Viagem

Intercâmbio: Aulas de Moda 1

By  | 

Como foi o dia

Foi em uma quarta-feira a minha primeira aula de moda. O curso ocorria duas vezes por semana no horário da tarde. Diferente do curso de inglês, não haviam aulas todos os dias e a faculdade era outra. Enquanto o Language Center ficava na UAL de Holborn, o curso de Tendências e Design ocorria no London College of Fashion, uma das faculdades da UAL. A estação mais próxima era Bethnal Green, mas ainda era necessário pegar um ônibus para chegar ao local.

Como era a primeira semana de aula para o pessoal que estava junto comigo, uma das funcionárias do Language Center marcou, após o almoço, de nos levar até o local do curso para aprendermos o caminho. Nos encontramos com ela e fomos. A faculdade ficava em um bairro um pouco afastado da loucura do centro e já que era mais reservado, foi possível perceber particularidades, era um pouco mais Londres.

Falo isso, pois quando estamos no centro das grandes cidades, percebemos o impacto da globalização. Em questões comportamentais, por exemplo, não haviam muitas diferenças, pois todos andavam rápido a caminho do trabalho, uns lendo livros, outros escutando músicas e vários mexendo no celular. Ou seja, as peculiaridades da cultura são deixadas de lado no cotidiano, transparecendo apenas o padrão criado pelo mundo globalizado que faz todos os centros urbanos do planeta possuírem características semelhantes. Entretanto, vamos voltar às características do bairro.

London College of Fashion- aulas

O bairro e as aulas

O bairro da faculdade era simples. Havia mercadinhos, pequenas lanchonetes e restaurantes e várias casinhas. O ônibus levava dez minutos para chegar próximo a faculdade. Ao chegar, foi fácil identificar as diferenças entre o centro e o bairro. O edifício no centro era um prédio com cinco andares, já a faculdade no bairro tinha apenas três andares, sendo possível subir apenas pelas laterais. Tinha uma pegada bem industrial, aliás, era onde os designers colocavam a mão na massa desenhando e costurando.

Entramos na faculdade e fomos para a sala indicada. A professora ainda não havia chegado, portanto, ficamos conversando e olhando os computadores e máquinas de costura a nossa volta. Fiquei um pouco assustada, pois não sabia desenhar, muito menos costurar. Passaram-se alguns minutos e a professora entrou na sala, ela foi atenciosa e desejou saber um pouco sobre cada aluno. Fizemos uma pequena apresentação falando nosso nome, país de origem e o que estavámos fazendo em Londres. Após a pequena apresentação, ela contou um pouco sobre sua vida e introduziu a aula falando sobre o mercado da moda. Depois ela explicou como é feito todo o processo de criação de tendências e o design, basicamente o que iríamos fazer.

A primeira aula foi bem expositiva, não colocamos nada em prática, entretanto, isso não foi um problema, pois adoro estudar a parte teórica. Após a aula, conheci mais alunos, inclusive uma brasileira chamada Juliana. Ficamos a viagem inteira juntas. Conheci mais pessoas da China, Itália, Espanha e Korea do Sul. A diversidade era grande, entretanto, a massa era de asiáticos recém formados na faculdade. Muitos eram mais velhos, eu era a mais nova da turma, tanto de inglês quanto de moda. Isso não foi um problema, pois, por serem mais velhos, tinham visões diferentes.

Conversamos um pouco, trocamos contatos para marcar passeios e fomos em direção ao ponto de ônibus, pois já estava anoitecendo e não tinha muito o que fazer. Voltei para casa feliz, pois estava fascinada com tudo que a professora havia dito sobre o universo fashion e fiquei empolgada com toda a estrutura que a faculdade oferecia para criar tudo o que desejasse. Enfim, o dia foi de estudos, mas nem por isso um dia perdido, afinal, faltava muito tempo até a volta para o Brasil.

London College of Fashion UAL- aulas

Gostou de saber um pouco sobre a primeira aula de moda? Então deixe seu comentário!