Faculdade

Colagens do Sketchbook

By  | 

O que tanto me agrada nas colagens do sketchbook

Uma das primeiras atividades que tive na faculdade nas aulas de linguagem visual foram as colagens. Além do desenho, somos estimulados a desenvolver nosso lado criativo com os recortes para entender como juntar imagens distintas em um único plano. Inicialmente estranhei o exercício, pois parecia algo um pouco infantil. Entretanto, ao começar os recortes percebi que estava completamente errada e descobri como gostava de fazer as colagens do sketchbook.

Logo no primeiro semestre já me interessava mais nas colagens do que nos desenhos. Acredito que tentar criar uma imagem em cima de algo pronto, pode ser muito mais complicado do que desenhar uma informação criada na nossa mente. Deve ser por isso que acho tão incrível quem sabe fazer boas colagens.

A importância do Sketchbook 2

Foto: Moda de Departamento

No geral, percebo que algumas pessoas, até eu, se perdem na hora de juntar as informações. Combinar as cores, as formas e saber o que realmente é interessante recortar requer paciência. Muitas vezes passo um dia inteiro só folheando as revistas, recortando e juntando as imagens em uma base para saber se consigo fazer uma colagem interessante. É uma atividade que pode exigir mais tempo do que o próprio desenho, mas que possui um resultado incrível.

As vezes penso que me apeguei tanto a essa “técnica”, pois não me garanto com o desenho. Sim, faço design, mas não sei desenhar maravilhosamente bem. No entanto, em outros momentos acredito que isso possa ser um estilo pessoal de criar imagens. Na verdade não sei, pois agora no terceiro semestre estou percebendo que desenhar não é um bicho de sete cabeças.

A importância do Sketchbook 1

Foto: Moda de Departamento

Ultimamente estou parada com as colagens do sketchbook. Está faltando tempo e referência, pois nas minhas revistas praticamente não há mais nada interessante. Em compensação, como estou tendo ilustração de moda, estou fazendo inúmeros desenhos aleatórios, mas pretendo voltar com as colagens para tampar as manchas de caneta e tinta de algumas páginas do sketch.

Coma fazer colagens no sketch

O processo da colagem é bem simples. É preciso passar horas olhando as revistas e selecionando imagens que conversem entre si. No geral pego as de cores, formas e essências semelhantes. Sempre seleciono imagens de revistas ou de livros, pois a qualidade de cor são bem melhores. Quando utilizamos imagens impressas, a colagem não possui a mesma beleza e impacto, por isso, para ter um bom resultado é aconselhado usar apenas imagens de revistas, livros ou até catálogos.

Colagens do sketchbook 3

Foto: Moda de Departamento

Outra questão que ajuda muito na execução é a pré-montagem. Antes de sair colando tudo, é interessante organizar as imagens em cima de sua base e brincar com elas até encontrar um resultado que te agrade. É aquele velho exercício de tentativa e erro até descobrir a melhor composição. Após decidir, é interessante tirar uma foto dela antes de começar a colagem. Muitas vezes esquecemos como dispomos as imagens, com a ajuda da foto, é possível colar tudo do jeito que havíamos imaginado.

Gostou de saber das minhas experiências com as colagens do meu sketchbook? Deixe seu comentário!