Moda

18 dicas para comprar roupas em lojas de departamento como uma expert

By  | 

Comprar roupas em lojas de departamento pode significar não apenas economia, mas a possibilidade de encontrar tudo o que você precisa em um único lugar.

Por reunir diversos produtos, é possível saciar todas as necessidades em apenas uma visita, poupando tempo e, principalmente dinheiro. Mas você sabe realmente como aproveitar todo o potencial destes lugares?

Se você reconhece a vantagem de comprar roupas nestes locais, mas não sabe como aproveitar todo o seu potencial, elaboramos um texto com 18 dicas que podem tornar esta tarefa muito mais simples.

Dica 1: Analise seu guarda-roupa com olhos de consumidor

As lojas de departamento possuem roupas de todos os tipos, tamanhos e para todos os gostos, um pouco parecido com o que existe em seu guarda-roupa, não é mesmo?

18 dicas para comprar roupas em lojas de departamento como uma expert 1

Mas, se fizer uma análise fria de tudo o que está em seu armário, o que ainda compraria? As roupas que estão ali ainda fazem seu estilo? Enxergar seu armário com olhos de consumidor e se perguntar do que realmente precisa ajuda a gastar apenas com o que for útil.

Dica 2: Descubra os setores onde está aquilo de que realmente precisa

Lojas de departamento, como o próprio nome diz, possuem inúmeros departamentos, posicionados estrategicamente para fazer com que o consumidor leve aquilo que não precisa.

18 dicas para comprar roupas em lojas de departamento como uma expert 2

Por isso, antes de sair gastando dinheiro com roupas que não usará, procure os setores onde estão as mercadorias de que realmente precisa e que iria comprar inicialmente.

Uma forma de se situar rapidamente é compreender os estilos de roupas disponíveis, e qual delas se identifica com seu estilo, assim a compra será mais rápida.

Dica 3: Vá às compras com calma

A pressa é inimiga da perfeição, já dizia o famoso dito popular. Para evitar esquecer algo importante ou comprar aquilo que não precisa, vá as compras em lojas deste tipo com muita paciência e, principalmente, tempo.

18 dicas para comprar roupas em lojas de departamento como uma expert 3

Olhe todas as araras possíveis, verifique a qualidade das roupas, analise e, só então, decida se deve levar estas peças ou não.

Dica 4: Nunca fuja do provador

Lojas de departamento costumam ter filas em todos os lugares, principalmente nos provadores. Embora a tentação de levar uma peça seja grande (principalmente para economizar tempo), a recomendação dos experts em compras nestes locais é nunca fugir do provador.

18 dicas para comprar roupas em lojas de departamento como uma expert 4

Experimentar uma roupa antes de compra-la é importante para garantir que a peça terá um bom caimento, que ela não tem defeitos de fabricação ou que é exatamente aquilo que você imagina.

Dica 5: Use roupas e calçados confortáveis

Ir às compras usando calçados e roupas confortáveis e fáceis de tirar torna a tarefa de experimentar novas roupas nestas lojas muito mais simples e mais rápida.

18 dicas para comprar roupas em lojas de departamento como uma expert 5

Dica 6: Compre apenas aquilo que vai usar hoje

Quando entramos em uma loja de departamentos é comum nos depararmos com roupas que não fazem parte de nosso estilo atual, mas que tem tanto apelo que terminam nos convencendo, mesmo que indiretamente, de que são necessárias.

18 dicas para comprar roupas em lojas de departamento como uma expert 6

Para fugir desta tentação, vá às compras disposto a comprar apenas aquilo que irá utilizar agora, e não daqui a alguns anos.

Dica 7: Faça listas antes de ir às compras

Uma dica para evitar comprar por impulso é fazer duas listas. Em uma, deve ser colocado aquilo que é realmente necessário, e em outra o que apenas desejamos.

18 dicas para comprar roupas em lojas de departamento como uma expert 7

Desta forma, você poderá adquirir agora o necessário e adiar o que deseja por “tempo indeterminado”.

