprimento de saias ou vestidos.

Cuidado com os exageros

Se fugir da informalidade é importante para não errar durante as entrevistas de emprego, exagerar na formalidade também pode passar a impressão errada para o recrutador.

maxi tudo 2 copy_r1_c1

Evite, por exemplo, utilizar roupas muito formais em um ambiente descontraído ou carregar nos acessórios. Neste caso, o recrutador pode acreditar que seu objetivo é ser selecionada por sua aparência, e não suas capacidades como profissional.

Use pouca maquiagem

Ao compor o visual que usará em entrevistas de emprego é importante que as mulheres fiquem atentas ao tipo e quantidade de maquiagem que aplicam.

Por que não usar maquiagem é estranho? - capa

Passar um pouco de maquiagem é importante para dar um visual mais saudável e alegre, porém produtos muito coloridos, como sombras ou batons, podem passar uma impressão de superficialidade.

Mantenha sempre o alto astral

Escolher a roupa correta, acertar nos acessórios e escolher a maquiagem correta é importante durante as entrevistas de emprego, porém manter o bom humor é fundamental para que o entrevistador tenha uma boa impressão.

Para muitos recrutadores, aliás, o perfil de um profissional competente e bem sucedido passa por uma pessoa alegre e entusiasmada.

Se você está com o objetivo de dar um upgrade na sua imagem, mas ainda está com diversas duvidas, baixe o e-book da Consultora Fernanda Fuscaldo será possível não somente aprender a escolher o look certo como também elevar a sua autoestima e se sentir muito mais elegante.

Além disso, ao selecionar a roupa certa, o candidato se sente mais seguro e pronto para destacar suas competências, provando ser a melhor opção para a vaga que esteja disputando.

Gostou? Deixe seu comentário!