Faculdade

6 fatos sobre a faculdade de moda

By  | 

Faculdade de moda: expectativa X realidade

Apesar do curso de moda estar sofrendo uma significativa popularização no Brasil, ainda existem muitas dúvidas, ilusões e mitos sobre a faculdade de moda no geral. Diferente dos EUA e de países da Europa como Inglaterra, França e Itália, a cultura da moda ainda não é tão forte. Logo, os cursos de gradução disponíveis não apresentam tantas opções.

Atualmente contamos com os cursos de Design de Moda e Negócios da Moda, enquanto na Inglaterra, por exemplo, existe até a graduação em Jornalismo de Moda. Por conta desse cenário um tanto limitado e incerto, decidi fazer uma lista com seis fatos sobre a faculdade de moda, no caso Design de Moda, para clarear um pouco a mente daqueles que desejam fazer o curso, mas não fazem ideia de como ele funciona.

É preciso estudar muito

Apesar da maioria das aulas serem práticas, desde o primeiro semestre, contamos também com matérias teóricas que tomam tempo. Além disso, todo semestre, pelo menos no meu curso, precisamos desenvolver um projeto que requer base teórica, ou seja, é preciso estudar para fazer os trabalhos e desenvolver o produto que será apresentado ao final do semestre.

Os looks mais adequados para entrevistas de emprego 2

Gastos, fora a mensalidade, existem

Como é preciso desenvolver projetos e entregar trabalhos, é comum ter gastos com material de costura e desenho. Além de tecidos, itens para a construção de painéis, impressões em gráficas e várias outras coisas que vão surgindo ao decorrer do semestre.

São inúmeros trabalhos em grupo

Se você acha que na faculdade vai ser possível fazer tudo sozinh@, já comece a desconstruir essa ideia, ainda mais se deseja fazer moda. Como os projetos incluem desenvolver produtos e apresentá-los em formato de coleção, é praticamente impossível fazer tudo sem ajuda. Por conta disso, a maioria dos trabalhos costumam ser feitos em grupos grandes para possibilitar a divisão de tarefas.

Você vai costurar e desenhar muito

Sabendo ou não desenhar e costurar é preciso dedicação para entregar todos os trabalhos. A maioria dos professores de desenho passam atividades semanalmente e quando há aulas de costura também é preciso entregar amostras, por exemplo. Você vai passar praticamente o semestre todo desenhando e precisará entregar tudo ao final do período.

O que esperar de uma faculdade de moda

A maioria das provas são práticas

São poucas as matérias teóricas e, por isso, o número de provas é menor. Em compensação, como precisa-se de uma nota final,  a maioria dos professores passam atividades ou trabalhos práticos que devem ser entregues em um determinado dia. Apenas as matérias como História da Arte e do Design e História da Moda realmente possuem uma prova escrita. Nesse semestre fotografia da moda também vai ter, se não me engano.

É completamente diferente de tudo que você já viu

Como na escola não somos incentivados a ir além dos segmentos comuns (exatas, biológicas e humanas), iniciar o curso de Design de Moda é um choque muito interessante. As aulas aguçam nossa criatividade e apuram habilidades antes desconhecidas. Além disso, tudo que aprendemos em um dia, colocamos em prática no outro, é um aprendizado constante que abre a mente para adquirirmos senso crítico e estético. Com certeza é uma das melhores experiências para quem deseja seguir carreira no mundo da moda.

Ps: É importante lembrar que essa é a minha experiência com o curso da universidade Anhembi Morumbi. Como não tenho conhecimento da grade dos outros cursos, não posso generalizar, mesmo assim deixo aqui um pouco da minha opinião sobre o lugar que estou estudando.

Gostou? Deixe seu comentário!