Dica 8: Seja realista com aquilo que deseja

Saber o que realmente queremos ao ir às compras em uma loja de departamentos é importante, mas manter os pés no chão e garantir que suas expectativas não serão frustradas ao “sonhar demais” é fundamental.

Se a peça que tanto deseja não está em nenhuma das lojas que visitou, aceite as opções que encontra ou cogite a possibilidade de pagar para que alguém a costure.

Dica 9: Escolha peças que se adequem a outras que você já possui

Se aquela peça que você adorou em uma loja só fizer sentido com outra peça que deve ser comprada, repense suas compras. Para evitar compras por impulso escolha apenas aquelas que possam ser utilizadas com o que você já tem no armário.

Peças básicas para se vestir bem em qualquer ocasião 4

Dica 10: Compreenda a numeração das lojas

Entender a numeração da etiqueta presente nas roupas comercializada em lojas de departamento não deve ser o único critério a ser considerado na hora da escolha da roupa.

18 dicas para comprar roupas em lojas de departamento como uma expert 9

Para não errar, experimente a peça e veja seu caimento, pois em diferentes lojas este número pode mudar, tanto para mais quanto para menos.

Dica 11: Considere possíveis ajustes ao calcular o preço de uma roupa

Peças vendidas em grandes varejistas costumeiramente precisam de ajustes. Por isso, antes de comprar, coloque este preço na conta. Se possível, escolha lojas que ofereçam este serviço de graça.

18 dicas para comprar roupas em lojas de departamento como uma expert 10

Dica 12: Pense se a roupa vale o preço que custa

Estipular a relação entre o preço de uma peça e quantas vezes ela será usada por você ajuda não apenas a decidir se a compra vale a pena, como também a economizar, pois peças que enjoam mais rápido podem ser compradas por preços mais baixos.

18 dicas para comprar roupas em lojas de departamento como uma expert 11

Dica 13: Peça sempre roupas em seu número

Ao comprar roupas em lojas de departamentos peça sempre ao vendedor por produtos em sua numeração, principalmente se o produto que busca não estiver à vista.

18 dicas para comprar roupas em lojas de departamento como uma expert 12

Dica 14: Aproveite as liquidações

As liquidações realizadas por lojas de departamentos em determinados períodos do ano são excelentes alternativas não apenas para economizar, mas também para que você reflita se deve ou não comprar aquela roupa que tanto deseja.

18 dicas para comprar roupas em lojas de departamento como uma expert 13jpg

Dica 15: Analise a qualidade da roupa

Tão importante quanto pagar barato por uma peça é garantir que ela terá qualidade suficiente para sobreviver intacta a algumas lavagens. Para se certificar disso, vire a roupa do avesso e veja se não tem defeitos de fabricação ou tecidos remendados.

18 dicas para comprar roupas em lojas de departamento como uma expert 14

Dica 16: Visite outros setores

Lojas de departamentos costumam ter boas opções em roupas em outros setores, como o infantil. Por isso, antes de decidir que o estabelecimento não tem o que você procura, faça uma visita a estes locais.

Como se vestir bem em eventos corporativos e confraternizações 5

Dica 17: Evite parcelamentos

As promoções em grandes varejistas costumam encher os olhos, mas esvaziar os bolsos. Para não levar mais do que consegue pagar, e terminar endividado, compre apenas aquilo que pode pagar à vista, evitando parcelamentos.

18 dicas para comprar roupas em lojas de departamento como uma expert 15

Dica 18: Fique de olho em novos itens

Conversar com vendedores para saber quando itens de novas coleções são colocados à venda em lojas de departamentos pode ajudar na escolha daquela peça que você estava de olho há muito tempo.

Peças básicas para se vestir bem em qualquer ocasião 2

Outra opção e, baixe o e-book da Consultora Fernanda Fuscaldo, que fornece dicas e truques valiosas para transformar seus looks em receitas de bem estar e sucesso!

Com todas estas dicas, acertar na hora da compra nestes lugares será ainda mais fácil.

Gostou? Deixe seu comentário!